Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As medições utilizando o posicionamento por satélites artificiais têm sido cada vez mais empregadas, sobre esta tecnologia, podemos afirmar que:
além do sistema GPS (Global Positioning System), também são adotados o Sistema Glonass, o Sistema Galileu e o Sistema Beidou/ Compass, que são designados como GNSS (Global Navigation Satelite System).
qualquer receptor de sinais de satélites de posicionamento é capaz de receber dados de qualquer sistema: GPS, Glonass, Galileu ou Beidou/Compass, independente da confi guração do receptor.
o posicionamento por satélite depende das condições atmosféricas e do local.
o Sistema GPS possui 3 segmentos: o segmento espacial, composto pelos satélites, o segmento de controle, composto pelas estações monitoras dos satélites, e o segmento do usuário, composto somente pelos usuários militares.
o Sistema de referência associado do GPS, quando se utilizam efemérides transmitidas, é o SIRGAS2000.
A precisão com que as posições são determinadas, usando-se a constelação NAVSTAR/GPS, depende, fundamentalmente, de dois fatores: da geometria da configuração dos satélites e da precisão da medida. É correto afi mar, exceto:
o efeito da geometria da confi guração do satélite é expresso através do fator diluição da precisão (DOP: Dilution Of Precision), que é a razão entre a precisão do posicionamento e a precisão da medida.
PDOP é o indicativo de precisão da posição em 3D e tem como parâmetro três coordenadas.
PDOP é o valor pelo qual se deve multiplicar o erro médio de modo a obter-se o correspondente erro de posicionamento.
quando mais que 4 satélites estão visíveis, pode ser feito um ajustamento por mínimos quadrados. Quanto maior o número de satélites disponíveis, melhor a solução. O critério DOP pode também ser usado para encontrar os 4 melhores satélites, entre os vários disponíveis, numa determinada constelação geométrica.
o PDOP é inversamente proporcional ao volume da pirâmide cujos vértices são 4 satélites observados e o receptor e quanto mais elevados os satélites, a partir do horizonte, melhor a qualidade da medição.
Acerca do Processo de medição aplicado constante da Norma DNIT 107/2009 ES, Terraplenagem Empréstimos Especificações de Serviços, é incorreto afirmar que:
após desmatamento e limpeza da caixa de empréstimo, deve ser procedido novo levantamento e nivelamento de toda a base topográfi ca, constituindo-se na Rede Primitiva.
a medição dos serviços deve levar em consideração o volume de material extraído e respectiva dificuldade de extração, conforme constantes no Projeto de Engenharia e considerado e avaliado na caixa de empréstimo.
a Rede Primitiva será efetivamente adotada para efeito de controle geométrico e de medição dos materiais escavados.
a cubação dos materiais escavados deve ser efetuada com base no apoio topográfi co e vértices de poligonação do Sistema Geodésico Brasileiro.
o levantamento fi nal deve ser procedido dentro de adequado nível de precisão e de forma solidária com os RN que referenciaram o nivelamento anterior.
A respeito da classifi cação dos desastres em níveis, assinale a opção incorreta.
Nível I - desastres de pequeno porte.
Nível II - desastres de médio porte.
Nível III - desastres de grande porte.
Nível IV - desastres de muito grande porte.
Nível V - acidentes.
A respeito da classificação dos desastres quanto à evolução, assinale a assertiva correta que correlaciona a classificação com exemplos de desastres.
Súbitos - incêndio.
De evolução aguda - terremotos.
Gradual - erupção vulcânica.
Por somação de efeitos parciais - seca.
De evolução crônica - acidentes de trânsito.
Correlacione os desastres abaixo com a classifi cação quanto à origem, assinalando a assertiva correta.
Artifi ciais: impactos de meteoritos.
Mistos: geadas.
Antropogênicos: oriundos de produtos perigosos.
Humanos: ondas de frio.
Antropogênicos: terremotos.
Com relação a conceitos doutrinários relacionados com desastres, avalie as assertivas abaixo que correlacionam evento adverso, desastre, intensidade e magnitude, assinalando a opção correta.
Desastre é sinônimo de evento adverso.
A intensidade de um desastre vincula-se, entre outros, à magnitude do evento adverso.
Todo evento adverso ocasiona um desastre.
O sistema receptor (cenário do desastre) não contribui para a intensidade do desastre.
Os eventos adversos são quantifi cados em termos de intensidade.
Analise as assertivas abaixo, identifi cando o conceito de vulnerabilidade (V) com o de intensidade do dano (ID) e magnitude da ameaça (MA).
V = ID + MA
V = ID X MA
V = ID X Log (MA)
V = ID / MA
V = ID - MA
Com relação aos dois níveis de prioridade em que são avaliados os danos materiais, assinale a assertiva correta.
Prioridade I : instalações particulares de saúde.
Prioridade II : instalações particulares de ensino.
Prioridade II : instalações comunitárias.
Prioridade I : instalações rurais.
Prioridade I : instalações industriais.
Os conceitos fundamentais da cartografia foram se firmando à medida que a ciência cartográfi ca evoluiu. Sobre esses conceitos são feitas várias afirmativas abaixo, marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização.
( ) O Geóide é a forma do planeta que corresponde à superfície do nível médio do mar homogêneo supostamente prolongado por sob continentes. Essa superfície se deve, principalmente, às forças de atração (gravidade) e força centrífuga (rotação da Terra).
( ) Os levantamentos geodésicos compreendem o conjunto de atividades dirigidas para as medições e observações que se destinam à determinação da forma e dimensões do nosso planeta. É a base para o estabelecimento do referencial físico e geométrico necessário ao posicionamento dos elementos que compõem a paisagem territorial.
( ) Carta é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
( ) Mapa é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais - paralelos e meridianos - com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala.
F, F, F, V, V
V, F, V, V, F
V, V, V, F, F
V, F, F, F, F
V, V, V, V, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...