Questões sobre Geral

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O conhecimento dos componentes e das características eletroacústicas dos aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) é essencial para o fonoaudiólogo. Assinale a opção que apresenta corretamente características e funções desses componentes.

  • A.

    O amplificador realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora.

  • B.

    Os microfones direcionais captam os sons vindos de qualquer direção de forma equivalente.

  • C.

    O microfone é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica.

  • D.

    O termo omnidirecional refere-se aos microfones que captam os sons vindos de uma determinada direção, reduzindo os sons que vem de outras direções.

  • E.

    Após a captação do sinal elétrico o receptor aumenta a intensidade do estímulo.

Acerca dos sistemas de Frequência Modulada (FM), assinale a opção correta.

  • A.

    No sistema de FM pessoal, o receptor é acoplado há um ou mais arranjos de alto-falantes distribuídos estrategicamente em uma sala.

  • B.

    O sistema FM é utilizado como complemento de adaptação do AASI para melhorar a compreensão do sinal em ambientes ruidosos, mas não pode ser adaptado ao implante coclear.

  • C.

    Indivíduos com perda auditiva coclear necessitam de uma relação sinal/ruído para a recepção inteligível da fala de +6dB.

  • D.

    O sistema FM não apresenta efetividade quando a fonte sonora está distante nem em ambientes reverberantes.

  • E.

    O sistema FM consiste de um transmissor e um receptor. O transmissor possui um microfone que pode ser interno ou externo.

Os potenciais evocados auditivos consistem no registro da atividade elétrica no sistema auditivo desde a orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estimulo acústico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O estímulo clique é formado por uma faixa de frequência que provoca estimulação máxima entre 1.000 e 3.000 Hz, refletindo, portanto, uma atividade primordialmente da porção mais basal da cóclea.

  • B.

    Correlacionando o tipo de perda auditiva com o PEATE, podese afirmar que nas perdas condutivas apenas as ondas III e V do PEATE estarão aumentadas.

  • C.

    Interpicos de ondas IV aumentado de forma uniforme (I-III e IIII-V), indicam comprometimento difuso das vias auditivas de tronco encefálico.

  • D.

    O potencial da onda V do PEATE tem como provável origem os núcleos cocleares.

  • E.

    Interpico aumentado à custa de ondas III-V sugere comprometimento de tronco encefálico baixo.

Perdas auditivas na idade adulta tem um sério impacto na qualidade de vida de seus portadores. Assinale a opção correta no que concerne ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas em adultos.

  • A.

    O uso da prótese auditiva em adultos e idosos torna-se viável, pelo fato do aumento do limiar de audibilidade ser o único fator que dificulta a comunicação do paciente portador de perda auditiva neurossensorial.

  • B.

    Espera-se no processo de seleção e adaptação do uso de próteses auditivas corrigir ou minorar a perda da sensibilidade auditiva, melhora na audibilidade de sinais menos intensos, conforto e tolerância de sinais de moderada e forte intensidade.

  • C.

    Nos portadores de perdas neurossensoriais, os resultados com a prótese auditiva serão mais satisfatórios do que em portadores de perda auditiva condutiva.

  • D.

    Observa-se no processo de adaptação de uma prótese auditiva resultados melhores em portadores de comprometimento no sistema auditivo central.

  • E.

    O limiar de audibilidade é o único fator que dificulta a comunicação do paciente portador de perda auditiva neurossensorial.

Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento de perdas auditivas. O desenvolvimento do comportamento a respostas a estímulos auditivos difere em bebês normais para bebês de alto risco. Assinale a opção correta a respeito desse assunto.

  • A.

    O reflexo cócleo-palpebral eliciado a 90 dBNPS em crianças de baixo risco para perdas auditivas dependerá da faixa etária que for pesquisada.

  • B.

    A habilidade de localização sonora está alterada em bebês de alto risco devido à presença de disfunções neurológicas.

  • C.

    Bebês nascidos a pré-termo com permanência em unidades de terapia intensiva neonatal são considerados de alto risco para alterações auditivas.

  • D.

    O diagnóstico audiológico da criança deverá está concluído até o segundo ano de vida, para possibilitar a intervenção precoce pelo fonoaudiólogo e pela equipe multidisciplinar.

  • E.

    Crianças de baixo risco para perda auditiva apresentam resposta de localização para estímulos inferiores a 90DbNPS entre o primeiro e segundo mês de vida.

Assinale a opção que relaciona corretamente o laudo timpanométrico e a sua respectiva audiometria.

  • A.

    Paciente com oitenta anos de idade com perda auditiva neurossensorial profunda apresenta curva timpanométrica do tipo B e reflexos presentes.

  • B.

    Paciente de vinte e sete anos de idade com perda auditiva neurossensorial profunda apresenta curva timpanométrica tipo B e reflexos presentes.

  • C.

    Paciente de oito anos de idade com perda auditiva condutiva de grau leve apresenta curva timpanométrica do tipo B com reflexos acústicos ausentes.

  • D.

    Paciente de quatro anos de idade com perda auditiva condutiva de grau moderado apresenta curva timpanométrica do tipo Ad com reflexos presentes.

  • E.

    Paciente de quarenta e sete anos de idade com limiares auditivos normais apresenta curva timpanométrica tipo B com reflexos acústicos ausentes.

A motilidade proprioceptiva é baseada na contração:

  • A. mediana dos músculos
  • B. fásica dos músculos
  • C. tônica dos músculos
  • D. supericial dos músculos
  • E. clônica dos músculos

Movimentos associados que resultam da falta de informação dos fusos neuromusculares que não registram devidamente as variações da atividade motora e da tônica-sinética, afetando a segmentação progressiva do movimento intencional, são denominados de:

  • A. hipoextensivos
  • B. diadococinesias
  • C. sincinesias
  • D. paratonias
  • E. hiperextensivos

O conceito psiconeurológico da aprendizagem e da psicomotricidade aponta o cérebro, nas suas habilidades, como órgão de aprendizagem e como órgão de reabilitação, desde as mais elementares até as mais diferenciadas, respeitando a organização e a hierarquização funcional que o caracteriza. Essa airmação é sustentada pelo modelo:

  • A. da zona do desenvolvimento proximal
  • B. da epistemologia genética
  • C. do sócio-interacionismo
  • D. das três unidades funcionais
  • E. do diálogo tônico-emocional

A deglutição é uma ação motora automática, na qual estão envolvidos músculos da respiração e do trato gastrointestinal. A deglutição divide-se, respectivamente, em quatro fases, sendo elas:

  • A. oral; preparatória; faringeana e esofágica.
  • B. preparatória; oral; esofágica e faringeana.
  • C. oral; preparatória; esofágica e faringeana
  • D. preparatória; oral; faringeana e esofágica.
  • E. esofágica; faringeana; oral e preparatória.
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