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Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma professora de Geografia, em sua aula expositiva, projetou uma transparência, reproduzida a seguir, com as principais placas litosféricas. Em seguida, solicitou aos alunos que identificassem, respectivamente, as placas A, B e C, indicadas no mapa.
Qual a resposta correta?
Nazca, Cocos e Européia
Pacífica, Asiática e Norte-Americana.
Juan de Fuca, Helênica e Índica.
Sulamericana, Euroasiática e Pacífica
Nazca, Euroasiática e Pacífica.
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Um professor de Geografia ouviu, numa de suas aulas, a seguinte pergunta de uma aluna: "Professor, que são vegetais halófilos"? Qual deveria ser a resposta?
Vegetais de folhas largas das áreas tropicais úmidas, com solos lateríticos.
Vegetais que vivem em solos secos, com acentuado caducifolismo
Vegetais que habitam solos ricos em sais
Vegetais que vivem à sombra, em solos úmidos de florestas tropicais
Vegetais que crescem nas áreas de cerrados e matas ciliares, em solos bem desenvolvidos
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O professor de Geografia realizou uma excursão, com seus alunos, para área de Catimbau, em Pernambuco. Um aluno, após ouvir a explanação do professor, perguntou-lhe o que era uma rocha sedimentar detrítica. O que deveria responder o professor?
Rocha que decorre da intrusão de soluções fluidas do manto terrestre
Rocha que é formada apenas pela deposição de detritos em ambiente de antigo mar raso
Rocha que se forma pela solidificação de detritos rochosos, restos de detritos orgânicos e precipitação de compostos químicos.
Rocha formada basicamente de quartzo, feldspato e micas, em topos de planaltos
Rocha originada pelas alterações de outras rochas, em face da ação de elevadas pressões e temperaturas"
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A professora de Geografia da 6ª série projetou uma transparência, reproduzida a seguir
Depois perguntou aos alunos o que a área pontilhada está representando. Obteve cinco respostas, apresentadas adiante. Qual a correta?
"área de influência de Manaus.
área ocupada pelos campos amazônicos
localização do clima equatorial.
extensão da floresta caducifólia amazônica
localização do Escudo Guiano
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Após a leitura atenta do texto, conclui-se que:
o ensino de Geografia só tem importância se realizado a partir dos fundamentos da Geografia Crítica.
os autores assumem uma postura nitidamente marxista, ou seja, defendem o princípio da "luta de classe" no espaço geográfico.
a compreensão da realidade do espaço geográfico independe da análise dos aspectos ambientais.
o ensino de Geografia deve partir sempre do geral para o particular e sob a ótica do neopositivismo, que é um dos referenciais filosóficos da Geografia Crítica.
os autores defendem uma prática pedagógica apoiada em postulados da Geografia Crítica.
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O professor de Geografia, do Ensino Médio, numa determinada escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, projetou uma transparência com o mapa reproduzido a seguir.
Perguntou, então, aos alunos o que os traços escuros mais grossos estavam indicando. Obteve cinco respostas. Qual a correta?
maciços antigos
zonas de expansão de placas litosféricas
zonas de dobramentos modernos
escudos pré-cambrianos.
zonas de baixa sismicidade.
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Um aluno da 8ª Série do Ensino Fundamental, estudando os solos da África, perguntou à sua professora de Geografia o que significava a expressão "solos lateríticos". Sobre as informações que a professora poderia dar a respeito desse tema, analise as afirmativas abaixo:
1 - São solos que só se verificam nas áreas áridas da África, especialmente nos terraços fluviais.
2 - O desenvolvimento desses solos só acontece em rochas vulcânicas, como o basalto e o granodiorito.
3 - Os solos lateríticos constituem materiais incoesos ou compactos, resultantes da ação de intenso intemperismo químico sob condições tropicais.
4 - Esses solos ocorrem sobre vários tipos de rochas, com exceção de certos quartzitos
5 - No desenvolvimento dos solos lateríticos, os fatores climáticos são extremamente importantes, principalmente a temperatura e a pluviosidade.
São verdadeiras:
1 e 5, apenas.
2 e 5, apenas.
1,2 e 3, apenas
3,4 e 5, apenas.
1,2 e 5, apenas.
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Um professor de Geografia entregou a seus alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir e solicitou- lhes que identificassem, no mapa reproduzido adiante, o país descrito. Qual a opção correta que deveria ser assinalada?
1
2
3
4
5
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Um aluno do 1° ano do Ensino Médio ouviu, num noticiário de TV, que "uma onda de leste atingiu a costa pernambucana, provocando grandes estragos na Zona da Mata." Querendo compreender melhor esse assunto, perguntou à sua professora de Geografia o que era uma onda de leste? Assinale a resposta correta que deveria ser dada ao aluno.
"É o avanço da Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste brasileiro, no inverno."
"É um sistema atmosférico que se forma sobre o continente e avança para leste, atingindo Pernambuco e Paraíba
"É um sistema ondulatório, com uma grande massa de nuvens, que se origina sobre o Atlântico, entre a África e o Brasil, e que se desloca de leste para oeste.
"É uma linha de instabilidade tropical que se forma no Agreste e no Sertão, atingindo o leste de Pernambuco.
É uma massa de nuvens que se origina na costa do Rio de Janeiro e atinge Pernambuco, nos meses de inverno."
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O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a):
Sertão do Cariri
Sertão do Brasil Central
Sertão do Meio Norte
Agreste Acaatingado
Área de exceção dos sertões hiperáridos
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