Questões sobre Educação em Geografia

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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:

 Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:

  • A.

    a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.

  • B.

    é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio.

  • C.

    os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma.

  • D.

    os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus.

  • E.

    o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada

De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.

  • A.

    Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação

  • B.

    Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.

  • C.

    Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.

  • D.

    Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise.

  • E.

    Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:

- Representação e comunicação;

- Investigação e compreensão;

- Contextualização sociocultural.

Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.

Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:

  • A.

    a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.

  • B.

    a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.

  • C.

    a investigação e compreensão dos processos de formação territorial

  • D.

    a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.

  • E.

    a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.

Um professor de Geografia estava planejando uma unidade de ensino que trataria do tema "O capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial". Quais deveriam ser as dimensões procedimentais dos conteúdos a serem apreendidos pelos alunos?

1 - O desenvolvimento de atitudes solidárias para com os povos do mundo.

2 - O início do imperialismo e o liberalismo.

3 - O capitalismo industrial.

4 - Leitura de textos.

5 - Pesquisa, no lugar onde o aluno reside, de alguns elementos da globalização.

 Estão corretos:

  • A.

    1 e 2, apenas

  • B.

    4 e 5, apenas.

  • C.

    1,2 e 3, apenas

  • D.

    2, 3 e 5, apenas

  • E.

    1, 2, 4 e 5, apenas.

O professor de Geografia aplicou, numa turma do Ensino Médio, a seguinte questão:

"Calcule a distância, no mapa, em linha reta, entre as cidades de Uruguaiana e Porto Alegre. Os dados complementares disponíveis são: escala numérica = 1:6.500.000; distância real= 565,5 km."

A resposta correta é:

  • A.

    18,7cm.

  • B.

    9,7cm.

  • C.

    6,5cm

  • D.

    8,7cm

  • E.

    7,7cm.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no capítulo que aborda Conhecimentos de Geografia, destaca a necessidade da escolha de um corpo conceitual e metodológico que proporcione uma eficiente construção do conhecimento geográfico. Entre os conceitos-chave propostos destaca-se o de paisagem, sobre o qual é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    é um espaço vazio de história e conteúdo, neutro, transitório, em geral de uma arquitetura de desnudamento, como por exemplo as auto-estradas, os shoppings centers, os caixaseletrônicos, os aeroportos e os grandes supermercados dentre outros.

  • B.

    é uma área organizada e delimitada para efeito de planejamento regional e urbano e cuja lógica de distribuição dos elementos geográficos reflete as práticas sociais que o produzem.

  • C.

    é a porção do espaço imediato de vivência e onde se processam as experiências cotidianas, onde o homem constrói sua identidade e estabelece relações de afetividade. Tem densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa, guardando em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente A maioria dos seus elementos são de cunho abstrato.

  • D.

    é entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. Tem um caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através de seu trabalho, cultura, emoção. É percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".

Do assunto em pauta é correto afirmar que:

  • A.

    devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar.

  • B.

    a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades.

  • C.

    sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades.

  • D.

    os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Se Você fosse ministrar uma aula para a sexta série do ensino fundamental com a seguinte temática: os Grandes Projetos e a economia regional amazônica, qual dos roteiros abaixo escolheria para sua exposição didática:

  • A.

    O que são os Grandes Projetos?

    O projeto Ferro Carajás.

    Zona Franca de Macapá.

    Projeto Trombetas e as conseqüências ambientais.

    Projeto mineralógico Jari e sua área de atuação.

  • B.

    O que são os Grandes Projetos?

    O porquê da escolha da Amazônia para a implantação dos Grandes Projetos.

    Área de livre comércio do Amapá e a ICOMI (os primeiro projetos).

    Impactos ambientais do Projeto Carajás.

    A Celmar no Maranhão.

  • C.

    Os Grandes Projetos e a diminuição da dívida externa.

    A ICOMI e o Jari (os primeiros projetos).

    A E.F. Carajás: sua importância.

    Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos.

  • D.

    O que são os Grandes Projetos?

    O que levou o governo a escolher a Amazônia.

    Os primeiros projetos: o projeto manganês e o projeto Jari. Programa Grande Carajás – as frentes integradas: ferro Carajás, projeto Trombetas e sua articulação com os projetos de alumínio, Usina Hidroelétrica de Tucuruí.

    Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos nos contextos intra e inter regionais.

O ensino de Geografia no Ensino Fundamental não deve levar os alunos a:

  • A.

    reconhecer a relação existente entre a distribuição territorial dos fenômenos e os significados de tal distribuição para cada indivíduo e para a sociedade.

  • B.

    construir conceitos geográficos para olhar o mundo de forma sistemática, ultrapassando a reflexão pessoal e a do senso comum.

  • C.

    dividir o mundo em duas partes distintas para que possam compreender, de um lado, os fenômenos físicos e, de outro, as sociedades humanas.

  • D.

    diferenciar a escala de abordagem dos fenômenos espaciais em local, regional, nacional e internacional e constatar suas articulações e interpenetrações.

  • E.

    tomar consciência da realidade mundial e de seu potencial para interferir, como cidadão, na transformação da realidade existente.

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