Questões de Geografia do ano 2012

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Leia o texto abaixo, intitulado Blocos Regionais e Globalização: A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-Guerra Fria. A antiga paisagem plana, onde se destacava o cume praticamente solitário da Comunidade Europeia, foi preenchida por cordilheiras, montanhas e morros de blocos poderosos, intermediários ou pífios, ou apenas de projetos ambiciosos de megablocos transcontinentais.

A partir do texto acima, analise as proposições abaixo que caracterizam importantes blocos ou mercados regionais do planeta na atualidade:

I NAFTA, bloco econômico definido a partir da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias que envolvem trocas de mercadorias e a garantia de um mercado comum através da livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

II APEC, bloco econômico surgido a partir do Programa de Integração e Cooperação Econômica (PICE), assinado entre seus países integrantes, e efetivado por meio de uma união aduaneira ou tarifa externa comum para os produtos importados.

III ASEAN, bloco econômico fundado com a finalidade de promover o comércio aberto e a cooperação econômica na região pacífica. Esse megabloco poderá alterar significativamente o quadro das relações internacionais dada a importância das economias que abriga.

IV NAFTA, mercado regional criado como resposta à UE e para dar maior respaldo às intensas trocas comerciais entre seus membros.Atualmente, uma grande quantidade de produtos circula livremente entre seus integrantes.

V CAN, mercado regional marcado pela existência de uma área de livre-comércio tradicional, isto é, não envolve apenas a remoção de restrições tarifárias e não-tarifárias ao comércio de bens, mas também a definição de uma tarifa externa comum.

Assinale a alternativa com as proposições INCORRETAS:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II, III e V

  • C.

    III, IV e V

  • D.

    I, II, III e IV

  • E.

    I, II, III e V

Após a discussão de um texto sobre a Geografia, um professor do IFRN decidiu fazer um exercício prático com a sua turma para que os estudantes pudessem formular ideias a respeito dos conceitos fundantes da Ciência Geográfica. Para realizar tal atividade, estabeleceu, como objetivo, diagnosticar os problemas vivenciados pelos habitantes da cidade de Natal-RN e, como critério para a formação de equipes, utilizou o local de moradia dos alunos: Pajuçara, Potengi, Cidade da Esperança, Neópolis, Ribeira, Ponta Negra, entre outros bairros. Em virtude do critério adotado, o número de pessoas por equipe variou entre 2 e 10 estudantes, e percebeu-se que as esquipes vivenciavam problemas com certo grau de semelhança no espaço interno do bairro, os quais associados aos processos históricos, possibilitaram características muito próprias na sua organização social, cultural e econômica. Os estudantes também perceberam que seus espaços de vivência faziam parte de uma totalidade, a cidade de Natal-RN, e que, desse modo, os processos históricos de produção do espaço dos bairros articulavam-se entre si. Por fim, o professor pediu para que os alunos associassem a atividade prática aos conceitos da Geografia.

Ao analisarem a atividade desenvolvida em sala de aula, os estudantes chegaram à conclusão de que o conceito geográfico que melhor se aplicava a tal situação era o de

  • A.

    território, pois o professor, ao estabelecer um critério para a divisão da turma em equipes, fez uma demonstração de como se desenvolvem as relações de poder dentro do espaço natalense.

  • B.

    lugar, pois, com essa atividade, o professor quis revelar a hierarquia e os laços de afetividade entre os membros das equipes que moravam nos mesmos bairros.

  • C.

    paisagem humanizada, pois a divisão da turma em equipes demonstra a compreensão da realidade vivenciada pelos estudantes.

  • D.

    região, pois o professor tentou explicar o conceito demonstrando um processo de regionalização do espaço geográfico na cidade de Natal-RN.

De acordo com os objetivos gerais de Geografia para o 1.º e o 2.º ciclos do ensino fundamental, espera- se que os alunos sejam capazes de:

( ) reconhecer a linearidade das atividades produtivas (primeiro estuda-se o extrativismo, depois a agricultura, seguida pela pecuária, indústria e, por último, pelo comércio), pois elas ocorrem numa ordem sequencial.

( ) reconhecer que apenas as condições naturais são determinantes para a identificação das características culturais e comportamentais do homem.

( ) reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de seu grupo social.

( ) reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.

( ) conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.

( ) utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequ8ência, de cima para baixo:

  • A.

    V – F – F – V – V – V

  • B.

    V – F – V – V – V – F

  • C.

    F – V – F – V – V – F

  • D.

    F – F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – V – V – V

Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:

  • A.

    1: 2.000

  • B.

    1: 50.000

  • C.

    1: 200.000

  • D.

    1: 500.000

  • E.

    1: 2.000.000

Ao planejar uma aula sobre o complexo regional do Nordeste, o professor de Geografia utilizou-se do seguinte procedimento:

I. Na primeira aula, apresentou os aspectos físicos como clima, relevo, vegetação.

II. Na segunda aula, apresentou os aspectos econômicos como industrialização e produção agropecuária.

III. Na terceira aula, apresentou os aspectos da população.

Com base no texto dos Parâmetros Curriculares de Geografia, é correto afirmar que o procedimento do professor foi:

  • A.

    Apropriado, pois abordou os três aspectos: físico, econômico e populacional de forma fragmentada.

  • B.

    Inapropriado, pois abordou os três aspectos: físico, econômico e populacional de forma fragmentada.

  • C.

    Inapropriado, pois o professor deveria abordar apenas os aspectos econômicos.

  • D.

    Apropriado, pois o professor iniciou a abordagem pelos aspectos físicos.

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é:

  • A.

    A Caatinga.

  • B.

    O Pantanal.

  • C.

    A Mata Atlântica.

  • D.

    O Cerrado.

“Colocar as crianças em grupo no decorrer das aulas de Geografia é uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão.” Acerca disso, marque a alternativa correta:

  • A.

    As crianças reunidas em grupos de trabalho falam, conversam, debatem, trocam ideias e aprendem.

  • B.

    Em grupos, todos falam ao mesmo tempo, mas não aprendem.

  • C.

    Hoje a indisciplina não importa tanto.

  • D.

    Em grupos de trabalho, um ou dois fazem e os outros conversam.

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

  • A.

    priorizar a leitura de mapas e figuras.

  • B.

    valorizar as vivências cotidianas do aluno.

  • C.

    basear-se na discussão de atualidades.

  • D.

    investir na habilidade de memorização.

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

  • A.

    a investigação de fenômenos socioespaciais.

  • B.

    o estudo descritivo das paisagens naturais.

  • C.

    os fatores econômicos do espaço, apenas.

  • D.

    a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.

Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio

  • A.

    do estímulo à memorização de conceitos.

  • B.

    do reforço contínuo por intermédio de tarefas.

  • C.

    de pesquisas realizadas na internet.

  • D.

    da prática da interdisciplinaridade.

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