Questões de Geografia do ano 2004

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor pede aos alunos que, com base na ilustração abaixo, observem os extratos encontrados em um corte vertical de um terreno.

Nesse caso, os alunos estarão

  • A.

    desenvolvendo uma postura de preservação do solo.

  • B.

    identificando os principais componentes do solo.

  • C.

    conhecendo os parasitas animais que contaminam o solo e prejudicam a saúde.

  • D.

    reconhecendo as camadas do solo.

  • E.

    reconhecendo o trabalho da erosão na formação do solo.

Conforme a experiência apresentada pelo professor em sala, que conteúdos podem ser trabalhados pelos alunos?

Analise as afirmativas abaixo

São corretas apenas as afirmativas

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e V.

  • E.

    II, IV e V.

Leia o texto abaixo.

O professor poderá utilizar a reportagem acima, com seus alunos, em situação de aprendizagem, exceto para

  • A.

    entender a importância da previsão do tempo para as atividades do homem.

  • B.

    reconhecer que o homem altera o seu ambiente.

  • C.

    conhecer alguns poluentes.

  • D.

    relacionar poluição e saúde.

  • E.

    E) desenvolver medidas contra a poluição.

Utilizando a ilustração sobre a organização do sistema solar com seus alunos, o professor pode com esse objeto de estudo ser interdisciplinar nas seguintes áreas e subáreas do conhecimento:

  • A.

    Ecologia, Geografia e Ciências.

  • B.

    Astronomia, Geografia e Ciências.

  • C.

    Astrologia, Meteorologia e Matemática.

  • D.

    Biofísica, Gastronomia e Astrologia.

  • E.

    Eletromagnetismo, Astrologia e Ciências.

Observe, atentamente, a ilustração a seguir, para responder as questões 26 e 27.

O professor poderá utilizar os conteúdos expressos na ilustração acima, em situação de aprendizagem com seus alunos, exceto para

  • A.

    identificar a água em suas diferentes fases.

  • B.

    descobrir que a água é composta de oxigênio e hidrogênio.

  • C.

    dar as características das diferentes fases da água.

  • D.

    conhecer as características de cada mudança de fase ocorrida na água.

  • E.

    identificar as mudanças no estado físico da água em seu dia-a-dia.

Observe, atentamente, a ilustração a seguir, para responder as questões 26 e 27.

A ilustração apresentada acima, no que se refere à troca de água entre a hidrosfera e a atmosfera, permite ao professor trabalhar com seus alunos o conteúdo que expressa

  • A.

    a composição da água.

  • B.

    a densidade da água.

  • C.

    a pressão da água.

  • D.

    o ciclo da água.

  • E.

    as propriedades da água.

"Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço" – define o professor.

Considerando as setas apresentadas na ilustração ao lado, o professor espera que, nesse caso, seus alunos sejam capazes de

  • A.

    perceber as propriedades gerais dos corpos.

  • B.

    perceber e distinguir as propriedades gerais das propriedades específicas dos objetos.

  • C.

    definir matéria, corpo e objeto.

  • D.

    determinar as principais características de cada estado físico-químico da matéria.

  • E.

    conceituar as propriedades gerais da matéria.

Durante muito tempo associou-se a geografia à idéia de uma disciplina neutra, enfadonha, como a ciência que descrevia a Terra. A geografia que concebemos hoje é:

  • A.

    Ciência de síntese, que trabalha com dados das demais ciências.

  • B.

    Ciência que estuda a paisagem.

  • C.

    Espaço geográfico que é produzido e organizado pelo homem, espaço de lutas, de conflitos e de contradições.

  • D.

    Ciência que estuda a individualidade dos lugares, com a descrição dos elementos.

A construção da noção de espaço requer longa preparação, tem início com a vida. O professor deve aproveitar a vivência diária do aluno para este conhecer as relações espaciais e compreender o espaço em que vive. Para a apropriação do conceito de espaço, trabalhamos inicialmente com os conceitos de:

  • A.

    Localização e escala geográfica.

  • B.

    Tempo e espaço.

  • C.

    Escala de análise e escala cartográfica.

  • D.

    Orientação, localização e representação.

O texto de Saramago nos remete a um dos conceitos mais antigos da geografia, a paisagem. Muitos geógrafos afirmavam ser a geografia a ciência da paisagem. Em cada época, o processo social imprime materialidade ao tempo, produzindo assim, formas e paisagens. Nesse contexto as paisagens revelam:

  • A.

    Estrutura social e conformação de lugares, regiões e territórios.

  • B.

    Ambiente natural.

  • C.

    Concepção de meio ambiente.

  • D.

    Preservação natural e desenvolvimento social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...