Questões de Geografia do ano 2004

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A observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento.

(Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998)

Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação

  • a.

    a paisagem.

  • b.

    a região.

  • c.

    o território.

  • d.

    o lugar.

  • e.

    a sociedade.

Leia o texto abaixo.

Assinale a alternativa que apresentava correta e respectivamente um exemplo de oposição entre "ensino produtivo" e "ensino reprodutivo".

  • a.

    Produção de maquetes – Construção de mapas.

  • b.

    Compreensão da realidade – Memorização de textos.

  • c.

    Leitura de jornais – Produção de textos.

  • d.

    Observação de percurso casa-escola – Uso de material audiovisual.

  • e.

    Trabalhos em equipes – Trabalhos individuais.

Um exemplo de danos ambientais provocados pela monocultura mecanizada é:

  • a.

    mudanças climáticas regionais, que afetam o regime dos rios e o abastecimento de água.

  • b.

    diminuição do processo de intemperismo físico, necessário para a formação dos solos.

  • c.

    aumento da biodiversidade em função da proliferação de insetos e fungos.

  • d.

    utilização de produtos químicos, como inseticidas e fungicidas, prejudiciais à saúde do homem.

  • e.

    compactação dos solos em áreas inclinadas, devido ao uso intensivo de máquinas.

Uma análise comparativa do ambiente de grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos permite concluir que, nesses últimos, os problemas ambientais urbanos são

  • a.

    maiores, pois implicaram na destruição de extensas áreas florestais.

  • b.

    menores, pois há menos indústrias e automóveis.

  • c.

    maiores, pois são agravados pela miserabilidade da população.

  • d.

    menores, pois a quantidade de resíduos domésticos é pequena.

  • e.

    menores, pois não apresentam "ilhas de calor".

Atualmente, um dos principais aspectos da urbanização brasileira refere-se ao crescimento da maioria das regiões metropolitanas. Dentre os fatores que explicam esse fenômeno destacase, provavelmente,

  • a.

    o aumento das migrações inter-regionais.

  • b.

    a modernização agrícola no Centro-Sul.

  • c.

    o controle da natalidade como reflexo de políticas públicas.

  • d.

    a descentralização do processo de industrialização.

  • e.

    a estagnação da economia durante a década de 1990.

Dentre as causas do crescente desequilíbrio regional Sudeste-Nordeste no Brasil, a partir da década de 1950, pode-se destacar

  • a.

    a formação de "arquipélagos" econômicos que tornaram as duas regiões auto-suficientes, dificultando as trocas comerciais.

  • b.

    o crescimento populacional mais intenso no Sudeste no início do século XX, ainda como repercussão da imigração européia.

  • c.

    a concentração da economia nordestina no setor de exploração e refino de petróleo, inibindo o desenvolvimento industrial regional.

  • d.

    o predomínio, no Nordeste, da agricultura canavieira de subsistência, de menor rendimento que a moderna agricultura do Sudeste.

  • e.

    a maior presença, no Sudeste, de empresas multinacionais, principalmente, as indústrias de bens de consumo duráveis.

Em geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características:

I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado.

II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos.

III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos.

IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas.

Estão corretas SOMENTE as características

  • a.

    I e II.

  • b.

    I e III.

  • c.

    I e IV.

  • d.

    II e III.

  • e.

    III e IV.

Citando exemplos de cidades brasileiras que se enquadram na situação descrita, o autor destaca além de São Paulo as cidade de

  • a.

    Cuiabá e Curitiba, ambas situadas em áreas de planaltos já bastante dissecados e, facilmente, cortados por eixos rodo-ferroviários.

  • b.

    Belém e Recife, devido à situação de porto e estuário de duas bacias fluviais que fazem a ligação com os respectivos e vastos hinterlands.

  • c.

    Porto Alegre e Campo Grande, devido à situação de pólos concentradores da produção agropecuária de vasta região com forte presença de imigrantes.

  • d.

    Salvador e Belo Horizonte, uma no litoral e outra no planalto, mas ambas cidades que aglutinaram, desde o período colonial funções comerciais e administrativas.

  • e.

    Florianópolis e São Luís situadas em ilhas o que lhes garantiu amplas possibilidades de tornarem-se entrepostos comerciais agroexportadores.

No Brasil, a introdução do grande capital no campo promoveu um intenso processo de modernização da agricultura brasileira responsável, dentre outros fatos

  • a.

    pela ampliação das áreas monocultoras o que favorece o desenvolvimento de grande quantidade de espécies invasoras, pragas que proliferam rapidamente.

  • b.

    pelo crescente aumento do número de trabalhadores permanentes, o que modificou as condições de vida de parte significativa da população rural.

  • c.

    pela importação de modelos agrícolas criados em áreas temperadas facilmente adaptados às nossas condições de tropicalidade.

  • d.

    pela ampliação da policultura e do sistema de jardinagem que racionalizam a ocupação do solo que se torna menos propenso aos processos erosivos.

  • e.

    pela introdução de maquinário pesado que dificulta o processo de lixiviação dos solos e conserva sua fertilidade natural, reduzindo o emprego de fertilizantes.

A autora refere-se à forma que toma o ensino na Geografia

  • a.

    crítica.

  • b.

    regional.

  • c.

    quantitativa.

  • d.

    tradicional.

  • e.

    escolar.

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