Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Numa perda condutiva unilateral, espera-se que as medidas de imitância acústica sejam:
curva timpanométrica tipo A em uma das orelhas e tipo B ou C na outra orelha; compliância estática normal em uma das orelhas e baixa na outra orelha; reflexos acústicos ausentes bilateralmente ou presentes na orelha com a curva tipo A.
curva timpanométrica tipo A bilateralmente, compliância estática dentro da variação normal bilateralmente; reflexo acústico presente numa orelha e ausente na outra.
curva timpanométrica tipo B em uma das orelhas e tipo C na outra orelha; compliância estática baixa bilateralmente; reflexos acústicos ausentes bilateralmente.
curva timpanométrica tipo As em uma das orelhas e tipo C na outra orelha; compliância estática normal em uma das orelhas e baixa na outra orelha; reflexos acústicos presentes bilateralmente.
curva timpanométrica tipo Ad em uma das orelhas e tipo B na outra orelha; compliância estática normal em uma das orelhas e alta na outra orelha; reflexos acústicos presentes bilateralmente.
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Analise o gráfico.
O gráfico permite afirmar que os reflexos do contradireito estão presentes, pois o grau da perda auditiva da orelha direita é leve e não há comprometimentos da orelha média na orelha esquerda; os reflexos do contra e ipsi esquerdo encontram-se ausentes devido à alteração da orelha média na orelha direita e ao provável grau da perda auditiva na orelha esquerda; curva timpanométrica sugestiva de disfunção de tuba auditiva no lado direito.
direito estão ausentes devido às alterações de orelha média na orelha esquerda; os reflexos do contra esquerdo estão alterados devido ao grau da perda; curva timpanométrica sugestiva de otite bilateral.
e do ipsi direito encontram-se em níveis normais; os reflexos do contra esquerdo sugerem a presença de recrutamento; curva timpanométrica sugestiva de disfunção de disjunção de cadeia ossicular no lado direito.
direito estão alterados sugerindo comprometimento da orelha interna; os reflexos do contra e do ipsi esquerdo estão ausentes devido às alterações de orelha média na orelha direita e do grau da perda na orelha esquerda; curva timpanométrica sugestiva de otosclerose no lado direito.
direito estão presentes, pois o grau da perda é leve e não há comprometimentos de orelha média no lado esquerdo, os reflexos do contra direito e do ipsi esquerdo indicam a presença de recrutamento; curva timpanométrica normal bilateral.
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Ao analisar os dados audiométricos de via aérea e via óssea exemplificados a seguir, constata-se a necessidade do uso do mascaramento
somente na via aérea.
na via aérea e na via óssea.
na via aérea, na via óssea e na logoaudiometria.
na via óssea e na logoaudiometria.
somente na via óssea.
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A análise dos recursos comunicativos, sociais e cognitivos de crianças pequenas permite avaliar como está ocorrendo o desenvolvimento infantil. Crianças, com alterações na aquisição da linguagem oral, consideradas como um Distúrbio Específico de Linguagem, geralmente apresentam
modo de manipulação dos objetos tipicamente sensóriomotor; ausência de condutas simbólicas; ausência de comportamentos intencionais para garantir a interação e a comunicação; dificuldade de compreensão verbal e não-verbal.
manipulação variada dos objetos; atribuição de significados convencionais e simbólicos aos objetos; maior dificuldade na imitação de sons e palavras; dificuldades mais centradas na área da linguagem expressiva; compreensão verbal preservada.
ausência de condutas simbólicas; dificuldade de atenção e tempo de concentração reduzidos; dificuldade para imitar ações com os objetos; dificuldade para manter atenção conjunta; comunicação limitada a gestos e vocalizações não-simbólicas.
atraso global do desenvolvimento; atividade construtiva pouco desenvolvida; dificuldade para imitar movimentos não visíveis no próprio corpo; a função dos comportamentos comunicativos tende a ser principalmente regulatória; limitações em termos de compreensão verbal e não-verbal.
ausência de atribuição de significados práticos, convencionais e simbólicos aos objetos; imitação de modelos ausentes elementar e pouco precisa; formas de comunicação simbólicas não-verbais; recursos simbólicos na comunicação são mais elementares; compreensão verbal e não-verbal muito limitadas.
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No desenvolvimento normal da linguagem, espera-se que
após os dois anos, o desenvolvimento ocorra considerando os níveis de organização lingüística, a saber, fonologia, sintaxe, semântica e pragmática.
entre o primeiro e o segundo ano de vida, a criança apresente o desenvolvimento da linguagem oral completo.
após os dois anos, o desenvolvimento ocorra considerando apenas os níveis de organização lingüística, a saber, sintaxe e semântica.
crianças sem irmãos apresentem desenvolvimento mais lento, adquirindo a sintaxe somente após os quatro anos de idade.
somente após os três anos e meio, o desenvolvimento ocorra considerando os níveis de organização lingüística, a saber, fonologia, sintaxe, semântica e pragmática.
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A aquisição da linguagem é um processo de aprendizagem por imitação e, como tal, obedece a condições universais (maturação e perfeição biológica, desenvolvimento psicológico e estimulação ambiental) e segue passos graduados e seqüentes, numa ordem também universal; a linguagem tem a função primordial de representar um conhecimento já dado e a função secundária de permitir a comunicação desse conhecimento e de outras vivências. Essas são as idéias centrais da teoria de
Piaget.
Chomsky.
Vygotsky.
Skinner.
Luria.
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Em relação ao desenvolvimento fonológico, pode-se afirmar que
geralmente o processo fonológico mais freqüente nas crianças entre 5 e 6 anos é a omissão dos fonemas fricativos.
no segundo ano de vida, o inventário fonético é considerado pré-lingüistico e caracteriza-se pela vocalização de sons existentes e não existentes na língua.
entre um e um ano e seis meses, a criança apresenta um vocabulário de aproximadamente 250 palavras, usadas de forma justaposta.
a fase de maior expansão do sistema fonológico ocorre entre os 2 e os 3 anos, quando a criança adquire as consoantes fricativas e líquidas e o arquifonema {R}.
a aquisição do sistema fonológico, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente, até aproximadamente os sete anos de idade.
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A teoria de Ferreiro e Teberosky propõe 4 fases para o desenvolvimento da escrita. A fase silábico-alfabética
caracteriza-se pela execução de traços no papel sem a preocupação de realizar o registro sonoro da palavra que foi proposta para se escrever.
corresponde à tentativa de estabelecer relações entre o contexto sonoro e o seu registro gráfico, utilizando sistematicamente uma letra para representar cada sílaba.
é uma fase de transição, na qual ora a criança faz uso de uma letra para cada sílaba, ora representa as sílabas de modo completo, considerando as relações entre fonemas e grafemas.
é o período no qual a criança torna-se alfabética, compreendendo que a representação gráfica corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, ocorrendo a associação precisa entre fonemas e grafemas.
corresponde à descoberta de que a identidade do som não garante a identidade da letra e vice-versa, de modo que uma mesma letra pode representar vários sons.
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A grafia "caxorro" para cachorro indica que a criança, provavelmente,
apresenta dificuldade na discriminação auditiva.
está na da fase silábica do desenvolvimento da escrita.
tem alterações de caráter visuo-espaciais.
não compreendeu que um mesmo som pode ser escrito por mais do que uma letra.
apresenta alteração de análise-síntese e no processamento fonológico.
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A atuação fonoaudiológica na escola, partindo de uma visão desenvolvimentista, tem foco principal
no trabalho voltado para o desenvolvimento de ações de detecção, tratamento e prevenção das alterações de comunicação oral e escrita.
na otimização do aprendizado dos alunos normais e dos alunos com dificuldades e na promoção da saúde vocal e do uso profissional da voz dos professores.
na assistência clínica fonoaudiológica direcionada aos alunos com alterações de linguagem oral ou escrita, voz ou audição.
na maximização do potencial de ensino do professor por meio de aplicação de técnicas para recuperar a saúde vocal e promover o uso profissional da voz.
na participação no planejamento e desenvolvimento do programa escolar , inserindo ações voltadas para o tratamento dos alunos que apresentam alterações fonoaudiológicas.
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