Questões sobre Educação em Geografia

Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

No ensino da Geografia, dever ser compreendido que no processo de construção do espaço há uma dinamicidade que o coloca em constante transformação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

A instrumentação do aluno para uma leitura crítica do mundo, abarcando conflitos, lutas e contradições existentes, é um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Apesar de ser considerada uma ciência social, a Geografia deixa de contribuir para a formação do aluno como cidadão ao ter como meta o estudo dos lugares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Representar no mapa o espaço cotidiano vivido pelos alunos auxilia na aquisição de conceitos de orientação e de escala.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma aula sobre as variações das marés despertou a atenção de quase toda a turma. O professor comentou que o cientista é um caçador invisível das explicações. Ao falar aos alunos que a Ciência é uma função da vida e que ela não pode dela se divorciar, estava ele afirmando, particularmente, que a Ciência poderia

  • A.

    ficar desacreditada.

  • B.

    perder sua legitimação.

  • C.

    permanecer órfã.

  • D.

    não mais ser testada.

  • E.

    corresponder ao esperado.

Numa aula de Estudos Sociais da 4º série do Ensino Fundamental, utilizando a planta de bairros de Paulista, o professor poderá trabalhar as seguintes atividades:

I.  Realização de trabalhos com relações de vizinhança e continuidade através do estudo de bairros.
II.  Trabalhar com a orientação de acordo com os pontos cardeais e colaterais e registros dos elementos da representação do real.
III.  Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança dentro-fora, ordem de limite de fronteiras e continuidade espacial.
IV.  Atividade de decodificação da legenda, representando algumas situações-problemas dos bairros de Paulista.
V.  Analisar a  ocupação ordenada do sítio urbano a partir de um  planejamento.

Estão incorretas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    I, III e V.

"O ensino da geografia pode levar os alunos a compreenderem, de forma mais ampla, a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva" (PCNs. p.108) As alternativas abaixo não contemplam a afirmativa, exceto.

  • A.

    Maior preocupação com os conteúdos conceituais do que com conteúdos procedimentais.

  • B.

    Utilizar noção de escala espaço-temporal, explicitando, apenas, os temas geográficos locais.

  • C.

    Memorização como exercício fundamental, mesmo nas abordagens mais avançadas e problematizadoras.

  • D.

    Fazer uma abordagem exclusivamente social, sem a necessidade trabalhar os fenômenos da natureza.

  • E.

    Promover a compreensão processual e crítica das questões socioambientais.

O estudo da natureza é de fundamental importância, pois, ao se trabalhar este tema em sua dinâmica própria que expressa as inter-relações entre todos os seus elementos, se pode levar os alunos a criticar a ação do homem sobre ela e construir conceitos de equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Ao trabalhar este tema em sua prática cotidiana, o professor poderá desenvolver todas as seguintes ações, exceto uma. Assinale-a.

  • A.

    Problematizar e aprofundar conceitos sobre alguns elementos da natureza, como rio, mar, flora e fauna, desde que estes elementos estejam presentes no cotidiano dos alunos.

  • B.

    Mostrar que o clima e a vegetação estão intimamente relacionados e que a vegetação depende, fundamentalmente, da temperatura e umidade, entre outros fatores que, também, estão relacionados com estes dois elementos.

  • C.

    Discutir por meio de problematização de situações vividas no lugar, seja do bairro, cidades ou países, o comportamento social e suas relações com a natureza.

  • D.

    Apontar que a visão global da natureza expressa na paisagem pode ser realizada por meio dos hábitos de consumo através de pesquisa, investigando como pessoas de diferentes espaços se apropriam de técnicas de transformação dos elementos naturais.

  • E.

    Trabalhar os componentes da natureza sem fragmentação, ou seja, apresentado os o solo, clima, vegetação entre outros, de modo interativo.

A presença das ciências humanas no ensino fundamental deve ser entendida como um dos elementos responsáveis pela preparação de um cidadão crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite

I.  perceber-se a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja compactuando com ela, seja transformando-a.
II.  pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar e se apossar dela, em vez de ser por ela engolida.
III.  compreender o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social bem como o sentido de sua intervenção nesse processo.
IV.  entender que a "vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa, necessariamente, avanços ou melhorias"

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III.

  • B.

    somente I, II e IV.

  • C.

    somente I, III e IV.

  • D.

    somente II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

O professor de Geografia distribuiu a uma turma do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir. "A área estudada neste trabalho não poderá desenvolver-se efetivamente por razões exclusivamente naturais. O meio natural é por demais adverso, pois apresenta solos pouco desenvolvidos e ácidos, encostas íngremes, que prejudicam as atividades agrícolas e clima semi-árido, com secas periódicas. Em face desse conjunto de fatos, as populações locais enfrentam sérios problemas sociais e econômicos...". Depois solicitou aos alunos que identificassem a corrente da Geografia da qual fazem parte as idéias desenvolvidas no texto. Assinale a corrente de pensamento geográfico solicitada.

  • A.

    Possibilismo Geográfico

  • B.

    Geografia Crítica

  • C.

    Geografia Pós-Moderna

  • D.

    Determinismo Geográfico.

  • E.

    Geografia do Desenvolvimento Sustentável

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...