Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual o maior oceano do nosso planeta?
Oceano Atlântico.
Oceano Índico.
Oceano Pacífico.
Oceano Mediterrâneo.
Oceano Glacial.
No Brasil, a disponibilidade de água é bastante razoável pelo fato de o país dispor de uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo. Em relação aos recursos hídricos, qual é a região brasileira com a mais elevada disponibilidade?
Sul.
Norte.
Sudeste
Centro-Oeste
Nordeste.
Qual dos rios que cortam a Região Nordeste é o maior em extensão?
Rio Parnaíba.
Rio Jaguaribe.
Rio Capibaribe.
Rio São Francisco.
Dentre os rios importantes que apresentamos abaixo, assinale o que irá abastecer a Hidrelétrica de Belo Monte.
Rio São Francisco
Rio Xingu
Rio Amazonas
Rio Tocantins
Rio Tapajós
A poluição marinha ocorre através de lixos jogados pelo homem nas proximidades do mar, como também por vazamento de óleo ou escoamento de resíduos industriais. Precisamos agir para reduzir a poluição dos nossos oceanos. Qual a solução citada no trecho?
Que a poluição é causada pelo homem.
O lixo jogado nas proximidades do mar causa poluição.
Os resíduos de óleo é o maior vilão do mar.
Precisamos agir para reduzir a poluição dos nossos oceanos.
Ocupa cerca de 7,5% do território brasileiro. Dentro do grupo das cinco grandes bacias hidrográficas a do São Francisco é uma bacia que, juntamente com a bacia do Tocantins, pode ser considerada totalmente brasileira. Como o principal rio dessa bacia percorre áreas de planalto, o São Francisco é utilizado como fonte de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de:
Manso, Itaipu e Furnas.
Paulo Afonso, Sobradinho, Três Marias e Moxotó.
Tucuruí e Água Vermelha.
São Félix e Marimbondo.
Com relação à hidrografia brasileira, assinale a alternativa correta.
A maior parte dos rios brasileiros são de planalto.
O fato de os rios percorrerem áreas de planalto dificulta a navegação, mas facilita seu aproveitamento para a hidro-eletricidade.
Existem apenas duas bacias hidrográficas principais: a Amazônica e a Platina.
Os rios de planície, no Brasil, aparecem apenas na Bacia Amazônica, nas terras baixas do Planalto (Bacia do Paraguai) e em pontos esparsos das planícies costeiras.
Geografia - Recursos Hídricos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A exploração de aquíferos de forma descontrolada em alguns terrenos sedimentares pode causar a sua subsidência, com sérias consequências para as construções. Um dos mais famosos exemplos de subsidência deste tipo ocorreu
na cidade do México.
em Washington.
na parte ocidental de Londres.
em Amsterdã.
na cidade do Cairo.
Leia o poema abaixo Fluir dos riosCom relação ao tema hidrografia, analise as proposições abaixo:
I O regime fluvial de um lugar depende de uma série de fatores naturais, com destaque para o clima.
II As várzeas são geralmente utilizadas para cultivo devido à fertilidade causada pela deposição de matéria orgânica em época de cheias.
III A vazante de um rio ocorre em época de estiagem, contribuindo para que o débito fluvial e a carga de sedimentos sejam maiores.
IV Na atual conjuntura, as bacias hidrográficas e as redes de drenagem são afetadas cada vez mais pela ação antrópica.
V Bacia hidrográfica e rede de drenagem têm o mesmo significado. Ou seja, são definidas como a área drenada por um rio principal e por seus afluentes.
Considerando as informações apresentadas sobre hidrografia, pode-se afirmar que estão corretas apenas:
I, II e III
II, III e IV
I, II e IV
II, IV e V
III, IV e V
Geografia - Solos e Relevos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Quanto a esse contexto, é correto afirmar que os textos
não têm relação uma vez que o primeiro mostra um esquema de uso correto de solo de áreas íngremes e o segundo trata do surgimento de voçorocas, crateras provocadas apenas pelas chuvas fortes sobre terrenos planos e argilosos como os do Centro-Oeste do Brasil.
se complementam, pois evidenciam a erosão pluvial em áreas de relevo acidentado e solos litólicos lateríticos, arenosos e profundos, com grande incidência de chuvas. Trata-se de um contexto único que ocorre na região Centro-Oeste, onde não há meteorização intensa.
têm íntima relação uma vez que abordam o uso incorreto do solo, o que poderá ocasionar a perda de milhares de toneladas desse recurso, sobretudo em consequência do intemperismo químico, associado ao desgaste, transporte e acúmulo de sedimentos.
abordam o uso incorreto do solo que pode levar à formação de voçorocas, uma vez que, sendo provocadas pelas chuvas, um fator natural, o movimento de massas é inevitável em áreas planas, de climas quentes e com alto índice de pluviosidade, como o estado de Goiás.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...