Questões sobre Linguagem e Fala

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Analise as assertivas abaixo sobre afasias:
I. A Afasia Transcortical Motora é um tipo de afasia fluente, cuja principal característica é o aumento de fala. A compreensão geralmente está alterada. II. As afasias infantis não são classificadas como as dos adultos, sendo apenas divididas em afasias emissivas e receptivas. III. Uma das manifestações das afasias é a parafasia semântica, que é a troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

    A) IV, III, II, I.

    B) I, II, III, IV.

    C) II, I, III, IV.

    D) I, III, II, IV.

    E) II, III, IV, I.

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita. Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia. A classificação clínica das afasias baseia-se nos desempenhos do paciente quanto às habilidades linguísticas. Assinale qual é a afasia que descreve a afasia de Broca:

    A) Também conhecida como afasia motora, a expressão oral pode estar comprometida em diversos graus, gerando grande dificuldade para falar, mas com compreensão mantendo-se preservada ou levemente comprometida. Está relacionada a lesões no lobo frontal do cérebro.

    B) É a afasia mais grave, caracterizada por comprometimento significativo da expressão e da compreensão oral e gráfica. Muitas vezes o paciente apresenta mutismo na emissão oral e sua comunicação está restrita a estereotipias e automatismos. Há supressão da emissão gráfica.

    C) A compreensão nessa afasia está gravemente comprometida e há dificuldade de repetição e nomeação. A fala é fluente, sem considerar o interlocutor, caracterizada por jargões e neologismos. A compreensão da escrita também é prejudicada. Está relacionada à lesão do córtex auditivo primário, que prejudica a decodificação necessária para a compreensão da linguagem falada.

    D) Nesses casos o paciente é capaz de realizar repetição, porém sem necessariamente compreender o que está sendo dito. A fala é fluente, porém vazia, com parafasias semânticas. A compreensão da linguagem falada é muito precária, e só existe entendimento de palavras muito frequentes. A compreensão da escrita também está alterada, e é possível que o paciente apresente leitura em voz alta, mas sem compreender o que leu. O comprometimento nessa afasia é lesão da área posterior do cérebro.

    E) Caracterizada basicamente por alterações semânticas, estando o acesso lexical prejudicado. O discurso caracteriza-se por parafasias semânticas, perífrases e anomia. Essa afasia muitas vezes é a evolução das afasias de Wernicke ou transcortical sensorial, estando a compreensão oral já recuperada ou levemente comprometida. Na escrita, podem ser encontradas as mesmas falhas do discurso oral e a leitura geralmente está preservada.

Qual é o processo fonológico que a criança realiza ao falar “save” para “chave” e “zelo” para “gelo”?

    A) Harmonia consonantal.

    B) Anteriorização de fricativas.

    C) Posteriorização para velar.

    D) Plosivação de fricativas.

    E) Frontalização de palatal.

O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) atinge cerca de 3 a 10% da população e acomete um maior número de meninos do que meninas. Com relação ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), analise as asserções e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Crianças com DEL apresentam dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades devido a déficits na compreensão ou na produção, incluindo: vocabulário reduzido, estrutura limitada de frases e prejuízo no discurso. ( ) As crianças com DEL apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica, no entanto, não têm déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente, e, além disso, apresentam condições sociais e emocionais adequadas. ( ) Apesar do desempenho de linguagem das crianças com DEL não ser compatível com sua capacidade intelectual não-verbal, estas crianças não apresentam dificuldade no processo de aprendizagem da escrita e leitura, pois conseguem se alfabetizar na idade prevista e sem dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. ( ) É um atraso, anormal no início da capacidade e desenvolvimento da fala, causada por alguns fatores, tais como: deficiência mental, distúrbios psicossomáticos, lesões cerebrais, déficit em qualquer um dos sentidos ou do motor, entre outros.

    A) V, F, V, F.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V.

    E) V, F, F, F.

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.

    A) V, V, F, F.

    B) F, F, V, V.

    C) V, F, F, F.

    D) F, V, F, V.

    E) V, V, F, V.

O desenvolvimento da fala de uma criança está relacionado a uma série de estágios do desenvolvimento que são essenciais para o aprendizado da fala. Para que essa aprendizagem aconteça, é necessário que certas condições básicas estejam íntegras e que as oportunidades adequadas sejam oferecidas à criança. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

    A) a identificação de qualquer tipo de perda auditiva é importante no quarto ano de vida, já que antes dessa idade não existem procedimentos objetivos confiáveis para diagnóstico de perda auditiva.

    B) crianças com seis anos de idade e com perdas auditivas temporárias e leves não apresentam prejuízos auditivos, nem na fala, nem na linguagem.

    C) criança com perda auditiva neurossensorial profunda, diagnosticada ao nascer, recebendo implante coclear aos quatro anos de idade, não sofrerá alterações na fala, já que o seu tempo de privação auditiva foi reduzido.

    D) a imitação não é um comportamento necessário nos processos de aquisição da fala e da linguagem.

    E) prematuridade e baixo peso são fatores de risco para alterações específicas de linguagem. Acompanhar o desenvolvimento de crianças com esse quadro é imprescindível para intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral e as deficiências auditivas.

II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, da voz e da audição.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana escrita, apenas.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática, em crianças e adolescentes, são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral, as deficiências auditivas e outras.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente.

II. O campo de ação da fonoaudiologia limita-se ao desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças até os 5 anos de idade.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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