Questões de Geografia

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  • A.

    os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.

  • B.

    a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.

  • C.

    a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.

  • D.

    a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.

  • A.

    a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.

  • B.

    a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.

  • C.

    a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.

  • D.

    a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.

  • A.

    as transformações produzidas pela revolução técnico-científica e suas influências no nosso cotidiano.

  • B.

    a influência das redes sociais na diminuição das desigualdades sociais.

  • C.

    o aumento da produtividade do trabalho, propiciado pelos novos equipamentos de informática.

  • D.

    o fenômeno contemporâneo da metropolização e suas formas de comportamento social.

Em 2011, um forte terremoto resultou em um tsunami que atingiu o Japão, causando destruição e mortes. Anteriormente, em 2004, um forte terremoto também resultou em um tsunami que atingiu a Indonésia, causando grande destruição e deixando mais de 200 mil mortes.

Sobre os dois eventos, pode-se afirmar que

  • A.

    não estão relacionados, pois o fenômeno no Japão foi causado por vulcanismo, enquanto na Indonésia a origem foi a deriva continental.

  • B.

    ambos estão relacionados à existência de correntes marítimas frias no Pacífico, cujas velocidades aumentam os efeitos dos terremotos.

  • C.

    não estão relacionados, pois o tsunami no Japão originou-se no fundo do oceano, enquanto na Indonésia ocorreu na região litorânea.

  • D.

    tiveram origens diferentes: no Japão, foi produzido pelo tectonismo, enquanto na Indonésia foi resultado de abalos sísmicos.

  • E.

    estão relacionados, pois, na região do Pacífico, a ocorrência de tsunamis deve-se à existência de limites de placas que estão se chocando.

  • A.

    os setores secundário e terciário da economia.

  • B.

    o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

  • C.

    a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.

  • D.

    o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.

  • A.

    vulcânicas.

  • B.

    intrusivas.

  • C.

    sedimentares.

  • D.

    extrusivas.

  • E.

    magmáticas.

  • A.

    migrações internas e formação de bairros periféricos.

  • B.

    alterações ambientais em decorrência da poluição.

  • C.

    mudanças culturais produzidas pela urbanização.

  • D.

    movimentos sociais da luta pela moradia.

  • A.

    de paisagens que foram construídas sobre rochas originadas de derrames vulcânicos.

  • B.

    da variedade de climas no território brasileiro, que se expressa na diversidade de paisagens.

  • C.

    da existência de montanhas no Brasil, produzidas pelo movimento de soerguimento de sedimentos.

  • D.

    dos processos tectônicos responsáveis pela formação das planícies aluviais no Brasil.

  • E.

    das diferenças entre a ação do vento e dos rios na formação de paisagens naturais.

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

  • A.

    priorizar a leitura de mapas e figuras.

  • B.

    valorizar as vivências cotidianas do aluno.

  • C.

    basear-se na discussão de atualidades.

  • D.

    investir na habilidade de memorização.

  • A.

    pela distribuição desigual de continentes e oceanos entre os hemisférios.

  • B.

    pela alternância de correntes marinhas frias e quentes entre os oceanos.

  • C.

    pelo resfriamento da troposfera, sob efeito do deslocamento do Equador.

  • D.

    pela alternância das massas de ar com origens no Equador e nos polos.

  • E.

    pela inclinação do eixo de rotação (eixo polar) em relação ao plano de órbita.

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