Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O programa Landsat é um dos mais antigos e bem sucedidos no levantamento orbital de recursos terrestres. A respeito desse programa, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) O primeiro satélite da série foi lançado em 1972 e tinha a bordo os sensores RBV e MSS. ( ) O Landsat 5 tem a bordo o sensor TM que funciona até hoje. ( ) O Landsat 6 tem a bordo o sensor ETM+ e funcionou perfeitamente por aproximadamente 4 anos. ( ) O sensor TM possui 7 bandas multiespectrais, sendo três no visível e quatro no infravermelho. ( ) A inserção de uma banda pancromática no sensor ETM+ permitiu a melhoria da resolução geométrica das imagens em relação às imagens do sensor TM.F, V, F, V, F
V, F, V, V, V
V, V, F, V, V
V, F, V, F, V
F, V, F, F, F
Na última década houve um grande avanço na melhoria do imageamento orbital, resultando um grande aumento na qualidade dos produtos gerados e disponibilizados comercialmente. Sobre esse assunto, assinale a informação incorreta.
O IKONOS foi o primeiro a produzir comercialmente imagens orbitais com resolução espacial de 1m.
A partir de uma cooperação do Japão com a NASA e utilizando imagens do sensor Áster, a bordo do satélite Terra, foi possível realizar um modelo de elevação global (GDEM), distribuído gratuitamente na Internet.
Os satélites do programa CBERS foram colocados em órbitas por foguetes lançados da china.
O modelo numérico de elevação conhecido como SRTM (Shutlle Radar Tography Mission) foi realizado a partir de imagens de radar do sensor SAR, a bordo do satélite Shutlle, e é distribuído gratuitamente na Internet.
As imagens produzidas por sensores a bordo do WorldView 2, lançado em 2009, possuem resolução radiométrica de 11 bits, resolução geométrica de 0,5 m no canal pancromático e ampliaram a resolução das bandas multiespectrais, gerando 5 bandas no visível, uma na borda vermelha e 2 bandas no infravermelho próximo.
Atualmente existe um grande número de sensores a bordo de diversos satélites. Sobre esse assunto assinale a opção incorreta.
O satélite TERRA possui a bordo os seguintes sensores: MODIS, ASTER, MISR, CERES e MOPPIT.
Os CBERS 1 e 2 possuíam os seguintes sensores: WFI, CCD, IRMS e HRC.
O ERS-2, lançado em 1995, possui sete instrumentos sensores: RA, ATSR, GOME, MWR, SAR, WS, PRARE e deixou de operar em 2011.
O RADARSAT possui apenas um sensor a bordo, o SAR.
O IKONOS-2 possui apenas dois sensores a bordo, um pancromático e outro multiespectral.
A partir da resposta de refletância na faixa do vermelho (R) e do infravermelho próximo (NIR), é possível se fazer vários índices de vegetação. Assinale qual das operações aritméticas abaixo que corresponde a um dos índices de vegetação mais utilizados.
(NIR-R)/(NIR+R)
R/NIR
R-NIR
NIR+R)/(R-NIR)
(R-NRI)/(R+NIR)
Muitas vezes as imagens que dispomos não estão ajustadas a um sistema de referência cartográfi ca e/ ou apresentam deformações geométricas. O registro da imagem é um processo que corresponde a esses ajustes geométricos e ao georreferenciamento e esse processo pode ser realizado a partir de pontos de controle. A respeito desse processo, são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Para se ter um ponto de controle, é necessário que ele seja reconhecível na imagem e que suas coordenadas sejam conhecidas.
( ) Os pontos de controle devem ser reconhecidos em uma base cartográfica digital.
( ) O uso de GNSS (Global Navigation Satellite Systems) auxilia a obtenção de pontos de controle no campo.
( ) Pontos de controle podem ser obtidos em uma base cartográfica analógica.
( ) Imagens em formato geotif não podem ser registradas porque já são georreferenciadas.
F, V, F, V, F
V, F, V, V, F
V, V, V, F, F
F, F, V, F, V
V, F, F, V, V
Processos digitais de classificação de imagens são utilizados para os mais diferentes objetivos, mas guardam sempre os mesmos princípios nos seus procedimentos. A respeito desses processos, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Tanto a classificação supervisionada quanto a não supervisionada possuem regras de decisão para que o classificador associe determinado pixel a determinada classe ou região de similaridade.
( ) Nas classificações supervisionada e não supervisionada, os procedimentos de análise dos pixels baseiam-se unicamente nos atributos espectrais do pixel.
( ) Tanto na classificação supervisionada quanto na não supervisionada são utilizados algoritmos cujo reconhecimento dos padrões espectrais na imagem se faz com base numa análise estatística dos pixels, que é fornecida automaticamente ao sistema de classificação.
( ) Os classificadores por regiões utilizam como critério de decisão a informação espectral de cada pixel da imagem e a informação espacial que envolve a relação entre o pixel e seus vizinhos.
( ) No classificador Maxver a distribuição espectral das classes é considerada como tendo distribuição normal, ou seja, gaussiana.
F, F, V, V, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, V, F, V, V
O processamento digital de imagem envolve vários processos. A respeito desses processos, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) No realce por ampliação do histograma da imagem, é aplicada uma função matemática pixel a pixel para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) No realce por filtragem, é aplicada uma função matemática na vizinhança de cada pixel da imagem para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) O realce por componentes principais é uma técnica de rotação espectral que realiza transformações lineares nas imagens para combinar as informações espectrais das várias bandas e gerar novas imagens realçadas.
( ) No realce por filtragem, é aplicada uma função matemática pixel a pixel para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) A correção radiométrica para normalização dos dados inclui métodos de calibração absoluta dos dados, de modo que se obtenham medidas quantitativas sobre as propriedades dos objetos que compõe a cena.
V, V, V, F, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, V, F, F, V
Como resultados dos trabalhos cartográficos, vários produtos são gerados. Analise alguns desses produtos abaixo descritos e assinale a opção incorreta.
Carta imagem: Imagem referenciada a partir de pontos identificáveis e com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção, podendo conter simbologia e toponímia.
Foto carta: é um mosaico controlado, sobre o qual é realizado um tratamento cartográfico (planimétrico).
Imagem sintética: é uma imagem que sintetiza os dados de diversas cartas ou mapas temáticos.
Cartas topográficas: Carta elaborada a partir de levantamentos aerofotogramétrico e geodésico original ou compilada de outras cartas topográficas em escalas maiores. Inclui os acidentes naturais e artificiais, em que os elementos planimétricos e altimétricos são geometricamente bem representados.
Cartas e mapas temáticos: São as cartas ou mapas, destinadas a um tema específico, necessárias às pesquisas socioeconômicas, de recursos naturais e estudos ambientais.
Entre as propriedades das imagens, as suas resoluções são as que mais importam quando da escolha das imagens para uma determinada aplicação. A resolução espacial, por estar associada à dimensão dos objetos que se quer identificar; a temporal, por ser função da dinâmica das transformações desses objetos; e a espectral e radiométrica, por defi nirem a capacidade de avaliação da variação da resposta espectral desses objetos. Sobre esse assunto são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.
( ) Estudos de fenômenos climáticos exigem baixa resolução temporal e alta resolução espacial.
( ) Estudos de mudança de uso e cobertura da Terra em escala de detalhe utilizam resolução temporal anual ou plurianual e resolução espacial métrica a submétrica.
( ) Trabalhos de respostas às emergências em desastres urbanos e periurbanos necessitam de resolução temporal diária e espacial métrica a submétrica.
( ) Estudos da hidrologia urbana para avaliações de superfícies impermeabilizadas têm resolução espacial que variam de 0,25 a 10 m e temporal de 1 a 6 meses.
( ) Estudos da infraestrutura urbana para fins cadastrais necessitam ter resolução espacial que variam de 0,25 a 0,50 m e temporal de 1 a 6 meses.
F, V, V, V, F
V, V, V, F, F
F, V, V, F, V
F, V, F, F, F
V, F, F, V, V
Os sistemas de informações geográficas possuem a possibilidade de armazenar dados vetoriais e matriciais e é organizado em diversas categorias, conforme os tipos de dados. Sobre a organização de dados em sistemas de informações geográficas, são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Os dados encontrados nos sistemas de informações geográficas e representados em planos de informações são organizados nas categorias de imagem, modelo numérico de terreno, temática, cadastral e rede. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria cadastral têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma feição e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria temática têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma classe temática e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) Atributos não espaciais podem ser representados espacialmente. ( ) A diferença entre as categorias de imagem e modelo numérico de terreno é que, na primeira, cada unidade de informação (pixel) representa um nível de cinza e, na segunda, uma cor.F, V, F, V, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, V, F, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...