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Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência
a investigação de fenômenos socioespaciais.
o estudo descritivo das paisagens naturais.
os fatores econômicos do espaço, apenas.
a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.
Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio
do estímulo à memorização de conceitos.
do reforço contínuo por intermédio de tarefas.
de pesquisas realizadas na internet.
da prática da interdisciplinaridade.
verticalização.
industrialização.
periferização.
exclusão.
Geografia - Geografía Específica dos Municípios - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No Rio Grande do Norte, um município apresentou perda de 45,63% de população entre os Censos de 2000 e 2010. Essa afirmação refere-se ao município de:
Severiano Melo.
Várzea.
Vila Flor.
Jundiá.
Na atual conjuntura internacional, marcada pelo reordenamento geopolítico e econômico do mundo, grupos de países vêm formando coalizões políticas e econômicas em torno de determinados temas, através da realização de fóruns de discussão, como o G-20.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o importante fórum internacional denominado G-20:
O G-20 foi criado no final da década de 1990, no contexto das crises financeiras em alguns países do mundo. É composto por ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de países considerados de maior importância para a economia mundial, em termos de produção e de participação nos fluxos de comércio e financeiros.
Nos últimos anos, o processo de desgaste sofrido pelo Fundo Monetário Internacional permitiu que as discussões no âmbito do G-20 adquirissem crescente relevância, a ponto de estabelecerem a principal agenda de debates sobre as necessárias reformas da ordem financeira. Mesmo assim, os países industrializados e alguns emergentes não aceitam discutir a reforma histórica do FMI.
No auge da crise financeira de 2008, o G-20 formalizou em um documento a necessidade de atuação dos governos para reforçar a supervisão dos mercados, a ampliação do acesso aberto às informações, o estabelecimento de regras de conduta, propostas de adoção de políticas contracíclicas em casos de agravamento de crises e um reforço na atuação do FMI.
Quando foi criado, no final da década de 1990, a ideia do G-20 era estabelecer um grupo mais representativo de países para tratar fundamentalmente de questões relacionadas à estabilidade financeira e de políticas para evitar novas crises. O G-20, também, surgiu em um contexto de crescimento econômico de países emergentes que não estavam incluídos adequadamente na discussão econômica global.
Hoje o objetivo do G-20, que reúne países ricos e em desenvolvimento, é também estimular a adoção de normas internacionalmente reconhecidas para promover a transparência da política fiscal e o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Portanto, o G-20 pode ser apresentado como o principal fórum econômico-financeiro da nova ordem mundial.
a ação dos países desenvolvidos no processo de internacionalização da Amazônia.
o papel das organizações não governamentais na proteção do meio ambiente.
os processos de integração econômica regional e movimentos de resistência.
o tema do subdesenvolvimento e da dominação econômica internacional.
Geografia - População Brasileira - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em 2011, o IFRN inaugurou mais quatro novos campi: Parnamirim, Educação a Distância (com sede em Natal), São Gonçalo do Amarante e Nova Cruz, totalizando agora 16 unidades. Dando continuidade à expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Rio Grande do Norte, o IFRN vai ganhar mais três novos campi, nos municípios de Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Levando em consideração a regionalização preconizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), os três últimos municípios citados estão localizados respectivamente nas Subzonas Homogêneas de
Macaíba, do Agreste Potiguar e do Litoral Sul.
Ceará Mirim, do Potengi e da Mata.
Litoral Oriental, do Potengi e do Litoral Sul
Ceará Mirim, do Agreste Central e da Mata.
do ambiente urbano saudável, como direito dos cidadãos brasileiros.
da falta de moradias adequadas nas grandes cidades brasileiras.
do crescimento urbano nas cidades pequenas, em razão da melhor qualidade de vida.
da segregação espacial, impulsionada pela urbanização e violência.
os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.
a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.
a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.
a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.
Assinale a opção correta.
A Topografi a é a ciência que estuda a representação detalhada de um trecho limitado da superfície da terra, levando em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade.
A Topografi a baseia-se em Trigonometria Esférica (elementos do triângulo esférico) e na Geometria (espaço e forma).
A Topometria, Topologia, Taqueometria, Fotogrametria e Goniômetria são subdivisões da Topografi a.
Em levantamentos planimétricos, as medidas, tanto lineares como angulares, são efetuadas em planos horizontais, obtendo-se ângulos e distâncias, horizontais e verticais, levando em consideração o relevo.
O Plano Topográfi co é uma projeção ortogonal da superfície terrestre que leva em consideração sua curvatura.
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