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A vertigem postural paroxística benigna (VPPB) constitui um dos distúrbios vestibulares mais frequentes na clínica otoneurológica e está caracterizada pelas queixas de instabilidade corporal ou vertigem associada aos movimentos cefálicos e/ou posturais rápidos. O teste indicado para o diagnóstico da VPPB é a manobra de:
A intervenção fonoaudiológica durante a reabilitação da criança implantada deve fundamentar-se no método:
As alterações de fala decorrentes de distúrbios no controle muscular dos órgãos da fala, em razão de lesão no sistema nervoso central ou periférico, denomina-se:
A deglutição disfuncional do neonato, segundo a escala oromotora neonatal (NOMAS), apresenta, quanto ao desempenho da mandíbula e da língua, respectivamente, as seguintes características:
Na terapia vocal, podem ser utilizados diversos métodos e abordagens terapêuticas. Entende-se por competência glótica uma aposição suiciente das pregas vocais, um alongamento correspondente à frequência da voz requerida e uma resistência glótica adequada para se contrapor à força da coluna aérea pulmonar. O método de competência glótica envolve várias técnicas, tais como:
A técnica de variação da altura com as vogais é realizada para maximizar a elevação laríngea com o objetivo de favorecer a:
O sistema estomatognático é composto por dois grupos distintos de estruturas bucais: as estruturas estáticas ou passivas e as estruturas dinâmicas ou ativas. As estruturas dinâmicas atuam:
A ilosoia bilíngue educacional e de intervenção terapêutica defende que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. Deste modo, considera-se que a língua materna a ser adquirida é a:
As abordagens multidimencionais no tratamento dos afásicos diferem dos métodos tradicionais por atuarem:
Um dos objetivos do tratamento fonoaudiológico dos transtornos de aquisição de linguagem é induzir a criança a descobrir as regras e as regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos que ocorrem no ambiente. Intervenções no sentido de direcionar a situação para o item a ser adquirido, modelado pela fala e pelas ações do adulto, com inclusão de intenções comunicativas, funções regulatórias e solicitações de ações, são estratégias de caráter:
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