Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Solos e Relevos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Quanto a esse contexto, é correto afirmar que os textos
não têm relação uma vez que o primeiro mostra um esquema de uso correto de solo de áreas íngremes e o segundo trata do surgimento de voçorocas, crateras provocadas apenas pelas chuvas fortes sobre terrenos planos e argilosos como os do Centro-Oeste do Brasil.
se complementam, pois evidenciam a erosão pluvial em áreas de relevo acidentado e solos litólicos lateríticos, arenosos e profundos, com grande incidência de chuvas. Trata-se de um contexto único que ocorre na região Centro-Oeste, onde não há meteorização intensa.
têm íntima relação uma vez que abordam o uso incorreto do solo, o que poderá ocasionar a perda de milhares de toneladas desse recurso, sobretudo em consequência do intemperismo químico, associado ao desgaste, transporte e acúmulo de sedimentos.
abordam o uso incorreto do solo que pode levar à formação de voçorocas, uma vez que, sendo provocadas pelas chuvas, um fator natural, o movimento de massas é inevitável em áreas planas, de climas quentes e com alto índice de pluviosidade, como o estado de Goiás.
A Revolução técnica científica industrial, especialmente nos séculos XIX e XX, no pleno desenvolvimento dos meios de produção industrial, com a urbanização, possibilitou um ganho significativo como a ampliação do mercado de consumo, avanços tecnológicos, elevação do nível de renda, produzindo uma forte migração do campo para a cidade nos países de economia mais desenvolvida. Ao longo do tempo, os efeitos disso foram a elevação do nível educacional e de renda e a desaceleração do crescimento demográfico. Nos espaços como o Brasil, onde as políticas de desenvolvimento industrial são recentes, a vinda de mão de obra repentina do campo devido à sua mecanização, a partir da década de 70, levaram às cidades um crescimento demográfico intenso. O êxodo rural foi acelerado, entretanto não acompanhado de infraestrutura, produzindo poluição ambiental gerada por
I. resíduos domésticos inorgânicos como plásticos, vidros que não são biodegradáveis e que são problemáticos por causarem elevado volume, além do desperdício que é gerado. Intensifica-se o problema, pois um número cada vez maior de pessoas migra para as cidades. Parte dos resíduos é incinerada, outra vai para aterros sanitários e usinas de compostagem para ser reciclada. II. resíduo ou lixo hospitalar que é incinerado, segue para aterros sanitários e nunca pode ser reciclado. III. resíduos domésticos orgânicos que representam mais de 60% do volume total proveniente de alimentos e papéis higiênicos. São biodegradáveis que na usina de compostagem transformam lixo orgânico em adubo. Quando incinerado, produz intensa poluição do ar lançando monóxido de carbono na atmosfera e material particulado. Quando depositado em aterros sanitários, produz gás metano que pode ser aproveitado como fonte energética. IV. resíduos industriais produzidos pelas atividades de transformação e que liberam grandes quantidades de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Os gasosos são gases tóxicos monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, afetando a qualidade do ar; os líquidos que não são reaproveitáveis por não haver tecnologia viável ou muito cara e os sólidos como os plásticos, derivados do petróleo que não são biodegradáveis. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos fenômenos climáticos.
Na região Nordeste do Brasil, é possível distinguir três macrorregimes pluviométricos distintos: o do norte, com picos dos índices de pluviosidade entre os meses de fevereiro a abril; o do sul, com chuvas mais intensas entre novembro e fevereiro; e o da costa leste do Nordeste, com precipitação mais intensa entre os meses de maio a julho.
a recusa, pelos países ricos, de considerar seus subsídios agrícolas como prática comercial desleal.
o retorno da Guerra Fria, com a formação de governos com tendências socialistas.
o aumento das tendências colonialistas dos países do Norte contra os países do Sul.
a recusa, pelos países mais pobres, em continuar pagando suas dívidas com os países ricos.
a total integração dos países, promovida pela democratização da internet e das telecomunicações.
as barreiras culturais à expansão das telecomunicações no interior da África e da América do Sul.
o fim das fronteiras, pois a internet permite a comunicação total, em qualquer lugar do mundo.
a desigual distribuição no acesso às modernas redes de telecomunicações, como a internet.
O desenvolvimento e as transformações que o modo capitalista de produção introduziu na sociedade atual, uma nova organização espacial mundial que se estrutura na formação dos grandes conglomerados capitalistas, as multinacionais, expressão do monopólio do capitalismo mundial. A presença desses conglomerados estava intimamente relacionada com a reconstrução do pós-guerra e a reorganização das economias e se fundamentavam
I. em movimentos internacionais de capitais investimentos diretos dos monopólios empresariais em suas filiais, subsidiárias e diferentes formas de associação no exterior. II. na produção capitalista internacional que representa os monopólios da pesquisa, da tecnologia adicionados a fluxos de capitais internacionais, e que incorpora também a mão de obra de muitos países. III. na existência de ações de governos em nível internacional intervenção do Estado na economia e na definição de projetos de cooperação internacional, como as supranacionais ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial. IV. no sistema financeiro internacional integrado por meio de um mercado internacional de capitais, como Bolsas de Valores (Nova Iorque, Tóquio, Londres, Paris, Frankfurt, São Paulo, Milão). Esse sistema articulado e combinado resulta, contraditoriamente, na base da formação do mercado mundial. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a oficina do mundo, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se
a exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos.
o moderno sistema de produção agrícola, desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para a exportação.
a especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada.
criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações.
os países ricos, assim como os pobres, estão sofrendo devido à crise econômica atual: os ricos, por falta de empregos; os pobres, pela queda nas importações de alimentos.
os problemas econômicos são distintos nos países ricos e pobres: nos países ricos, são causados por protestos sociais, enquanto, nos pobres, por problemas naturais.
a divisão do mundo entre o Norte rico e o Sul pobre, apesar da crise econômica que afeta a Europa, ainda permanece, principalmente em relação aos países da Ásia.
o crescimento demográfico explosivo é a razão dos problemas econômicos na África, causando fome e doenças, enquanto na Europa é a falta de mão de obra devido à baixa natalidade.
Leia o trecho abaixo para responder às questões 27 e 28.
O solo é um dos recursos naturais não renováveis mais importantes e sua degradação tem sido observada desde o início das civilizações. A presença de matéria orgânica é um dos indicadores importantes de sua qualidade e produtividade. Dentro dos ecossistemas, o solo é considerado mais complexo que a água e o ar que são diretamente consumidos pelos animais. O solo, em diferentes escalas, está sujeito a modificações pela ação do homem. No Brasil, tem participação efetiva na formação dos Domínios Morfoclimáticos.Estes solos são naturalmente pobres em nutrientes devido à sua origem associada a depósitos sedimentares antigos. Possui baixa fertilidade. Suas espécies típicas só se desenvolvem em solos ácidos extremamente pobres. Sua formação é controlada pela composição do solo mais do que por qualquer outro fator. São deficientes em nutrientes e com altas concentrações de alumínio. A descrição acima se refere
ao Cerrado.
à Caatinga.
à Mata Araucária.
aos Pampas.
Com base nos dados do mapa, o valor da produção de animais de grande porte é mais elevado na seguinte unidade da federação:
Pará.
Paraná.
Mato Grosso.
Mato Grosso do Sul.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...