Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Meio Ambiente - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A respeito do conceito de geodiversidade, é correto afirmar que esse vocábulo
foi aplicado, inicialmente, para gestão de bacias hidrográficas, como contraponto a biodiversidade, já que havia necessidade de um termo que englobasse a porção biótica do geossistema.
significa a variabilidade das características socioculturais e ambientais de uma determinada área geográfica.
corresponde ao estudo da natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, composição, fenômenos e processos geológicos.
tem o mesmo significado que o conceito de biodiversidade e corresponde à diversidade biológica, ou seja, o conjunto dos seres vivos.
Geografia - Meio Ambiente - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a vida na Terra. Mas nas últimas décadas esse efeito se intensificou devido à crescente liberação de determinados gases, que têm capacidade de reter calor.
As alternativas a seguir apresentam fatos relacionados com o efeito estufa, com exceção de uma. Assinale-a.A queima das florestas libera gás carbono e outros gases na atmosfera.
Os gasodutos e as minas de carvão liberam metano antes aprisionado no subsolo.
A emissão de dióxido de carbono vem aumentando devido à extração de petróleo em águas profundas.
Os principais gases que intensificam o efeito estufa são: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e clofluorcarbonos.
Os solos naturalmente alagados ou cultivados sob inundação, como no caso do arroz, constituem uma fonte produtora de metano.
Geografia - Meio Ambiente - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
fornecem alimentos / a pesca como importante fonte de proteínas.
fornecem matérias primas / algas para a indústria alimentar e a farmacêutica.
contêm riquezas minerais / o cloreto de sódio usado como condimento.
condicionam o clima mundial / a interação com a atmosfera ameniza a temperatura.
atuam como fonte de energia / as marés convertidas em energia térmica.
Geografia - Meio Ambiente - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O homem vem promovendo grandes alterações na natureza devido, entre outras razões, aos altos níveis de exploração dos recursos naturais. Uma das estratégias para a redução destas alterações é a reutilização dos resíduos, o que permite economizar matéria-prima e, ao mesmo tempo, eliminar o problema dos rejeitos que prejudicam a qualidade do meio ambiente.
As práticas de reutilização desses resíduos, incluem as seguintes, EXCETO:a coleta seletiva do lixo e a recuperação de resíduos industriais;
a industrialização do lixo orgânico e sua transformação em adubo;
a reindustrialização das sucatas de veículos e de equipamentos em geral;
a instalação de rede de coleta de esgotos urbanos e de estações de tratamento;
a industrialização dos resíduos de papel, metais, plástico, tecidos e madeiras.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No Brasil, o desmatamento das florestas tropicais ocorrem, basicamente, devido a fatores econômicos.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores.construção de usinas hidrelétricas;
instalação de projetos agropecuários;
criação de unidades de conservação;
implantação de projetos de mineração;
extração de madeiras de alto valor de mercado.
Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:
O buraco na camada de ozônio.
O el niño.
A La niña.
O efeito estufa.
a ação da biopirataria, em busca de espécies exóticas, e a expansão da produção mineral, com a descoberta de novas jazidas de minério de ferro e bauxita.
o crescente número de invasões de terra realizadas em áreas de preservação, com a justificativa de que constituem latifúndios improdutivos governamentais.
o uso da vegetação nativa para a produção de carvão vegetal, desequilíbrios ecológicos produzidos pela monocultura e contaminação dos solos e cursos dágua por defensivos agrícolas.
a expansão do turismo de aventura, a construção de pequenas represas para complementar a produção de energia e a expansão das periferias urbanas sobre áreas rurais.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Daniel Huertas (2009, p. 148), essa prática assume proporções gigantescas na Amazônia. As terras devolutas são o grande alvo de apropriação indevida, proporcionada sobretudo pela ocupação jurídica de caráter irregular.
Trata-se da práticadas queimadas.
do garimpo.
da coivara.
do empate.
da grilagem.
É uma reserva de água subterrânea localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas. Abastece a totalidade de Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos. A afirmativa descreve as características de um dos aquíferos do Brasil. O aquífero retratado é o
Guarani.
Gallala.
Alter do Chão.
Aquífero do Arenito Núbia.
Kalaharijikaroo.
Geografia - Recursos Hídricos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O desenvolvimento brasileiro, ao aumentar o volume absoluto de recursos naturais requeridos, consolida um ritmo crescente de insustentabilidade.
O setor agrícola tem sido o responsável pelo consumo dos menores volumes de água e pelos maiores problemas de degradação dos recursos hídricos.
Durante a fase colonial, os rios foram estrategicamente utilizados como via principal de acesso ao interior, na busca de riquezas minerais e mão de obra escrava.
A aceleração dos processos de industrialização e urbanização, nas décadas de 50 e 60, representou um imenso desafio para o aparelhamento dos serviços de abastecimento de água, saneamento básico e drenagem pluvial.
As bacias hidrográficas com maior degradação ambiental são aquelas intensamente transformadas por barragens, captações e lançamentos de efluentes ligados à produção industrial, aglomerações urbanas ou irrigação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...