Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.
a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.
a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.
a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.
a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.
a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.
a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.
a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.
as transformações produzidas pela revolução técnico-científica e suas influências no nosso cotidiano.
a influência das redes sociais na diminuição das desigualdades sociais.
o aumento da produtividade do trabalho, propiciado pelos novos equipamentos de informática.
o fenômeno contemporâneo da metropolização e suas formas de comportamento social.
Geografia - Geografia Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em 2011, um forte terremoto resultou em um tsunami que atingiu o Japão, causando destruição e mortes. Anteriormente, em 2004, um forte terremoto também resultou em um tsunami que atingiu a Indonésia, causando grande destruição e deixando mais de 200 mil mortes.
Sobre os dois eventos, pode-se afirmar quenão estão relacionados, pois o fenômeno no Japão foi causado por vulcanismo, enquanto na Indonésia a origem foi a deriva continental.
ambos estão relacionados à existência de correntes marítimas frias no Pacífico, cujas velocidades aumentam os efeitos dos terremotos.
não estão relacionados, pois o tsunami no Japão originou-se no fundo do oceano, enquanto na Indonésia ocorreu na região litorânea.
tiveram origens diferentes: no Japão, foi produzido pelo tectonismo, enquanto na Indonésia foi resultado de abalos sísmicos.
estão relacionados, pois, na região do Pacífico, a ocorrência de tsunamis deve-se à existência de limites de placas que estão se chocando.
os setores secundário e terciário da economia.
o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.
o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.
Geografia - Geografia Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
vulcânicas.
intrusivas.
sedimentares.
extrusivas.
magmáticas.
migrações internas e formação de bairros periféricos.
alterações ambientais em decorrência da poluição.
mudanças culturais produzidas pela urbanização.
movimentos sociais da luta pela moradia.
Geografia - Geografia Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
de paisagens que foram construídas sobre rochas originadas de derrames vulcânicos.
da variedade de climas no território brasileiro, que se expressa na diversidade de paisagens.
da existência de montanhas no Brasil, produzidas pelo movimento de soerguimento de sedimentos.
dos processos tectônicos responsáveis pela formação das planícies aluviais no Brasil.
das diferenças entre a ação do vento e dos rios na formação de paisagens naturais.
A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
priorizar a leitura de mapas e figuras.
valorizar as vivências cotidianas do aluno.
basear-se na discussão de atualidades.
investir na habilidade de memorização.
Geografia - Geografia Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
pela distribuição desigual de continentes e oceanos entre os hemisférios.
pela alternância de correntes marinhas frias e quentes entre os oceanos.
pelo resfriamento da troposfera, sob efeito do deslocamento do Equador.
pela alternância das massas de ar com origens no Equador e nos polos.
pela inclinação do eixo de rotação (eixo polar) em relação ao plano de órbita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...