Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Passa de três dezenas o número de regiões metropolitanas brasileiras, nas quais se concentram mais de um terço dos domicílios urbanos e cerca de 30% da população. Estudos mostram que nas grandes cidades o número de habitantes tende a reduzir-se ou estagnar, ao tempo em que o inchaço populacional se transfere para as cidades conurbadas ao redor.
Leia o texto abaixo, extraído do livro Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. (HAESBAERT, R. (org). Rio de Janeiro: EdUFF, 1998. p. 18-20)
Sobre o quadro geral da conjuntura econômica mundial contemporânea denominada Globalização, responda: assinale V (verdadeiro) para o(s) fator(es) capaz(es) de explicar, direta ou indiretamente, a situação abordada no texto acima, e F (falso) para o(s) fator(es) que não é (são) capaz(es) de explicar:
I Apesar da diminuição relativa da produção industrial, principalmente nos setores da microeletrônica, da informática e da robótica, a expansão do meio técnico-científico e informacional vem possibilitado a transnacionalização das relações econômicas.
II Os avanços científicos estão criando um novo padrão de distribuição de capital e trabalho em nível global. As possibilidades de alocação de investimentos e empregos ligamseligamse diretamente às vantagens locacionais oferecidas pelos lugares.
III Os avanços tecnológicos estão criando uma nova geografia industrial, apoiada na concentração dos processos produtivos em fases e em lugares restritos do espaço mundial, perdendo totalmente a rentabilidade e a eficiência dos negócios.
IV Na 3ª Revolução Industrial, o tempo entre qualquer inovação e sua difusão entre forma de mercadorias ou de serviços é muito lento, ou seja, é cada vez maior a questão das limitações espaciais impostas pela distância e infraestrutura.
Assinale a sequência correta, considerando os fatores de cima para baixo:
V V F F
F V F V
F V F F
F F F V
F F V F
Considerando o texto, analise as assertivas abaixo.
I. O Sudão do Sul é o mais novo país da África e do mundo, conquistando sua independência em julho passado em um referendo realizado em 7 de fevereiro de 2011, em que 98% da população aprovou a separação com o Sudão. II. O Sudão do Sul realiza extração de petróleo, mas é uma das nações mais pobres do mundo. III. A escassez de alimentos no Sudão e os confrontos com o Sudão do Sul levaram a migração de 500.000 sudaneses para o Sudão do Sul. IV. No Sudão, predomina a religião muçulmana, enquanto que, no Sudão do Sul, predomina a religião cristã e animista. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
No contexto da globalização, ocorreram em várias partes do mundo processos de integração entre países e formação de blocos econômicos. Sobre os blocos é correto afirmar que
o Mercosul reúne o maior número de países e tem se destacado pela grande participação no comércio mundial de automóveis.
o Nafta está praticamente extinto porque o México, um de seus fundadores, tem priorizado fazer comércio com os países da América Latina.
a Apec tem revisto seus objetivos de reunir os países asiáticos devido à forte interferência da Índia, principal país exportador do bloco.
a Comunidade Andina de Nações tem apresentado forte destaque no comércio mundial, nesta década, desde o ingresso do Brasil e da Argentina.
a União Europeia é o mais antigo e, atualmente, alguns de seus membros, como a Grécia passa por sérios problemas econômico-financeiros.
ao predomínio do clima mediterrâneo, que dá o aspecto europeu tanto à paisagem vegetal quanto aos tipos de construções.
às águas frias do oceano Pacífico, que alteram o clima regional, tornando-o temperado e frio mesmo nas proximidades do Equador.
à presença da Cordilheira dos Andes, que por sua vez é resultado do choque entre duas placas tectônicas.
ao embasamento geológico, formado por rochas antigas, muito resistentes, que dão ao relevo do país o aspecto montanhoso.
Considerando o mundo árabe e muçulmano, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1
1. Esforço interior e individual do fiel para tornar-se uma pessoa melhor, empreendimento religioso de difusão da fé verdadeira.
2. Nacionalismo que nega a existência de diferentes nações árabes.
3. Política deve se amoldar à religião.
4. Comunidade mundial dos muçulmanos, que se submetem a Alá e voluntariamente obedecem aos preceitos do Corão.
Coluna 2
( ) Umma.
( ) Fundamentalismo islâmico.
( ) Pan arabismo.
( ) Jihad.
1/ 2/ 3/ 4
4/ 3/ 2/ 1
1/ 2/ 4/ 3
2/ 3/ 1/ 2
da região amazônica, onde são comuns as inundações periódicas.
do oeste dos Estados Unidos: a produção no sistema dry-farming.
do sudeste asiático: a agricultura em terraços ou de jardinagem.
da região andina, favorecida pela grande pluviosidade local.
A Cartografia possui uma linguagem universal-visual, ao utilizar-se de um conjunto de símbolos compreensíveis por todos. Todo mapa, por mais detalhado que seja, é uma simplificação da realidade, tendo necessidade de se utilizar de símbolos, para auxiliar na sua interpretação. A este respeito, correlacione os símbolos e seus respectivos conceitos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1
1. Convencionais.
2. Simbólicos.
3. Pictogramas.
4. Ideograma.
5. Regular.
Coluna 2
( ) Repetição de um símbolo sobre uma superfície delimitada.
( ) Símbolo representativo de uma ideia.
( ) Símbolos figurativos de fácil reconhecimento.
( ) Sinais que evocam lugares facilmente reconhecidos.
( ) Esquemas em posição real, muito pequenos para projeções.
1/ 2/ 3/ 4/ 5
5/ 4/ 3/ 2/ 1
3/ 2/ 1/ 4/ 5
2/ 1/ 3/ 4/ 5
superúmidos.
subúmidos.
de transição.
subequatoriais.
equatoriais continentais.
Sobre cartografia, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A representação gráfica é uma linguagem de comunicação visual monossêmica, de difuso significado, buscando uma observação eventual de relações que existem entre os signos com ambiguidades. ( ) Os fundamentos da cartografia temática estão relacionados à cartografia clássica. Tanto a topografia quanto a temática trata de visões do mundo historicamente sucessivas. ( ) A Cartografia temática ganha impulso no final do século XIX durante a fase conhecida como Imperialismo. Nesse momento, as grandes potências necessitavam de um inventário cartográfico preciso das regiões a serem conquistadas e exploradas. ( ) Nos dias de hoje, a Cartografia temática transformou-se em um Sistema de Informação Geográfica a fim de coletar, armazenar, recuperar, analisar e apresentar informações sobre os lugares, ao longo do tempo.V/ V/ F/ V
F/ V/ V/ V
V/ F/ V/ F
F/ V/ F/ V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...