Lista completa de Questões de Geografia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento.
(Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998)
Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação
a paisagem.
a região.
o território.
o lugar.
a sociedade.
Leia o texto abaixo.
Assinale a alternativa que apresentava correta e respectivamente um exemplo de oposição entre "ensino produtivo" e "ensino reprodutivo".
Produção de maquetes – Construção de mapas.
Compreensão da realidade – Memorização de textos.
Leitura de jornais – Produção de textos.
Observação de percurso casa-escola – Uso de material audiovisual.
Trabalhos em equipes – Trabalhos individuais.
Um exemplo de danos ambientais provocados pela monocultura mecanizada é:
mudanças climáticas regionais, que afetam o regime dos rios e o abastecimento de água.
diminuição do processo de intemperismo físico, necessário para a formação dos solos.
aumento da biodiversidade em função da proliferação de insetos e fungos.
utilização de produtos químicos, como inseticidas e fungicidas, prejudiciais à saúde do homem.
compactação dos solos em áreas inclinadas, devido ao uso intensivo de máquinas.
Uma análise comparativa do ambiente de grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos permite concluir que, nesses últimos, os problemas ambientais urbanos são
maiores, pois implicaram na destruição de extensas áreas florestais.
menores, pois há menos indústrias e automóveis.
maiores, pois são agravados pela miserabilidade da população.
menores, pois a quantidade de resíduos domésticos é pequena.
menores, pois não apresentam "ilhas de calor".
Atualmente, um dos principais aspectos da urbanização brasileira refere-se ao crescimento da maioria das regiões metropolitanas. Dentre os fatores que explicam esse fenômeno destacase, provavelmente,
o aumento das migrações inter-regionais.
a modernização agrícola no Centro-Sul.
o controle da natalidade como reflexo de políticas públicas.
a descentralização do processo de industrialização.
a estagnação da economia durante a década de 1990.
Dentre as causas do crescente desequilíbrio regional Sudeste-Nordeste no Brasil, a partir da década de 1950, pode-se destacar
a formação de "arquipélagos" econômicos que tornaram as duas regiões auto-suficientes, dificultando as trocas comerciais.
o crescimento populacional mais intenso no Sudeste no início do século XX, ainda como repercussão da imigração européia.
a concentração da economia nordestina no setor de exploração e refino de petróleo, inibindo o desenvolvimento industrial regional.
o predomínio, no Nordeste, da agricultura canavieira de subsistência, de menor rendimento que a moderna agricultura do Sudeste.
a maior presença, no Sudeste, de empresas multinacionais, principalmente, as indústrias de bens de consumo duráveis.
Em geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características:
I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado.
II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos.
III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos.
IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas.
Estão corretas SOMENTE as características
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Citando exemplos de cidades brasileiras que se enquadram na situação descrita, o autor destaca além de São Paulo as cidade de
Cuiabá e Curitiba, ambas situadas em áreas de planaltos já bastante dissecados e, facilmente, cortados por eixos rodo-ferroviários.
Belém e Recife, devido à situação de porto e estuário de duas bacias fluviais que fazem a ligação com os respectivos e vastos hinterlands.
Porto Alegre e Campo Grande, devido à situação de pólos concentradores da produção agropecuária de vasta região com forte presença de imigrantes.
Salvador e Belo Horizonte, uma no litoral e outra no planalto, mas ambas cidades que aglutinaram, desde o período colonial funções comerciais e administrativas.
Florianópolis e São Luís situadas em ilhas o que lhes garantiu amplas possibilidades de tornarem-se entrepostos comerciais agroexportadores.
No Brasil, a introdução do grande capital no campo promoveu um intenso processo de modernização da agricultura brasileira responsável, dentre outros fatos
pela ampliação das áreas monocultoras o que favorece o desenvolvimento de grande quantidade de espécies invasoras, pragas que proliferam rapidamente.
pelo crescente aumento do número de trabalhadores permanentes, o que modificou as condições de vida de parte significativa da população rural.
pela importação de modelos agrícolas criados em áreas temperadas facilmente adaptados às nossas condições de tropicalidade.
pela ampliação da policultura e do sistema de jardinagem que racionalizam a ocupação do solo que se torna menos propenso aos processos erosivos.
pela introdução de maquinário pesado que dificulta o processo de lixiviação dos solos e conserva sua fertilidade natural, reduzindo o emprego de fertilizantes.
A autora refere-se à forma que toma o ensino na Geografia
crítica.
regional.
quantitativa.
tradicional.
escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...