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Marque a opção que NÃO faz parte das alterações no desenvolvimento da linguagem.
De acordo com as patologias fonoaudiológicas, relacione a coluna B pela coluna A.
COLUNA A
I. Afasia.
II. Disfagia.
III. Presbiacusia.
IV. Disartria.
V. Apraxia.
VI. Disfemia.
COLUNA B
( ) É um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem.
( ) Diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento.
( ) É a mais comum desordem da fluência da fala.
( ) Alteração no ato de engolir alimentos ou saliva.
( ) É uma desordem neurológica com perda para realização de movimentos.
( ) É um distúrbio neurológico com dificuldade em articular palavras
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
Sobre o sistema estomatognático, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Suas funções são sucção, deglutição, fonação e respiração
( ) As estruturas não são interligadas, ou seja, a desordem em uma estrutura não apresentará desorganização ou desequilíbrio.
( ) É uma região anátomo funcional que engloba estruturas da cabeça, face e pescoço.
( ) As estruturas que compreendem esse sistema são: estruturas ósseas, dentárias, musculares, glandulares, nervosas e articulares. Envolvidas com a função da cavidade oral.
( ) A principal função é fonação.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O tratamento fonoaudiológico do paciente afásico deve ser iniciado
A perda auditiva pode causar riscos de diferentes formas na relação da criança com sua família e/ou a sociedade. Sobre essa relação, marque a afirmativa CORRETA. A(o)
M.A.S., 09 anos de idade, é deficiente auditivo do tipo neurossensorial severo nas duas orelhas e faz uso de prótese auditiva bilateralmente desde os 05 anos. Compareceu ao hospital, acompanhado da mãe, embora se comunique através da fala. São apenas palavras soltas, e ainda com trocas de fonemas e grande dificuldade na formação de frases. Na escola, também apresenta dificuldades na associação fonema/grafema, separação e junção de sílabas e, ainda, na aprendizagem da leitura e escrita.
De acordo com o caso, as habilidades auditivas alteradas são
Prender a ponta da língua no assoalho bucal e elevar o dorso pressionando o assoalho com ritmo é um exercício especifico para instalação do fonema
Sabe-se que a deficiência auditiva ocasiona problemas de comunicação e o grau de comprometimento também está relacionado se a perda auditiva foi pré-lingual ou pós-lingual. Com relação às características da fala do surdo, analise as afirmativas a seguir
I. Bebês com perda auditiva balbuciam e/ou vocalizam até 5 meses.
II. Os fonemas /p/, /b/, /m/, /f/, /v/ são mais fáceis de serem produzidos, pois são mais visíveis.
III. Observa-se a presença de prolongamento de segmentos fônicos (vogais).
IV. Os fonemas /s/, /z/, /x/, /j/, são mais difíceis de serem produzidos quando a perda auditiva é maior nos graves.
V. Os fonemas adquiridos mais tardiamente e com dificuldades são /k/, /g/ e /r/.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
Criança que utiliza como única possibilidade comunicativa a repetição sistemática da última palavra emitida pelo interlocutor, é uma forma de expressão denominada
De acordo com a avaliação fonoaudiológica na área da voz, marque a opção CORRETA.
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