Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
China e Nepal.
Rússia e Ucrânia.
Índia e Paquistão.
Coreia do Sul e Tailândia.
Geografia - Solos e Relevos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Ao longo da sua existência, o homem tem se utilizado do saber científico e das invenções tecnológicas na tentativa de melhor compreender os fenômenos naturais que se manifestam na superfície terrestre e suas consequências para a vida humana. No que diz respeito aos movimentos do interior da Terra, os estudos revelaram os processos que originaram a estrutura geológica do planeta, suas formas de relevo e a ocorrência de fenômenos como o vulcanismo e os abalos sísmicos. Segundo Jurandyr Ross as peculiaridades da margem continental revelam a ocorrência ou não de dobramentos e vulcanismo. A esse respeito o autor afirma que
não há fossas submarinas, na margem continental no oceano Atlântico, ou atividades vulcânicas e não há relevos montanhosos nas áreas emersas. Já na margem continental do pacífico, a presença de fossas submarinas e atividades vulcânicas justificam a presença de cordilheiras e ilhas vulcânicas.
as rochas que sustentam a crosta oceânica são menos densas e mais antigas do que as rochas da crosta continental o que leva os fundos oceânicos a mergulharem sob a superfície continental e, como resultado, tem-se a formação de montanhas e áreas com grande atividade tectônica, com a ocorrência de terremotos.
encontram-se, na margem continental no oceano Atlântico, fossas submarinas e, por essa razão, percebe-se, na parte emersa, a presença de grandes cadeias montanhosas e forte ocorrência de vulcanismo e terremotos.
o oceano Pacífico continua se estendendo enquanto o Atlântico está diminuindo de extensão, o que explica a formação de grandes cadeias montanhosas no assoalho do oceano Pacífico com a ocorrência de ilhas vulcânicas, como os arquipélagos do Japão e da Indonésia.
Leia o trecho abaixo para responder às questões 27 e 28.
O solo é um dos recursos naturais não renováveis mais importantes e sua degradação tem sido observada desde o início das civilizações. A presença de matéria orgânica é um dos indicadores importantes de sua qualidade e produtividade. Dentro dos ecossistemas, o solo é considerado mais complexo que a água e o ar que são diretamente consumidos pelos animais. O solo, em diferentes escalas, está sujeito a modificações pela ação do homem. No Brasil, tem participação efetiva na formação dos Domínios Morfoclimáticos.Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
______________, as matas são secas, abertas e se desenvolvem em clima de estação de chuvas bem marcadas. As matas são ricas em espécies que se desenvolvem em um solo fértil que pode ser arenoso ou pedregoso (litossolos).Nos Pampas
Na Caatinga
No Cerrado
Na Mata Araucária
Analise a anamorfose a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o título da representação.
Participação no PIB.
Renda per capita.
População absoluta.
Produção industrial.
a recusa, pelos países ricos, de considerar seus subsídios agrícolas como prática comercial desleal.
o retorno da Guerra Fria, com a formação de governos com tendências socialistas.
o aumento das tendências colonialistas dos países do Norte contra os países do Sul.
a recusa, pelos países mais pobres, em continuar pagando suas dívidas com os países ricos.
Internacionalização, a multinacionalização e a mundialização são fenômenos integralmente conectados. São expressões da transformação do capitalismo industrial e financeiro voltados para a economia mundial. Essas alianças surgem para integrar novas tecnologias, estar presentes na gestão de custos crescentes em pesquisa e desenvolvimento, gerenciarem os custos crescentes em pesquisa e desenvolvimento, estar atento ao pequeno ciclo de vida útil dos produtos e à relativa escassez de pessoal altamente qualificado nos países industrializados. A respeito de seus conceitos, analise as assertivas abaixo.
I. A Mundialização é um fenômeno novo na economia. É formado por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços. II. A Multinacionalização origina-se do processo de transformação das empresas nacionais em empresas internacionais e multinacionais através da expansão por diferentes países via abertura de filiais, aquisições, fusões, associações. III. A Internacionalização decorre dos processos de evolução dos diferentes setores industriais a partir de uma crescente integração dos fluxos de conhecimentos técnicos, matérias primas, bens intermediários, produtos e serviços finais através de diversos países do mundo. IV. A Tecnologia é o conceito utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio, com o fim de satisfazer às necessidades humanas. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja. Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.
Cultura produzida em escala comercial e dominante na Zona da Mata nordestina.
Cultura produzida em pequenas propriedades e, principalmente, para o mercado interno.
Cultura de subsistência, produzida, principalmente, na região Centro-Oeste do país.
Cultura produzida por grandes empresas rurais e destinada, principalmente, ao mercado externo.
demonstra a preocupação dos governos estaduais com a proteção ao meio ambiente, através da geração de novas tecnologias de produção agropecuária.
revela aspecto do processo de modernização do campo brasileiro, que se acelerou justamente na década de 1970, com a formação de complexos agroindustriais.
explica como, apesar das políticas neoliberais na década de 1990, a presença do Estado ainda é forte no campo brasileiro, em virtude dos muitos projetos de reforma agrária em andamento.
esclarece o atraso tecnológico e econômico do campo brasileiro, mesmo nos estados mais ricos, em razão da fraca relação com a indústria e a baixa utilização de produtos como tratores.
Levando-se em conta a estrutura agrária no Brasil e as relações de produção e de trabalho no campo, analise as assertivas abaixo.
I. A escravidão foi a primeira forma generalizada de relação de trabalho no campo brasileiro e, associado com este, desenvolveu-se o trabalho familiar camponês. No período da expansão cafeeira, ocorreu também a passagem do trabalho escravo para o colonato. A colonização oficial do Sul e sua ocupação também se realizaram com trabalhadores camponeses. II. Frequentemente, o processo de expropriação da terra ocorre de forma absoluta. O aumento do número de posseiros revela que uma parte do campesinato expropriado recusa a proletarização e por meio da posse quer reconquistar o espaço para a continuidade do trabalho familiar camponês. III. 20% dos produtores do campo estão em luta aberta pela garantia da posse da terra como meio de produção necessária e fundamental ao trabalho familiar camponês. IV. Na expansão das relações de trabalho assalariado, ocorre também a expansão de relações de trabalho não capitalistas, como o caso da parceria ou o trabalho familiar do posseiro. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O processo de urbanização gera uma grande quantidade de impactos ambientais. Uma avenida, por exemplo, causará impacto tanto na fase de construção como de operação, tais como: (1) impermeabilização do solo, (2) produção de ruído, (3) poluição atmosférica por gases automotivos, (4) instalação de estabelecimentos comerciais às suas margens, (5) criação de empregos. Dentre esses cinco impactos citados,
o impacto (1) ocorrerá nas fases de construção e operação.
os impactos (2) e (3) ocorrerão apenas na fase de operação.
os impactos (1) e (2) são negativos e indiretos.
o item (5) não pode ser considerado impacto.
os itens (4) e (5) não podem ser considerados impactos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...