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Considerando os elementos de interpretação de imagens, o elemento forma
Considerando a Carta do Brasil ao Milionésimo, para representar cartograficamente uma carta na escala 1:1.000.000, quantas cartas topográficas na escala 1:250.000 são necessárias?
Em uma carta topográfica, na escala 1:50.000, as coordenadas geográficas e as coordenadas UTM são expressas, respectivamente, por:
O terreno de um loteamento possui dimensões de 25 × 100 metros. Quando mapeado na escala 1:1.000, esse terreno deve ser representado por um retângulo que mede
A partir das curvas de nível de uma carta, é possível construir um perfil topográfico. O perfil possui uma escala horizontal e uma escala vertical. Utiliza-se a escala vertical para
Suponha que o governo do estado do Tocantins esteja contratando uma equipe de especialistas para implementar um programa de gestão de recursos territoriais desse estado. Uma das primeiras atividades desse programa é a geração de um mapa atualizado de cobertura de terras do estado. Julgue os próximos itens, relativos à criação desse mapa temático em um sistema de informações geográficas (SIG).
Considere que o referido mapa seja confeccionado nas escalas de 1:100.000 e 1:250.000. Nesse caso, determinado polígono associado, por exemplo, a uma área agrícola aparecerá com tamanho menor no mapa com a escala de 1:100.000.
Palmas sedia nesta quinta-feira, 22, o encontro público para apresentação e discussão do Plano Nacional de Recursos Hídricos. O plano está sendo apresentado em todos os estados brasileiros. Em 2002, a Organização das Nações Unidas solicitou aos seus membros um plano de gestão de recursos hídricos que deveria ser entregue até o final do ano de 2005. Este compromisso foi estabelecido nas Metas do Milênio e na Agenda da Cúpula de Joanesburgo, promovidos no encontro Rio + 10. O Brasil se destacou por ser o primeiro país da América Latina a concluir essa tarefa dentro do prazo estabelecido pela ONU. A finalidade desse projeto é que as dificuldades da população no acesso à água de boa qualidade sejam reduzidas pela metade, até a próxima década.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos à gestão de recursos hídricos com o uso de software de cartografia digital.Em um mapa na escala de 1:1.000, um rio com largura média de 100 metros deve ser representado com linhas duplas.
Palmas sedia nesta quinta-feira, 22, o encontro público para apresentação e discussão do Plano Nacional de Recursos Hídricos. O plano está sendo apresentado em todos os estados brasileiros. Em 2002, a Organização das Nações Unidas solicitou aos seus membros um plano de gestão de recursos hídricos que deveria ser entregue até o final do ano de 2005. Este compromisso foi estabelecido nas Metas do Milênio e na Agenda da Cúpula de Joanesburgo, promovidos no encontro Rio + 10. O Brasil se destacou por ser o primeiro país da América Latina a concluir essa tarefa dentro do prazo estabelecido pela ONU. A finalidade desse projeto é que as dificuldades da população no acesso à água de boa qualidade sejam reduzidas pela metade, até a próxima década.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos à gestão de recursos hídricos com o uso de software de cartografia digital.Em um mapa temático de recursos hídricos, a rede de drenagem não precisa ser representada obrigatoriamente com a cor azul.
Dois pontos A e B, localizados na mesma Latitude, apresentaram em um determinado mês o mesmo valor de temperatura média. Entretanto, no ponto A foi registrado 100mm de chuva e no ponto B apenas 50mm. De acordo com o método de Thornthwaite (1948), a Evapotranspiração Potencial (ETP) calculada nos dois pontos será:
ETP de A > que ETP de B.
ETP de A < que ETP de B.
ETP de A = a ETP de B.
Dependerá da longitude dos pontos.
Dependerá da umidade relativa registrada nos pontos.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as competências e habilidades em Geografia, os PCN estabelecem a Representação e Comunicação. Assinale a alternativa que menciona exemplos dessas competências e habilidades.
Reconhecer e aplicar no cotidiano os conceitos básicos de Geografia.
Ler e analisar mapas e gráficos.
Reconhecer fenômenos espaciais a partir da comparação e interpretação
Comparar as relações entre preservação e degradação da vida na Terra.
Identificar e avaliar o impacto das transformações naturais sociais e econômicas.
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