Questões de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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A vertigem postural paroxística benigna (VPPB) constitui um dos distúrbios vestibulares mais frequentes na clínica otoneurológica e está caracterizada pelas queixas de instabilidade corporal ou vertigem associada aos movimentos cefálicos e/ou posturais rápidos. O teste indicado para o diagnóstico da VPPB é a manobra de:

  • A. Epley
  • B. Semont
  • C. Dix e Hallpike
  • D. Lempert
  • E. Roll – Over

A intervenção fonoaudiológica durante a reabilitação da criança implantada deve fundamentar-se no método:

  • A. Bilíngue
  • B. Multissensorial
  • C. Comunicação total
  • D. Aurioral ou auditivo
  • E. Perdoncini

As alterações de fala decorrentes de distúrbios no controle muscular dos órgãos da fala, em razão de lesão no sistema nervoso central ou periférico, denomina-se:

  • A. afasia de Broca
  • B. apraxia
  • C. afasia de condução
  • D. distúrbio fonológico
  • E. disartria

A deglutição disfuncional do neonato, segundo a escala oromotora neonatal (NOMAS), apresenta, quanto ao desempenho da mandíbula e da língua, respectivamente, as seguintes características:

  • A. excursões rítmicas; ocorrência de movimentos na média de 1/s
  • B. excursões mínimas; manutenção do canulamento durante a sucção
  • C. assimatria e desvio lateral; caída em direção à orofaringe
  • D. grau constante de abaixamento; falha respiratória
  • E. destrave tímido e com tremores; incoordenação no padrão SDR

Na terapia vocal, podem ser utilizados diversos métodos e abordagens terapêuticas. Entende-se por competência glótica uma aposição suiciente das pregas vocais, um alongamento correspondente à frequência da voz requerida e uma resistência glótica adequada para se contrapor à força da coluna aérea pulmonar. O método de competência glótica envolve várias técnicas, tais como:

  • A. repetição auditiva; ampliicação sonora; mascaramento auditivo e deslocamento de frequência
  • B. sons nasais fricativos; sons vibrantes e deslocamento de intensidade
  • C. voz salmodiada; monitoramento por múltiplas vias; modulação de frequência e intensidade de fala
  • D. deslocamento lingual; rotação de língua no vestíbulo; estalo de língua associada a som nasal e abertura de boca
  • E. fonação inspiratória; sussurro; ataques vocais e de emissão de tempo máximo de fonação

A técnica de variação da altura com as vogais é realizada para maximizar a elevação laríngea com o objetivo de favorecer a:

  • A. fase esofágica da deglutição
  • B. deglutição supraglótica
  • C. movimentação da base da língua durante a deglutição
  • D. fase faríngea da deglutição
  • E. manobra de deglutição supersupraglótica

O sistema estomatognático é composto por dois grupos distintos de estruturas bucais: as estruturas estáticas ou passivas e as estruturas dinâmicas ou ativas. As estruturas dinâmicas atuam:

  • A. na deinição da Classe III esquelética
  • B. exclusivamente na respiração
  • C. no crescimento das estruturas estáticas
  • D. na deinição da Classe II esquelética
  • E. exclusivamente na mastigação

A ilosoia bilíngue educacional e de intervenção terapêutica defende que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. Deste modo, considera-se que a língua materna a ser adquirida é a:

  • A. datilologia
  • B. comunicação total
  • C. língua de sinais
  • D. língua oicial de seu país
  • E. língua portuguesa sinalizada

As abordagens multidimencionais no tratamento dos afásicos diferem dos métodos tradicionais por atuarem:

  • A. na estimulação temática de linguagem
  • B. no tripé indivíduo-família-ambiente
  • C. no contexto de comunicação do afásico
  • D. na perspectiva de promoção de saúde
  • E. no modelo de retroalimentação e de previsão de atividades

Um dos objetivos do tratamento fonoaudiológico dos transtornos de aquisição de linguagem é induzir a criança a descobrir as regras e as regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos que ocorrem no ambiente. Intervenções no sentido de direcionar a situação para o item a ser adquirido, modelado pela fala e pelas ações do adulto, com inclusão de intenções comunicativas, funções regulatórias e solicitações de ações, são estratégias de caráter:

  • A. semântico
  • B. fonológico
  • C. morfossintático
  • D. lexical
  • E. pragmático
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