Lista completa de Questões de Geografia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O professor pede aos alunos que, com base na ilustração abaixo, observem os extratos encontrados em um corte vertical de um terreno.
Nesse caso, os alunos estarão
desenvolvendo uma postura de preservação do solo.
identificando os principais componentes do solo.
conhecendo os parasitas animais que contaminam o solo e prejudicam a saúde.
reconhecendo as camadas do solo.
reconhecendo o trabalho da erosão na formação do solo.
Conforme a experiência apresentada pelo professor em sala, que conteúdos podem ser trabalhados pelos alunos?
Analise as afirmativas abaixo
II e III.
I e IV.
III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
Leia o texto abaixo.
O professor poderá utilizar a reportagem acima, com seus alunos, em situação de aprendizagem, exceto para
entender a importância da previsão do tempo para as atividades do homem.
reconhecer que o homem altera o seu ambiente.
conhecer alguns poluentes.
relacionar poluição e saúde.
E) desenvolver medidas contra a poluição.
Utilizando a ilustração sobre a organização do sistema solar com seus alunos, o professor pode com esse objeto de estudo ser interdisciplinar nas seguintes áreas e subáreas do conhecimento:
Ecologia, Geografia e Ciências.
Astronomia, Geografia e Ciências.
Astrologia, Meteorologia e Matemática.
Biofísica, Gastronomia e Astrologia.
Eletromagnetismo, Astrologia e Ciências.
Observe, atentamente, a ilustração a seguir, para responder as questões 26 e 27.
O professor poderá utilizar os conteúdos expressos na ilustração acima, em situação de aprendizagem com seus alunos, exceto para
identificar a água em suas diferentes fases.
descobrir que a água é composta de oxigênio e hidrogênio.
dar as características das diferentes fases da água.
conhecer as características de cada mudança de fase ocorrida na água.
identificar as mudanças no estado físico da água em seu dia-a-dia.
Observe, atentamente, a ilustração a seguir, para responder as questões 26 e 27.
A ilustração apresentada acima, no que se refere à troca de água entre a hidrosfera e a atmosfera, permite ao professor trabalhar com seus alunos o conteúdo que expressa
a composição da água.
a densidade da água.
a pressão da água.
o ciclo da água.
as propriedades da água.
"Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço" – define o professor.
Considerando as setas apresentadas na ilustração ao lado, o professor espera que, nesse caso, seus alunos sejam capazes de
perceber as propriedades gerais dos corpos.
perceber e distinguir as propriedades gerais das propriedades específicas dos objetos.
definir matéria, corpo e objeto.
determinar as principais características de cada estado físico-químico da matéria.
conceituar as propriedades gerais da matéria.
Durante muito tempo associou-se a geografia à idéia de uma disciplina neutra, enfadonha, como a ciência que descrevia a Terra. A geografia que concebemos hoje é:
Ciência de síntese, que trabalha com dados das demais ciências.
Ciência que estuda a paisagem.
Espaço geográfico que é produzido e organizado pelo homem, espaço de lutas, de conflitos e de contradições.
Ciência que estuda a individualidade dos lugares, com a descrição dos elementos.
A construção da noção de espaço requer longa preparação, tem início com a vida. O professor deve aproveitar a vivência diária do aluno para este conhecer as relações espaciais e compreender o espaço em que vive. Para a apropriação do conceito de espaço, trabalhamos inicialmente com os conceitos de:
Localização e escala geográfica.
Tempo e espaço.
Escala de análise e escala cartográfica.
Orientação, localização e representação.
O texto de Saramago nos remete a um dos conceitos mais antigos da geografia, a paisagem. Muitos geógrafos afirmavam ser a geografia a ciência da paisagem. Em cada época, o processo social imprime materialidade ao tempo, produzindo assim, formas e paisagens. Nesse contexto as paisagens revelam:
Estrutura social e conformação de lugares, regiões e territórios.
Ambiente natural.
Concepção de meio ambiente.
Preservação natural e desenvolvimento social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...