Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Triagem auditiva neonatal universal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. Em relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir:
I. O procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.
II. Recomenda-se usar métodos eletrofisiológicos, tais como Emissões Otoacústicas Evocadas por Transientes (EOAET) e Pontencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).
III. Deve ser realizada na Alta Hospitalar, para identificar a perda auditiva antes de completar um ano de idade para iniciar a intervenção clínico educacional até os dois anos de idade.
Assinale:
A eficácia do diagnóstico da perda auditiva infantil depende da competência da equipe multiprofissional, do uso de protocolos e procedimentos adequados para cada criança, respeitando o nível de linguagem e de comportamento de cada uma. Relacione os procedimentos abaixo indicados às características descritas em seguida:
1- Audiometria de respostas comportamentais
2- Audiometria de reforço visual
3- Audiometria lúdica
A grande importância desse procedimento é a possibilidade de observar o desenvolvimento da função auditiva que demonstra a maturação das vias auditivas.
É um procedimento possível de ser aplicado em crianças a partir de dois anos de idade, por meio de condicionamento com brinquedo de encaixe.
Permite, a partir do quinto ao sexto meses de vida, estabelecer os limiares tonais utilizando um procedimento psicoacústico padrão de variação descendente de intensidade.
Essas descrições referem-se respectivamente aos procedimentos:
Uma mulher de 35 anos apresenta queixa de dificuldade de ouvir. Realizou a audiometria tonal liminar que apresentou resultado indicando perda auditiva condutiva em grau moderado bilateralmente. A mulher apresenta história familiar de perda auditiva e sua queixa apareceu após o nascimento de sua filha. Diante desse caso, a hipótese etiológica e o resultado esperado da imitanciometria são:
As estruturas da orelha que possuem propriedades acústicas que ampliam o efeito da sombra sonora da cabeça e realçam a sensitividade para determinados sons são:
Souza (1998) classifica a Paralisia Facial (PC) de acordo com as alterações motoras apresentadas pelo sujeito. Relacione os tipos de PC às suas características.
1 Espástica
2 Extrapiramidal
3 Atáxica
Apresenta incoordenação motora de origem cerebelar e é um quadro raro em PC.
Apresenta lesão nos núcleos da base, o que é evidenciado pela presença de movimentos involuntários.
Apresenta tônus muscular aumentado, o aparecimento de deformidades é frequente e é o quadro mais comum em PC.
Essas características referem-se respectivamente a:
Os pacientes com doenças neuromusculares, de uma forma geral, apresentam a fraqueza muscular como uma queixa comum, porém sua evolução, características clínicas e gravidade estão relacionadas ao sítio topográfico lesado da unidade motora. Considerando a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), analise as afirmativas a seguir:
I. A SGB é um processo inflamatório desmielinizante das raízes e dos nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica, rapidamente progressiva.
II. A fraqueza respiratória é a complicação mais grave na fase aguda da síndrome e requer ventilação mecânica em aproximadamente 33% dos casos.
III. Durante o atendimento terapêutico, o paciente deve ser monitorado com a oximetria de pulso e a gasometria.
Assinale:
Uma criança de 10 anos sem alteração de inteligência com baixo desempenho escolar, apresenta as seguintes manifestações: dificuldades em decodificar palavras isoladas; déficit no componente fonológico que se apresentam de maneira inesperada em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas. Trata-se de um caso de:
As habilidades perceptivas dos bebês são mais apuradas do que os pais acreditam e melhores do que a maioria dos médicos e psicólogos acreditavam há anos atrás. Avalie se um bebê recém-nascido, apresenta as seguintes capacidades:
I. Focalizar os olhos no mesmo local, sendo a distância de 24 cm a melhor distância.
II. Ouvir sons da voz humana, sendo a da mãe a primeira a ser reconhecida.
III. Sentir os quatro gostos básicos (doce, azedo, amargo e salgado).
Assinale:
Dunn (1975) afirma que excepcionais são aqueles que diferem acentuadamente da média normal, em características físicas ou psicológicas;que não se ajustam aos programas escolares elaborados para a maioria das crianças, de modo a obter progresso desejável; e que necessitam, por conseguinte, de educação especial, ou, em alguns casos, da colaboração de serviços especiais ou de ambos, para atingir um nível compatível com suas respectivas aptidões. Nessa definição pode-se notar que:
A deficiência mental não é uma enfermidade homogênea, mas sim um complexo de sintomas de múltiplas etiologias (genéticas, ambientais e indeterminadas). Considerando a deficiência mental, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
Os indivíduos que apresentam deficiência mental grave ou patológica necessitam de cuidados especiais, atenção constante e geralmente apresentam déficits secundários e achados neurológicos.
O grupo de indivíduos com deficiência mental leve é mais numeroso, não é habitualmente associado a alterações neurológicas e é clinicamente normal.
A educação especial e as deficiências mental e sensorial vem tendo no decorrer dos anos, a importância que lhes é devida, sendo, a educação especial garantida a todos os indivíduos com essas deficiências.
As afirmativas são respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...