Questões de Geografia do ano 2006

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Num mapa político, de escala 1: 1000.000, foram realizadas três medições, a saber: AB= 7,3cm; BC = 8,2cm e CD= 9cm. Quais as distâncias correspondentes, respectivamente, no terreno?

  • A.

    73 km, 82km e 90km.

  • B.

    730km, 820km e 900km

  • C.

    73 m, 82m e 90 m.

  • D.

    23 km, 280 km e 91 km.

  • E.

    71 km, 83 km e 91 km.

Um dos importantes instrumentos de que dispõe o professor de Geografia para lecionar essa disciplina são as cartas com curvas de nível. Essas curvas servem para:

  • A.

    a representação das isóbaras de superfície.

  • B.

    a identificação das áreas densamente povoadas.

  • C.

    o reconhecimento dos espaços geográficos economicamente desenvolvidos.

  • D.

    a identificação dos compartimentos de relevo.

  • E.

    o traçado das áreas de maior precipitação pluviométrica.

As distâncias, num mapa político, entre três cidades são as seguintes:

AB= 6,2cm

BC= 7,1cm

CD= 5,0cm

Quais as distâncias respectivamente correspondentes no terreno, se o mapa foi feito numa escala numérica de 1: 500.000 ?

  • A.

    31km, 35,5km e 25km

  • B.

    31km, 25,5km e 15km

  • C.

    30,2km, 71km e 5km

  • D.

    21km,35km e 25km

  • E.

    62 km, 71 km e 50km.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Cartas, para quem não aprendeu a lê-las e utilizá-las, sem dúvida, não tem qualquer sentido, como não teria uma página escrita para quem não aprendeu a ler".

Yves Lacoste

 Para se representar na realidade do mapa um espaço geográfico faz-se necessário uma correspondência entre as dimensões mapa/espaço. Para tal, usa-se o (a):

  • A.

    Símbolo ou sinal gráfico.

  • B.

    Legenda.

  • C.

    Escala.

  • D.

    Projeção cilíndrica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das formas de representação espacial apropriada ao ensino de Geografia são os mapas, considerados recursos didáticos inerentes a essa disciplina escolar e de grande utilidade nas aulas. Sobre essa forma de representação espacial é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    sua significação prende-se ao fato de que permite, na maioria das vezes, uma representação do tamanho real do espaço representado, facilitando dessa forma o estudo desse espaço.

  • B.

    é uma representação plana bidimensional que utiliza na sua confecção símbolos e signos, que são geralmente convenções e sinais gráficos que expressam fatos ou fenômenos geográficos são traduzidos através da legenda A categoria símbolos, signos e legendas é responsável pela leitura da linguagem cartográfica.

  • C.

    é uma forma de representação detalhada de um lugar (sala de aula, apartamento, bairro, cidade, dentre outros), sendo necessariamente bidimensional, ou seja, representa apenas largura e comprimento do espaço representado.

  • D.

    é um modelo de representação tridimensional do espaço, funcionando como uma espécie de é "laboratório" geográfico onde as interações sociais do aluno no seu dia-a-dia são possíveis de ser percebidas quase na totalidade e são de grande utilidade na Educação Infantil.

No mapa de Pernambuco, a distância entre o Recife e o município de Garanhuns é de 22,5cm com uma escala de 1: 2.000.000. Qual a distância real entre as duas cidades?

  • A.

    450m

  • B. 420Km
  • C. 450Km
  • D.

    45Km.

  • E.

    4,50m.

Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Na projeção cilíndrica de Mercator, os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam, formando ângulos retos.

( ) As imagens obtidas por satélites podem ser utilizadas no mapeamento geológico, no conhecimento do uso da terra e nas pesquisas minerais.

( ) A representação cartográfica, através das projeções, elimina as deformações em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos.

( ) A projeção cônica apresenta os paralelos e meridianos retos e perpendiculares.

( ) Na projeção de Peters, os países ricos e desenvolvidos aparecem com dimensões exageradamente ampliadas, predominando no espaço mundial.

A ordem correta é

  • A.

    V, F, V, V e F.

  • B.

    F, F, V, V e V

  • C.

    F, V, F, F e V.

  • D.

    F, V, V, F e F.

  • E.

    V, V, F, F e F.

Numa carta topográfica do IBGE, de escala 1:50.000, a distância, em linha reta, entre duas cidades é de 7 cm. Essa distância no terreno, medida em km, corresponde a:

  • A. 3,5
  • B. 35
  • C. 350
  • D. 355
  • E. 35.000

Os símbolos cartográficos acima expressam, mais nitidamente, a possibilidade de uma imagem no mapa de acordo com o(a):

  • A. valor.
  • B. tamanho.
  • C. orientação.
  • D. forma.
  • E. cor.

Na contínua utilização de mapas, surgem, vez por outra, alguns problemas. Em geral eles referem-se a três elementos: a medida no terreno (D), a medida no mapa (d) e o denominador da escala (E). Sabendo-se que a dimensão norte-sul do Distrito Federal é de 60 km, calcule essa distância em um mapa de escala 1:100 000.

  • A.

    60 cm

  • B.

    6 cm

  • C.

    10 cm

  • D.

    1 cm

  • E.

    100 cm

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