Questões sobre Linguagem e Fala

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Analise as afirmativas a seguir:


I. Os primeiros anos de vida da criança não possuem relação com o desenvolvimento da linguagem.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A comunicação é um meio pelo qual o indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade.

II. Os distúrbios da comunicação causam impacto direto sobre a vida social da criança e sobre o sucesso acadêmico e ocupacional.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como: deficiência mental, paralisia cerebral, deficiências auditivas e outras. Tais distúrbios, idiopáticos ou secundários, podem ser tratados apenas por influências externas, como, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada. II. O risco de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) aumenta muito quando a média da exposição está acima de 85dB(A) por oito horas diárias. As exposições contínuas são piores do que as intermitentes, porém curtas exposições a ruído intenso também podem desencadear perdas auditivas. Quando o histórico identificar o uso de protetores auditivos, deve ser considerada a atenuação real dele, assim como a variabilidade individual durante o seu uso. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. As vogais geralmente apresentam 4 formantes (ressonâncias) – F1, F2, F3, F4. Mas, é possível caracterizar todas as vogais com os dois primeiros formantes, uma vez que o primeiro (F1) corresponde à altura da língua; e o segundo (F2), ao movimento horizontal da língua. Com relação à altura da língua, F1 é inversamente proporcional a ela, assim sendo, as vogais altas têm F1 baixo, e as vogais baixas F1 alto. Quanto ao eixo horizontal, as vogais mais anteriores apresentam F2 mais alto e as posteriores mais baixo. II. O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de três sistemas interdependentes: o semântico, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social; o pragmático, envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras; o fonológico, respeitando as palavras e seu significado. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Aprender a falar os sons corretamente é a única forma de garantir que uma criança conseguirá comunicar-se corretamente através da escrita, sem que qualquer tipo de erro em relação à linguagem formal escrita seja cometido. II. Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, além de auxiliar as crianças com problemas na voz, na respiração e dificuldades para caminhar, mastigar ou sugar. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. O desenvolvimento correto da linguagem, da fala e da audição ajuda as crianças a abolir a comunicação com o mundo e retira delas a confiança necessária para buscar novos desafios, assim como aprender e estabelecer conexões com a sociedade. II. Além das melhorias que refletem diretamente na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico conta com uma série de ações que facilitam o dia a dia dos pequenos, como a redefinição de dietas e a análise detalhada do perfil psicológico da criança. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. O desenvolvimento correto da fala e da linguagem não possui relação com a capacidade de leitura, pois o desenvolvimento da linguagem escrita é independente da linguagem oral adquirida previamente. II. O fonoaudiólogo é o profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração, a circulação sanguínea e a comunicação entre os neurônios, e até mesmo da cirurgia cardiovascular. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Muitas pessoas têm a percepção que um fonoaudiólogo deve ser procurado apenas quando há um problema de fala, mas o tratamento fonoaudiológico é muito mais do que isso, englobando tratamentos para todos os órgãos do corpo humano, desde o sistema nervoso ao esquelético. II. Quando uma criança cresce com habilidades de comunicação limitada, ou não tem fala funcional, um fonoaudiólogo em nada poderá contribuir para o desenvolvimento das suas habilidades sociais. Nesse caso, essa criança apenas poderá se comunicar com o uso de comunicação auxiliada na vida adulta. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação auditiva. Sobre esses testes, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:


( ) Testes Monoaurais de Baixa Redundância: Fala Filtrada, Fala no Ruído, PSI/SSI.

( ) Testes de Interação Binaural: PPS, DPS, RGDT, GIN.

( ) Testes de Processamento Temporal: SSW, Dígitos Dicóticos, Consoante Vogal.

    A) V – V – F.

    B) V – F – V.

    C) V – F – F.

    D) F – V – F.

    E) F – F – V.

Analise as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis mais prevalentes, manifestando-se como um atraso ou um desenvolvimento atípico, envolvendo componentes funcionais da audição, fala, linguagem, visão, paladar, olfato e tato em níveis variados de gravidade. II. A comunicação é um meio pelo qual o indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade. Portanto, os distúrbios da comunicação sempre facilitam a vida social da criança, contribuindo para o seu sucesso acadêmico e ocupacional, sendo reconhecidos como importantes questões de saúde pública. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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