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"A sociedade tecnológica, baseada nas possibilidades de informação e comunicação da mídia, caracteriza-se por uma articulação global do mercado econômico mundial e por suas mudanças significativas na natureza do trabalho e sua organização, na produção e no consumo de bens. Mas é sobretudo no papel atribuído ao conhecimento científico e às novas tecnologias e nas formas de acesso, aquisição e utilização dessas informações que é possível observar os novos fatores de mudança e de dinamismo econômico social". (SEED/MEC: TV na escola e os desafios de hoje. Brasília, 2002 p. 16). Na sociedade tecnológica, a escola pode contribuir para:
Incutir na criança e no adolescente o hábito de assistir TV, pois não têm acesso a ela em seus lares.
Introduzir no cotidiano uso de computadores, pois estes fazem parte da rotina de toda criança e adolescente.
Facilitar o uso e o domínio das tecnologias.
Formar cidadãos autônomos e conscientes, organizando experiências nas quais os alunos possam trabalhar sua postura crítica diante da massa de informações e mensagens que os bombardeiam.
Segundo Castrogiovanni (2000), a cartografia, que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície terrestre, oferece ao professor a possibilidade de se trabalhar em três níveis:
Representação, projeção, escala.
Olhar espacial, escala cartográfica, escala geográfica.
Análise, correlação, síntese.
Análise, comparação, olhar espacial.
A passagem da planície para o planalto em Santa Catarina é realizada através de escarpas recobertas de densa vegetação. Essas escarpas, bem como as lindas paisagens que formam, podem ser apreciadas em algumas rodovias do Estado. (Jr, Bettes Hamilton. Espaço Geográfico: Santa Catarina. p.48). Como exemplo dessas belezas citamos as estradas:
Dona Francisca, ligando Joinville a São Bento do Sul e Rio do Rastro, que liga Lauro Muller a Bom Jardim da Serra.
BR101, litoral do estado e BR116 no planalto serrano.
Serra do Corvo e BR101.
BR116 no planalto serrano e a rodovia 282.
Para que a visão do futuro, almejada pelo Plano Estratégico do Governo do Estado da Bahia, tendo em conta seu papel no processo de planejamento estratégico e objetivando evitar os inconvenientes de indicadores múltiplos, nas medições comparativas foi eleito o índice de
Desemprego.
Qualidade da Educação.
Violência.
Criminalidade.
Desenvolvimento Humano.
Trabalhando com problemas ambientais urbanos, o professor de geografia apresenta a seguinte paisagem para ser discutida pelos alunos.
Durante as discussões, o professor deve garantir que os alunos possam inferir que
a ocupação das várzeas dos rios é um fenômeno tipicamente brasileiro, conhecendo-se previamente os riscos de inundação.
a cidade de São Paulo, cortada por rios, têm as nascentes em áreas elevadas constantemente erodidas e sofrem os efeitos do assoreamento à jusante.
o forte desenvolvimento urbano da capital promoveu o rápido crescimento de ruas e avenidas cujo asfaltamento impermeabiliza os solos.
a deficiência de rede de esgotos e água tratada gera sérios problemas ambientais nas áreas periféricas da capital paulista.
o fato de a capital paulista ultrapassar a casa dos 10 milhões de habitantes gera uma condição de superpovoamento, e portanto, más condições de vida.
No Brasil, dentre os fatores que levaram à degradação ambiental, a partir dos anos de 1960, pode-se destacar:
a planificação daquele período que analisava as regiões sob o ponto de vista ecológico-holístico mas não econômico.
a adoção de políticas conservacionistas que não se compatibilizavam com a realidade de um país capitalista.
a ausência de uma planificação setorial uma vez que se tentou analisar o ambiente sob a ótica interdisciplinar.
as teorias econômicas que priorizavam a maximização dos lucros em detrimento da renovação dos recursos.
a inclusão do homem no ecossistema, o que dificultava a participação da sociedade nas tomadas de decisão sobre o meio ambiente.
O professor de Geografia utiliza a charge abaixo para discutir alguns conteúdos relacionados à população brasileira.
Durante as discussões o professor deve garantir que os alunos possam levantar as seguintes hipóteses:
I. A tecnologia empregada na industrialização foi um dos fatores que permitiu incorporar uma quantidade de força de trabalho suficiente para diminuir efetivamente o número de inativos.
II. A modernização da economia brasileira significou melhor redistribuição da população ativa entre os diferentes setores de atividade.
III. Conhecer estatisticamente o número de empregados e desempregados em uma região não garante compreender a complexidade socioeconômica na qual vive a sociedade.
Está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
II.
III.
Ao discutir o fenômeno da migração, Damiani (1998) apresenta as afirmações abaixo.
I. Tanto as migrações internacionais como as migrações internas comprovam o processo de expropriação e de exploração que marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil.
II. A migração rural-urbana, quando teve um caráter mais permanente criou a expectativa de que, na cidade, o migrante teria um emprego, que permanentemente, o reproduziria na condição de trabalhador.
III. Não há como associar a migração ao processo de desenvolvimento capitalista. O primeiro é um fenômeno demográfico; o segundo é eminentemente político e econômico. Está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
I e II.
II.
II e III.
III.
Considere as afirmações sobre os mapas.
I. Os mapas resultam da redução da área representada, a qual é definida por uma proporção expressa na escala.
II. Os mapas são produzidos a partir da definição de uma malha de coordenadas que garantem a localização precisa de qualquer ponto da Terra.
III. No mapa, podem aparecer diversas perspectivas; assim pode-se observar objetos rebatidos, desdobrados, vistos a 90° ou a 45°.
IV. O mapa admite o uso de convenções ou representações pictóricas com predomínio de equivalentes analógicos.
Estão corretas SOMENTE as características
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
O professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos:
I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço;
II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos.
topológicas - projetivas e euclidianas
topológicas e projetivas - euclidianas
projetivas - topológicas e euclidianas
projetivas e euclidianas - topológicas
euclidianas - projetivas e topológicas
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