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Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:
Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:
a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.
é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio.
os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma.
os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus.
o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.
Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação
Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.
Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.
Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise.
Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:
- Representação e comunicação;
- Investigação e compreensão;
- Contextualização sociocultural.
Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.
Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:
a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.
a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.
a investigação e compreensão dos processos de formação territorial
a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.
a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.
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Um professor de Geografia estava planejando uma unidade de ensino que trataria do tema "O capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial". Quais deveriam ser as dimensões procedimentais dos conteúdos a serem apreendidos pelos alunos?
1 - O desenvolvimento de atitudes solidárias para com os povos do mundo.
2 - O início do imperialismo e o liberalismo.
3 - O capitalismo industrial.
4 - Leitura de textos.
5 - Pesquisa, no lugar onde o aluno reside, de alguns elementos da globalização.
Estão corretos:
1 e 2, apenas
4 e 5, apenas.
1,2 e 3, apenas
2, 3 e 5, apenas
1, 2, 4 e 5, apenas.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia aplicou, numa turma do Ensino Médio, a seguinte questão:
"Calcule a distância, no mapa, em linha reta, entre as cidades de Uruguaiana e Porto Alegre. Os dados complementares disponíveis são: escala numérica = 1:6.500.000; distância real= 565,5 km."
A resposta correta é:
18,7cm.
9,7cm.
6,5cm
8,7cm
7,7cm.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no capítulo que aborda Conhecimentos de Geografia, destaca a necessidade da escolha de um corpo conceitual e metodológico que proporcione uma eficiente construção do conhecimento geográfico. Entre os conceitos-chave propostos destaca-se o de paisagem, sobre o qual é verdadeiro afirmar que:
é um espaço vazio de história e conteúdo, neutro, transitório, em geral de uma arquitetura de desnudamento, como por exemplo as auto-estradas, os shoppings centers, os caixaseletrônicos, os aeroportos e os grandes supermercados dentre outros.
é uma área organizada e delimitada para efeito de planejamento regional e urbano e cuja lógica de distribuição dos elementos geográficos reflete as práticas sociais que o produzem.
é a porção do espaço imediato de vivência e onde se processam as experiências cotidianas, onde o homem constrói sua identidade e estabelece relações de afetividade. Tem densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa, guardando em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente A maioria dos seus elementos são de cunho abstrato.
é entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. Tem um caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através de seu trabalho, cultura, emoção. É percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".
Do assunto em pauta é correto afirmar que:
devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar.
a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades.
sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades.
os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Se Você fosse ministrar uma aula para a sexta série do ensino fundamental com a seguinte temática: os Grandes Projetos e a economia regional amazônica, qual dos roteiros abaixo escolheria para sua exposição didática:
O que são os Grandes Projetos?
O projeto Ferro Carajás.
Zona Franca de Macapá.
Projeto Trombetas e as conseqüências ambientais.
Projeto mineralógico Jari e sua área de atuação.
O que são os Grandes Projetos?
O porquê da escolha da Amazônia para a implantação dos Grandes Projetos.
Área de livre comércio do Amapá e a ICOMI (os primeiro projetos).
Impactos ambientais do Projeto Carajás.
A Celmar no Maranhão.
Os Grandes Projetos e a diminuição da dívida externa.
A ICOMI e o Jari (os primeiros projetos).
A E.F. Carajás: sua importância.
Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos.
O que são os Grandes Projetos?
O que levou o governo a escolher a Amazônia.
Os primeiros projetos: o projeto manganês e o projeto Jari. Programa Grande Carajás – as frentes integradas: ferro Carajás, projeto Trombetas e sua articulação com os projetos de alumínio, Usina Hidroelétrica de Tucuruí.
Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos nos contextos intra e inter regionais.
O ensino de Geografia no Ensino Fundamental não deve levar os alunos a:
reconhecer a relação existente entre a distribuição territorial dos fenômenos e os significados de tal distribuição para cada indivíduo e para a sociedade.
construir conceitos geográficos para olhar o mundo de forma sistemática, ultrapassando a reflexão pessoal e a do senso comum.
dividir o mundo em duas partes distintas para que possam compreender, de um lado, os fenômenos físicos e, de outro, as sociedades humanas.
diferenciar a escala de abordagem dos fenômenos espaciais em local, regional, nacional e internacional e constatar suas articulações e interpenetrações.
tomar consciência da realidade mundial e de seu potencial para interferir, como cidadão, na transformação da realidade existente.
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