Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
João tem 9 anos e cursa o 3º ano do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observa-se alterações como CAZA (casa); CAVIFETE (canivete) e COMETO (comendo). Estes exemplos são indícios de alteração:
Antônio tem 9 anos e frequenta o 3º ano em uma escola regular. Sua leitura é lenta, sem respeito à pontuação e com falhas de compreensão. Sua audição é normal e as avaliações multiprofissionais com médicos e psicólogos evidenciaram ausência de enfermidades neurológicas, otológicas e de alteração intelectual. A intervenção fonoaudiológica, planejada para Antonio, tem como objetivo geral.
Segundo Vygotsky, a linguagem apresenta duas funções durante o desenvolvimento: a inter-psíquica e a intra-psíquica. Elas estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes aspectos:
Entre os músculos da mastigação, aquele que é responsável pela depressão ou abaixamento da mandíbula
Marque a afirmativa CORRETA relacionada aos conceitos de Distúrbio específico de linguagem (DEL), de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e suas manifestações clínicas.
As disfluências gagas se caracterizam por:
O registro da mobilidade do sistema tímpano ossicular, quando submetido a variações de pressão, será diferente, conforme a própria mobilidade. Essa descrição corresponde ao tipo de curva
D, caracterizada por pico de máxima admitância, deslocado para pressão negativa, compatível com disfunção da tuba auditiva.
As, caracterizada por um pico de mínima admitância à alta pressão, mas com amplitude aumentada. Curva presente em condições de aumento na flacidez do sistema.
Ad, curva fechada, presente em condições de aumento da complacência. É compatível com rigidez da cadeia ossicular.
B, curva plana, caracterizada por ausência de pico de máxima admitância, encontrada em casos de presença de líquido no espaço da orelha média.
C, curva com duplo pico de máxima admitância.
A observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos parte do princípio de que um estímulo sonoro produz uma mudança detectável de comportamento na criança. Assinale a opção correta quanto a esse assunto.
Localização lateral ao som é considerada quando a criança busca a direção da fonte sonora, olhando ao redor, sem, entretanto localizá-lo corretamente.
A pesquisa do nível de detecção de voz em cabine acústica é recomendada a partir dos 3 meses. A criança é colocada sentada no colo da mãe entre dois alto-falantes a 50 cm do seu pavilhão auricular.
Atenção ao som é considerada quando a criança volta a cabeça ou o olhar imediatamente em direção a fonte sonora.
Os estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (agogô), acionados durante 2 segundos, não desencadeiam resposta reflexa (reflexo cócleo-palpebral) em crianças de até 3 meses.
Reação de sobressalto (startle) é uma reação corporal global que pode aparecer como reação de moro (completo ou incompleto) ou como um estremecimento corporal com movimentação súbita de membros a estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (black-black e agogô), com duração de 2 segundos.
Os programas de prevenção de perdas auditivas (PPPA) referem-se a um conjunto de ações para minimizar e gerenciar riscos ambientais a audição, evitando o desencadeamento (instalação) e/ou agravamento (evolução) das perdas auditivas relacionadas ao trabalho. A respeito da inclusão de medidas para atingir as metas de um PPPA, assinale a opção correta.
Nos PPPAs, o uso do protetor auditivo só será obrigatório dependendo das características fisiológicas e anatômicas do indivíduo e não da quantidade de ruído ambiental.
Não cabe ao PPPA utilizar medidas coletivas de controle de ruído, deixando esta etapa com a parte administrativa ou engenharia da empresa.
Limite de tolerância é o valor que não pode ser ultrapassado, por nenhum período de tempo, sem proteção auditiva adequada.
Limite máximo é o nível de pressão sonora acima do qual pode haver desenvolvimento de perdas auditivas para orelhas não protegidas quando expostas a 8 horas diárias.
O PPPA deve incluir monitoramento do ruído, uso de proteção auditiva, treinamento e educação dos trabalhadores, monitoramento audiométrico e avaliação da sua efetividade. As ações de vigilância sanitária e epidemiológica devem ser simultâneas e correlacionadas para que alcancem os objetivos da prevenção e controle das perdas auditivas.
A recomendação dos diversos comitês científicos sobre audição na criança é de que o diagnóstico aconteça entre o terceiro e o quarto mês de vida do bebê. Assinale a opção correta com relação a esse assunto.
É possível determinar o status auditivo de uma criança com base nos múltiplos procedimentos de testes eletrofisiológicos.
O diagnóstico audiológico preciso é fundamental para indicação do aparelho de amplificação sonora ou do implante coclear para crianças entre seis e 24 meses, considerando que o quanto antes a estimulação auditiva e o acesso à língua oral forem estabelecidos, mais rápido se estabelece a interação verbal da criança.
Através das emissões otoacústicas já é possível determinar com segurança o grau, o tipo e a configuração da perda auditiva.
Procedimentos como: potencial evocado auditivo e emissões otoacústicas são os exames de diagnósticos mais eficazes, por não sofrerem influência de alterações da função da orelha média.
Bebês que apresentem algum indicador de risco para perda auditiva progressiva ou tardia devem ser acompanhados com triagem auditiva anual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...