Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino da Geografia que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço é denominado:
Geografia Crítica.
Geografia Objetiva.
Geografia Nova.
Geografia Tradicional.
Tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado:
I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;
II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo;
III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;
IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Estão corretos somente os itens I e II.
Estão corretos somente os itens I e III.
Estão corretos somente os itens III e IV.
Estão corretos somente os itens I e IV.
Sobre o atual perfil da evolução industrial e sua distribuição espacial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A industrialização brasileira, ocorrida logo após os anos 50 e mais fortemente no período do milagre, deu-se em função da entrada de muito capital e de tecnologia provenientes das grandes empresas multinacionais.
( ) Analisando numa perspectiva regional a evolução da economia brasileira, os anos 70 e 80 foram marcados por um processo de descentralização espacial da industrialização.
( ) A ação do Estado não teve significativa importância para que o atual fenômeno de descentralização ocorresse.
( ) A industrialização alcançada pelo país, colocando-o como exportador de produtos manufaturados, não resolveu os desequilíbrios das estruturas regionais.
A sequência está correta em
V, V, V, V
V, F, F, F
V, V, F, V
F, V, F, V
F, F, V, V
Geografia - Energia e Industria - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A industrialização do planeta trouxe consigo a ampliação dos padrões de consumo e a exigência de uma demanda crescente na oferta de energia e, consequentemente, de recursos naturais energéticos. A necessidade da ampliação da oferta de energia tem sido cada vez mais evidente, principalmente em virtude dos avanços proporcionados pela Revolução Técnico-Científica. Esses avanços possibilitaram a difusão de meios eletrônicos e a incorporação de equipamentos aos processos de produção e aos lares, que dependem da energia elétrica para funcionar. A esse respeito é correto afirmar que:
o Brasil não apresenta problemas com a oferta de energia por ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo e ter, em seu território, as maiores usinas hidrelétricas do planeta.
a ampliação da oferta de energia, no Brasil, deve considerar a energia das marés e a energia térmica, pois o país tem climas quentes e uma expressiva fachada litorânea.
a ampliação da oferta de energia deve considerar a conservação do ambiente, promovendo-se a utilização de fontes energéticas renováveis e menos poluidoras.
a demanda por energia só é crescente porque o mundo atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes em 2011.
No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais básicos analise as afirmativas abaixo colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A partir da revolução industrial, diminuiu a importância de todas as atividades primárias (agricultura, pecuária, pesca), que durante séculos tinham sido as bases fundamentais da economia tradicional. Isso aconteceu e, mais tarde, dos serviços.
( ) evidente que a agricultura é um setor em retrocesso em todo o mundo, se levarmos em conta o número decrescente de pessoas que se ocupam das tarefas agrícolas.
( ) Os setores secundário e terciário (indústria e serviços) registram um aumento de mão-de-obra, inclusive nos países do Terceiro Mundo, e, como conseqüência lógica disso, o peso humano da agricultura diminui progressivamente.
( ) Nas sociedades mais avançadas, as percentagens de população ativa dedicada à agricultura são inferiores a 10%: nos Estados Unidos alcança os 2,7% e no Reino Unido gira em torno de 2,2%, enquanto que no Japão não chega a 2%. Embora esses sejam alguns dos casos mais extremos, parece provável que, se essa tendência se mantiver em todos os países desenvolvidos, a população agrícola será inferior a 5% a curto prazo.
( ) A partir de meados do século XVIII, iniciou-se na Europa ocidental um conjunto de transformações que, devido à sua profundidade e importância, se converteriam nas bases da moderna revolução industrial.
( ) Ao longo da história, a pecuária mostrou ser uma atividade extremamente criativa: em oposição às explorações que destroem ou consomem os recursos naturais, como a extração de recursos do subsolo terrestre ou da massa oceânica, na atividade pecuária o explorador seleciona, dirige e aumenta a produção das suas unidades animais.
A sequência correta encontrada é:
V-V-V-V-V-V;
V-F-V-V-V-V;
V-F-V-V-F-V;
V-V-V-V- F-F.
A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002). Considerando o conceito metafórico de fábrica global de Octavio Ianni, podemos considerar como características da globalização, à exceção:
A adoção do neoliberalismo com a garantia da ampliação de políticas sociais e de direitos trabalhistas.
A dinamização tecnológica e o avanço do capital financeiro.
A desregulamentação da economia e o avanço dos meios de comunicação.
A mundialização da produção, da circulação e do consumo.
Uma cidade global é um grande centro bancário, comercial, político, financeiro e industrial. O termo cidade global foi cunhado pela socióloga Saskia Sassen em um seminário em 1991. A noção de cidade global vê uma cidade como um contêiner onde habilidades e recursos estão concentrados. Quanto mais uma cidade é capaz de concentrar habilidades e recursos, mais bem sucedida e poderosa se torna. Elas são sede de poder e por meio delas a economia global é administrada, coordenada e planejada. Assim, formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo. Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
Quantidade de habitantes.
Localização geográfica.
Influência supranacional.
Produção industrial.
Considerando as informações contidas nos mapas do Estado de São Paulo e seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta:
A expansão desse cultivo tem ocorrido, principalmente, com vistas ao aumento da produção de etanol para o abastecimento dos mercados interno e externo.
O cultivo desse produto agrícola tem ocupado porções do Oeste Paulista que, tradicionalmente, eram ocupadas com pasto.
A expansão desse cultivo tem acarretado o aumento da produção de gêneros alimentícios em algumas regiões do estado como o feijão desenvolvido em períodos de entressafra da cana.
O álcool, como um produto da indústria sucroalcooleira, é um biocombustível, como o biodiesel, obtido de fontes renováveis; o consumo do álcool vem sendo estimulado tanto no país como no mercado internacional, exigindo ampliação da capacidade produtiva industrial e da oferta de matéria-prima.
Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:
Vem acontecendo uma ampla distribuição geográfica dos investimentos e a mundialização das aplicações financeiras.
Com a associação de muitas empresas, foi possível eliminar, na sua totalidade, a existência de holdings e cartéis.
A estrutura de produção tem pouca relação com o desenvolvimento científico, tecnológico e informacional.
Todos os lucros dessas empresas voltam para serem reinvestidos nos seus países de origem.
a biomassa apresentou o maior aumento de consumo.
as fontes não renováveis são as mais consumidas.
a nuclear é a única energia limpa, pois não emite gás poluente.
o carvão e a hídrica são energias renováveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...