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A alteração de comunicação adquirida causada por lesão neurológica, acometendo as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita não decorrentes de déicits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos, é denominada de:
A alteração de linguagem na infância caracterizada pela exclusão de perda auditiva, alterações no desenvolvimento cognitivo, comprometimentos no desenvolvimento motor da fala, distúrbios abrangentes do desenvolvimento, síndromes e alterações neurossensoriais e lesões neurológicas denomina-se:
Diversos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em quatro estágios. O primeiro deles caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, ou seja, um pequeno grupo de palavras que podem ser reconhecidas visualmente pela criança, como se fossem desenhos. Esse estágio denomina-se:
Durante a leitura ocorre uma comparação entre o item escrito e a informação que se encontra pré-armazenada naquele item. Os léxicos podem ativar-se uns aos outros, podendo ocorrer múltiplas interações entre eles. Esses sistemas lexicais estão relacionados:
Nas alterações de linguagem, o atraso simples de linguagem apresenta-se como um diagnóstico diferencial do distúrbio especíico de linguagem, desde que:
O inventário fonético da criança pode ser determinado de acordo com as categorias de descrição fonética: de modo de articulação; de ponto de articulação e de sonoridade. Essas categorias são respectivamente deinidas quanto:
Os distúrbios fonológicos podem apresentar dois componentes, a saber: um fonético e outro fonêmico. O componente fonêmico é identiicado:
A eicácia de uma intervenção fonológica é a de promover diferentes tipos de generalizações. Dentre elas, a estratégia de intervenção do tipo generalização dentro de uma classe de sons pode ser deinida como:
As manifestações linguísticas do distúrbio especíico de linguagem são variadas e se apresentam em distintas formas clínicas, totalizando seis subtipos diferentes. O distúrbio fonológicosintático é caracterizado pela compreensão:
Para se estimular a percepção auditiva para os parâmetros da escrita, como a acentuação e a pontuação, deve-se trabalhar com as características:
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