Questões sobre Linguagem e Fala

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Analise as afirmativas a seguir: I. A orelha capta as ondas sonoras, que se propagam pelo ar, e as encaminha ao canal auditivo. Ao contrário da maioria dos mamíferos, os seres humanos precisam mexer as orelhas na direção do som. Após entrarem pelo orifício da orelha, as ondas sonoras percorrem os 2,5 centímetros do canal auditivo, também conhecido como meato. II. Os distúrbios da comunicação em geral são percebidos pelos pais. Eles afirmam que algumas crianças não falam, outras têm dificuldade para falar e algumas apresentam uma fala de difícil compreensão, quando são incapazes de dizer alguns sons corretamente ou que gaguejam. Sabe-se, por exemplo, que crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem irão apresentar, na idade escolar, importantes e persistentes anormalidades alimentares, como a intolerância à lactose. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. A fala dos pacientes com disartria atáxica é denominada de escandida ou “scanning speech”, caracterizada por pausas depois de cada sílaba e lentificação das palavras. Essas alterações referem-se à prosódia, que consiste enfatizar sílabas de forma diferente do habitual. Além disso, a presença de movimentos hiper compensatórios afetam a direção e controle da língua, volume e timbre da voz, provocando uma articulação espasmódica. II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, voz e audição. Entretanto, nesse processo, é fundamental a participação de outros profissionais que acompanham o desenvolvimento infantil, como pediatras, educadores, engenheiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, agentes comunitários de saúde, entre outros. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Aos 5 anos, a criança também pode apresentar gagueira. Isso acontece devido a uma falta de sincronia entre os movimentos peristálticos do sistema digestivo e a velocidade da fala. Dessa maneira, ela pode repetir palavras e sílabas. Uma recomendação é ter calma e ouvir pacientemente a criança, deixando-a tranquila. II. Aos dois anos, a criança começa a se comunicar com frases simples. É nessa fase em que se observam os primeiros sinais no atraso da fala, exceto quando a criança apresenta pouca articulação da boca. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a respeito das Afasias.
( ) A afasia transcortical motora tem como principais características: a redução da fala, sendo a linguagem espontânea extremamente reduzida; expressão lenta e breve; repetição boa sendo melhor que a fala espontânea. ( ) São consideradas afasias “Emissivas/Expressivas”: afasia de Broca; afasia transcortical motora; afasia de Wernick. ( ) Na afasia de Broca a compreensão oral está gravemente comprometida; a expressão é marcada por discurso fluente e abundante fala logorréica e jargonofásica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

    A) V, F e V.

    B) F, V e V.

    C) V, F e F.

    D) F, F e V.

    E) F, V e F.

Associe as duas colunas relacionando algumas das principais alterações encontradas na fala, na leitura e na escrita, à sua definição:

A sequência CORRETA dessa associação é:

    A) 5, 4, 1, 3 e 2.

    B) 2, 4, 1, 5 e 3.

    C) 3, 5, 2, 4 e 1.

    D) 4, 2, 5, 3 e 1.

    E) 2, 4, 5, 1 e 3.

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
As alterações estruturais características do caso mencionado justificam dificuldades de produção dos fonemas linguodentais e linguoalveolares, em razão da hipotonia do músculo genioglosso.

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
A terapia fonoaudiológica focada na musculatura posterior de língua e no esfíncter velofaríngeo pode reduzir os sintomas de ronco e de sonolência diurna.

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
O quadro é compatível com uma hipotonia dos músculos cricoaritenóideo, genioglosso, além das paredes posterior e laterais da faringe.

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
A criança pode apresentar as estruturas anatômicas características do quadro fisiopatológico da apneia obstrutiva do sono, que são palato duro ogival, língua volumosa, palato mole posteriorizado e hipertrofia de tonsilas palatinas.

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
Caso a criança tenha o diagnóstico de síndrome da apneia obstrutiva do sono, é provável que apresente oclusão dentária classe III com alterações faciais, como retrognatismo e estreitamento do espaço faríngeo.

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