Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
os setores secundário e terciário da economia.
o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.
o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.
Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.
No processo adiabático, que é uma transformação dinâmica, há troca de calor entre o sistema e sua vizinhança.
O conceito de região não é utilizado apenas pela Geografia, mas também por outras ciências, porém é na Geografia que ele ganha tamanha relevância. No entanto, o conceito é complexo, pois a própria palavra região torna os geógrafos prisioneiros de um problema complexo, pois, se de início ela pode ser considerada mera representação, a noção contém sentidos variados. Sobre a caracterização do conceito de região na Geografia, é INCORRETO afirmar que
fazer uma caracterização do conceito de região não é uma tarefa simples, uma vez que há uma diversidade de significados a esse termo.
ao se caracterizar o conceito de região no decorrer da evolução do pensamento geográfico, é possível verificar que há uma variação de seu termo no decorrer do tempo.
para que a noção de região se torne um conceito científico é absolutamente necessário que haja uma formulação clara de seu sentido, de seus critérios e de sua natureza.
a região tem em sua etimologia o significado de domínio, de relação entre um poder central e um espaço diversificado.
na linguagem científica, a noção de região parece existir relacionada a dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão.
A Ciência que se baseia na observação de corpos celestes, a partir da determinação de distâncias e variações das distâncias entre a superfície da Terra e satélites ou entre satélites, é denominada:
Geodésia Física.
Geodésia Geométrica.
Geometria Celeste.
Geodésia Euclidiana.
Geodésia Celeste.
Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico e altimétrico. Em relação a esta afirmação é INCORRETO afirmar que:
A posição planimétrica dos pontos está relacionada com as coordenadas X e Y.
Planimetria é a representação em um plano de algum espaço, tais como: grupos de edifícios, máquinas ou objetos. Os pontos medidos são projetados sobre uma superfície horizontal de referência; levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo quando for o caso, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça a frente, bem como sua orientação e sua posição relativa (amarração) a pontos materiais variáveis do terreno.
No levantamento altimétrico o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto.
A letra Z corresponde à coordenada cartesiana considerada em levantamentos altimétricos.
migrações internas e formação de bairros periféricos.
alterações ambientais em decorrência da poluição.
mudanças culturais produzidas pela urbanização.
movimentos sociais da luta pela moradia.
Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.
Quanto maior a diferença de pressão a uma determinada distância horizontal, maior a força de gradiente de pressão e, consequentemente, mais forte o vento. A força de gradiente de pressão atua perpendicularmente às isóbaras na direção de baixa para alta pressão.
Com relação à organização do território brasileiro, analise.
I. Durante os primeiros quatro séculos, a área de domínio português, e depois brasileiro, foi se ampliando com a conquista dos sertões, a ultrapassagem da linha de Tordesilhas, a presença cada vez mais ampla na bacia Amazônica, a remodelação das fronteiras na bacia do Prata e a conquista do Acre, o que estabeleceu os lineamentos definitivos do mapa do país.
II. O Brasil dispõe de um território fisiograficamente homogêneo, com uma homogeneidade de sistemas naturais.
III. A conquista da terra por atividades econômicas modernas, por meio dos chamados ciclos da economia, mostra a escolha, em cada momento, de áreas diversas de implantação. De início é, sobretudo, o litoral que é ocupado, seguindo-se vagas de expansão às diversas frentes pioneiras. Mas somente na segunda metade do século XX que o território pode ser considerado completamente apropriado, ainda que subsistiam descontinuidades principais na região Amazônica.
IV. Observa-se que a formação socioterritorial brasileira se deu por uma homogeneidade de lógicas econômicas, demográficas e políticas.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, IV
I, III
II, III
Uma área urbana, em um mapa temático:
I. Deve ser representada por um símbolo, pois áreas urbanas não fazem parte da legenda propriamente dita do mapa. II. Deve ser sempre representada pela cor preta, pois é uma norma do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE). III. As capitais de Estado não devem ter representação mais destacada do que as sedes municipais, pois tal representação leva a indícios de hierarquização política e administrativa em produtos científicos. Assinale a opção correta.Todas estão corretas.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão incorretas.
A determinação das coordenadas de pontos na superfície terrestre e a descrição do campo de gravidade externo envolvem três superfícies: a superfície física da Terra, a superfície geoidal e a superfície elipsoidal. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Geoide é a forma geométrica limitada pela superfície física da Terra.
Vertical de um ponto (V) é a linha de força do campo de gravidade da Terra real que passa pelo ponto e é a tangente à linha de força no ponto considerado.
A normal de um ponto (n) é a linha de força do campo de gravidade do geoide normal que passa pelo ponto.
A Superfície Física da Terra (SF) é a superfície limitante do elipsoide adotado.
A Superfície Elipsoidal (SE) é a equipotencial limitante do geoide adotado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...