Questões sobre Geral

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João tem 9 anos e cursa o 3º ano do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observa-se alterações como CAZA (casa); CAVIFETE (canivete) e COMETO (comendo). Estes exemplos são indícios de alteração:

  • A. Gráfica, do tipo supressão de elementos, sugerindo encaminhamento para avaliação audiológica e de processamento auditivo.
  • B. Ortográfica, do tipo processamento semântico, sugerindo encaminhamento para avaliação visual.
  • C. Ortográfica, do tipo processamento fonológico sugerindo encaminhamento para avaliação audiológica e de processamento auditivo.
  • D. Semântica, do tipo omissão, sugerindo encaminhamento para avaliação visual.

Antônio tem 9 anos e frequenta o 3º ano em uma escola regular. Sua leitura é lenta, sem respeito à pontuação e com falhas de compreensão. Sua audição é normal e as avaliações multiprofissionais com médicos e psicólogos evidenciaram ausência de enfermidades neurológicas, otológicas e de alteração intelectual. A intervenção fonoaudiológica, planejada para Antonio, tem como objetivo geral.

  • A. O treinamento auditivo para as palavras com desvios ortográficos.
  • B. A leitura e compreensão de textos com diferentes características e aplicações.
  • C. O aumento da velocidade de percepção visual dos grafemas.
  • D. O desenvolvimento de memória de trabalho.

Segundo Vygotsky, a linguagem apresenta duas funções durante o desenvolvimento: a inter-psíquica e a intra-psíquica. Elas estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes aspectos:

  • A. Social e cognitivo.
  • B. Comunicativo e social.
  • C. Cognitivo e interacional.
  • D. Interacional e comunicativo.

Entre os músculos da mastigação, aquele que é responsável pela depressão ou abaixamento da mandíbula

  • A. Masseter.
  • B. Temporal.
  • C. Pterigóideo lateral.
  • D. Pterigoideo medial.

Marque a afirmativa CORRETA relacionada aos conceitos de Distúrbio específico de linguagem (DEL), de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e suas manifestações clínicas.

  • A. O conceito ou noção de espectro autístico envolve uma gama de distúrbios neurodesenvolvimentais e possibilita a identificação de graus diferenciados de comprometimentos em indivíduos diferentes.
  • B. A criança com DEL não apresenta alterações fonológicas significativas, sendo as principais alterações se referem aos aspectos semânticos e pragmáticos.
  • C. Autismo de alto funcionamento é uma nomenclatura alternativa para a distinção entre autismo e transtorno de Asperger.
  • D. Os distúrbios específicos de linguagem são alterações persistentes que decorrem de dificuldades da linguagem propriamente dita.

As disfluências gagas se caracterizam por:

  • A. Hesitações e interjeições.
  • B. Ausência de mímica facial.
  • C. Tipos mais severos de disfluência.
  • D. Disfluências são acompanhadas de tensão.

O registro da mobilidade do sistema tímpano ossicular, quando submetido a variações de pressão, será diferente, conforme a própria mobilidade. Essa descrição corresponde ao tipo de curva

  • A.

    D, caracterizada por pico de máxima admitância, deslocado para pressão negativa, compatível com disfunção da tuba auditiva.

  • B.

    As, caracterizada por um pico de mínima admitância à alta pressão, mas com amplitude aumentada. Curva presente em condições de aumento na flacidez do sistema.

  • C.

    Ad, curva fechada, presente em condições de aumento da complacência. É compatível com rigidez da cadeia ossicular.

  • D.

    B, curva plana, caracterizada por ausência de pico de máxima admitância, encontrada em casos de presença de líquido no espaço da orelha média.

  • E.

    C, curva com duplo pico de máxima admitância.

A observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos parte do princípio de que um estímulo sonoro produz uma mudança detectável de comportamento na criança. Assinale a opção correta quanto a esse assunto.

  • A.

    Localização lateral ao som é considerada quando a criança busca a direção da fonte sonora, olhando ao redor, sem, entretanto localizá-lo corretamente.

  • B.

    A pesquisa do nível de detecção de voz em cabine acústica é recomendada a partir dos 3 meses. A criança é colocada sentada no colo da mãe entre dois alto-falantes a 50 cm do seu pavilhão auricular.

  • C.

    Atenção ao som é considerada quando a criança volta a cabeça ou o olhar imediatamente em direção a fonte sonora.

  • D.

    Os estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (agogô), acionados durante 2 segundos, não desencadeiam resposta reflexa (reflexo cócleo-palpebral) em crianças de até 3 meses.

  • E.

    Reação de sobressalto (startle) é uma reação corporal global que pode aparecer como reação de moro (completo ou incompleto) ou como um estremecimento corporal com movimentação súbita de membros a estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (black-black e agogô), com duração de 2 segundos.

Os programas de prevenção de perdas auditivas (PPPA) referem-se a um conjunto de ações para minimizar e gerenciar riscos ambientais a audição, evitando o desencadeamento (instalação) e/ou agravamento (evolução) das perdas auditivas relacionadas ao trabalho. A respeito da inclusão de medidas para atingir as metas de um PPPA, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos PPPAs, o uso do protetor auditivo só será obrigatório dependendo das características fisiológicas e anatômicas do indivíduo e não da quantidade de ruído ambiental.

  • B.

    Não cabe ao PPPA utilizar medidas coletivas de controle de ruído, deixando esta etapa com a parte administrativa ou engenharia da empresa.

  • C.

    Limite de tolerância é o valor que não pode ser ultrapassado, por nenhum período de tempo, sem proteção auditiva adequada.

  • D.

    Limite máximo é o nível de pressão sonora acima do qual pode haver desenvolvimento de perdas auditivas para orelhas não protegidas quando expostas a 8 horas diárias.

  • E.

    O PPPA deve incluir monitoramento do ruído, uso de proteção auditiva, treinamento e educação dos trabalhadores, monitoramento audiométrico e avaliação da sua efetividade. As ações de vigilância sanitária e epidemiológica devem ser simultâneas e correlacionadas para que alcancem os objetivos da prevenção e controle das perdas auditivas.

A recomendação dos diversos comitês científicos sobre audição na criança é de que o diagnóstico aconteça entre o terceiro e o quarto mês de vida do bebê. Assinale a opção correta com relação a esse assunto.

  • A.

    É possível determinar o status auditivo de uma criança com base nos múltiplos procedimentos de testes eletrofisiológicos.

  • B.

    O diagnóstico audiológico preciso é fundamental para indicação do aparelho de amplificação sonora ou do implante coclear para crianças entre seis e 24 meses, considerando que o quanto antes a estimulação auditiva e o acesso à língua oral forem estabelecidos, mais rápido se estabelece a interação verbal da criança.

  • C.

    Através das emissões otoacústicas já é possível determinar com segurança o grau, o tipo e a configuração da perda auditiva.

  • D.

    Procedimentos como: potencial evocado auditivo e emissões otoacústicas são os exames de diagnósticos mais eficazes, por não sofrerem influência de alterações da função da orelha média.

  • E.

    Bebês que apresentem algum indicador de risco para perda auditiva progressiva ou tardia devem ser acompanhados com triagem auditiva anual.

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