Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pelo relevo brasileiro, podemos identificar alguns picos considerados importantes para a Geografia do Brasil. Entre os picos citados abaixo, assinale o que apresenta a maior ponto culminante do país.
Pico 31 de Março
Pico da Bandeira
Pico da Neblina
Pico Roraima
Pico Cruzeiro
Dos tipos de estruturas geológicas que distinguimos na crosta terrestre, o Brasil apresenta escudos cristalinos ou núcleos cratônicos, bacias sedimentares e dobramentos antigos. Sobre a estrutura geológica do relevo brasileiro, analise as proposições a seguir:
I. As bacias sedimentares ocupam cerca de 64% da área total do território brasileiro;
II. As áreas dos escudos ocupam 36% do território;
III. As áreas dos escudos ocupam 36% do território e foram formadas nas eras, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica;
IV. Os terrenos arqueozócios correspondem a 32% da área total do país, e os proterozóicos a 4%.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Somente a alternativa II está correta.
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Apenas a alternativa IV está correta.
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
O termo vem do tupi guarani e significa buraco grande. São grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuada que acaba expondo o lençol freático. A denominação a que o texto se refere é:
Filete.
Erosão laminar.
Voçoroca ou boçoroca.
Erosão freática.
O relevo, como componente desse estrato geográfico no qual vive o homem, constitui-se em suporte das interações naturais e sociais. Refere-se, ainda, ao produto do antagonismo entre as forças endógenas e exógenas, de grande interesse geográfico, não só como objeto de estudo, mas por ser nele (relevo) que se reflete o jogo de interações naturais e sociais.
O texto acima nos fala de forças exógenas que estão relacionadas com:
Vulcanismo, erosão, clima e intemperismo.
Clima, plutonismo, tectonismo e ação antrópica.
Clima, intemperismo, erosão e ação antrópica.
Orogênese, intemperismo, erosão laminar e ação antrópica.
As forças endógenas comandam a formação das formas do relevo através do seu condicionamento estrutural que a partir de uma energia proveniente do interior da Terra se manifestam através da tectônica das placas. Tal fato provoca dois fenômenos: soerguimentos dos continentes e os dobramentos das bordas continentais, conhecidos respectivamente por:
Isostasia e Resistasia.
Resistasia e Isostasia.
Epirogenia e Orogenia.
Orogenia e Epirogenia.
A crosta ou litosfera é a camada sólida da Terra, composta de vários tipos de rochas com espessura variável entre 5 e 70 km. As maiores espessuras da litosfera encontram-se sobre as(os) grandes:
Bacias sedimentares.
Oceanos.
Fossas submarinas.
Geografia - Meteorologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No dia 05 de agosto de 2010, 33 mineiros ficaram presos numa profundidade de quase 700 metros, após acidente numa mina de ouro e cobre, no norte do Chile. A referida mina localiza-se numa das áreas mais secas do planeta, o Atacama. Considerando os fatores climáticos, os desertos do Atacama (Chile) e da Califórnia (EUA) originam-se
pela ocorrência da corrente quente de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam o aumento ou queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
da localização geográfica diferenciada e da pressão atmosférica existente no continente americano, sobretudo na porção setentrional.
pela ocorrência da corrente fria de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam a queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
das correntes frias das Agulhas (América do Sul) e do Golfo (EUA), as quais provocam a condensação do ar e as chuvas no oceano.
Os mapas abaixo representam a atuação das massas de ar no território brasileiro durante o verão e o inverno.
A partir dos conhecimentos sobre a dinâmica das massas de ar e os climas nas diferentes regiões do país, pode-se concluir que:
a massa polar atlântica (mPa), fria e seca, forma-se nas porções do oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura por onde ela passa, influenciando mais os climas do sul do país.
o Sertão nordestino pode ser visto como um enclave de escassa pluviosidade dentro do domínio tropical brasileiro. É uma região semiárida onde as médias pluviométricas são baixas em função da reduzida atuação da massa tropical atlântica (mTa) e das baixas pressões tropicais (doldrums).
a massa equatorial continental (mEc), quente e estável, exerce grande influência na Amazônia ocidental ao passo que a massa equatorial atlântica (mEa), quente e instável, e a zona de convergência intertropical (ZCIT) afetam, sobretudo, o médio e baixo Amazonas e o litoral norte do país.
no Brasil meridional, durante o verão, poderão ocorrer penetrações periódicas, de curta duração, da frente e da massa polar atlântica (mPa), já modificadas devido ao maior aquecimento da superfície, nesta época do ano, amenizando o verão e contribuindo para diminuir periodicamente as temperaturas.
a massa tropical continental (mTc), quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano e, no inverno, sofrendo uma retração pela penetração da frente polar atlântica.
Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.
A onda de Rossby é o tipo de onda mais significativo para os processos meteorológicos de pequena escala.
Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.
No processo adiabático, que é uma transformação dinâmica, há troca de calor entre o sistema e sua vizinhança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...