Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Economia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Paralelamente à globalização da economia, ocorre negociações regionais entre países para formação de blocos econômicos e acordos bilaterais. No que diz respeito ao Mercosul, é correto afirmar que
as hidrovias do Araguaia-Tocantis e Tietê-Paraguai são as mais importantes do Brasil em volume de carga transportada e estão integradas à rede de transportes dos países do Mercosul.
o transporte de mercadorias entre os países do Mercosul ocorre apenas pela navegação de cabotagem.
o transporte de mercadorias entre os países do Mercosul ocorre apenas pelo modal rodoviário, em virtude das potencialidades fluviais.
as hidrovias do Paraná-Paraguai e Tietê-Paraná são as mais importantes do Brasil em volume de carga transportada e estão integradas à rede de transportes dos países do Mercosul.
Geografia - Economia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No contexto da economia mundial globalizada, o espaço geográfico se organiza por meio de redes onde o sistema de produção interliga países e empresas, aumentando os lucros. Uma das modalidades de funcionamento das redes no âmbito das empresas multinacionais é a aliança (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2010, p.94). Sobre essa modalidade é correto afirmar que a aliança é formada por
empresas que tem atividades produtivas complementares, com origem num mesmo país, e, por esta razão, fornecem umas às outras matéria-prima, peças, equipamentos, serviços e compartilham dos mesmos centros de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia.
empresas do ramo de equipamentos de telecomunicações que tem origem e localização diferentes e cujas atividades produtivas são complementares e, por esse motivo, compartilham dos mesmos centros de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia.
empresas que fornecem umas às outras matéria-prima, peças, equipamentos e serviços e que podem ter origem e localização diferentes.
multinacionais de vários setores, mas com sede num mesmo país, localizadas em áreas conurbadas. Na busca pela ampliação dos lucros, as corporações fazem acordos para se instalarem em países com mão-de-obra qualificada e barata.
O acrônimo BRICS refere-se à iniciativa de cooperação internacional entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Do ponto de vista de sua estrutura produtiva, esses países apresentam, em comum, a seguinte característica:
indústrias armamentistas, produzindo componentes nucleares.
mercado interno retraído, reduzindo os investimentos externos.
economias intermediárias, caracterizando-se como emergentes.
agriculturas planificadas, seguindo o molde do socialismo real.
exportações incipientes, prejudicando a balança de pagamentos.
especialização produtiva, divisão territorial do trabalho e políticas públicas.
metropolização, concentração industrial e mobilidade da mão de obra.
desenvolvimento econômico, indústria extrativa mineral e empresas estatais.
neoliberalismo, polos de alta tecnologia e mão de obra qualificada.
o nível de exigências para a instalação de indústrias de alta tecnologia é um dos fatores de sua relativa concentração em alguns poucos países.
a indústria de alta tecnologia depende, fundamentalmente, de condições naturais adequadas para sua implantação, principalmente bons portos de exportação.
a participação estatal necessária para o funcionamento da indústria de alta tecnologia, devido à sua grande lucratividade, é restrita aos incentivos fiscais.
o objetivo da indústria de alta tecnologia em instalar-se em países subdesenvolvidos é a possibilidade de explorar a mão de obra barata e pouco qualificada.
Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a oficina do mundo, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se
a exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos.
o moderno sistema de produção agrícola, desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para a exportação.
a especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada.
criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações.
O transporte de petróleo em grandes navios é uma das principais fontes de poluição dos oceanos, devido ao lançamento do produto como resíduo ou através de vazamentos acidentais.
A expansão do número de países produtores de petróleo, a partir da década de 1980, tornou o produto acessível para as populações dos países subdesenvolvidos.
O petróleo é um recurso não renovável, portanto, finito. Porém, sua demanda continua crescendo no mundo inteiro, o que poderá causar escassez em futuro próximo.
O fim iminente das reservas de petróleo tem causado graves distúrbios sociais e conflitos militares nas áreas de produção, em razão do crescimento do desemprego.
Analisando a expansão dos transgênicos pelo mundo, Durand (2009) destaca o predomínio de algumas culturas, em especial,
o milho e o trigo.
o arroz e o trigo.
a soja e a beterraba açucareira.
o algodão e o arroz.
a soja e o milho.
O mapa a seguir representa parte do continente da Oceania e, principalmente, os dois países mais importantes economicamente: Austrália e Nova Zelândia. A Nova Zelândia apresenta, com destaque no cenário mundial, a seguinte característica econômica:
aquicultura de camarão e lagostas.
exportação de carne e lã de ovinos.
extração de minério de ferro.
produção de derivados de soja.
produção de softwares de tecnologia.
As charges abaixo estão relacionadas à atual crise financeira que vem ocorrendo na Zona do Euro.
Sendo assim, partindo dos conhecimentos sobre a ordem geopolítica e econômica no atual processo de globalização, e considerando o conteúdo das charges acima, analise as afirmativas abaixo sobre a crise na Eurozona.
I PIIGS é um acrônimo pejorativo criado pelas agências de risco e por alguns setores da imprensa europeia para designar o conjunto de países europeus colocados sob suspeição após os primeiros sinais da recente crise financeira na Europa.
II Em inglês, o nome pigs significa porcos, animais usado em caricaturas para ilustrar a má performance econômica e financeira de 5 cinco países da Zona doEuro, arrasados pela atual crise; Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. Alguns analistas afirmam que a sigla PIIGS é uma referência à palavra porcos, em inglês (pigs), indicando que essas economias estariam sujas.
III Diferentemente da crise econômica de 2008, a questão agora não são as dívidas do setor privado, mas as obrigações do setor público. Os déficits fiscais nesses países são enormes e estruturais, e na maioria dos casos foi criada ou aprofundada depois do socorro financeiro aos bancos pelos Estados Nacionais, na tentativa de pôr fim a crise ou minimizar seus estragos.
IV A crise financeira, iniciada na Grécia, atingiu outros países da Zona do Euro, que também estão em condições fiscais debilitadas, como Irlanda, Espanha, Portugal e Itália, apresentando um elevado percentual da dívida pública e com déficit orçamentário em relação ao PIB do país, ultrapassando, assim, os limites estabelecidos para a Eurozona.
V Recentemente, como contrapartida à ajuda financeira do FMI, da União Europeia (UE) e do Banco Central Europeu (BCE), o governo da Grécia lançou um pacote de medidas de austeridade (disciplina) fiscal e de estímulo ao mercado. Entre as medidas governamentais aprovadas pelo Parlamento grego e apoiadas pelas classes populares do país, estão o ajuste fiscal, a reforma da Previdência social e a política de privatização de empresas públicas.
As afirmativas que estão corretas são as indicadas:
apenas pelos numerais I, II e III
apenas pelos numerais I, III e V
apenas pelos numerais III, IV e V
apenas pelos numerais I, II, III e IV
pelos numerais I, II, III, IV e V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...