Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O vento geostrófico é proporcional ao gradiente de pressão. Estando a força de Coriolis e a força do gradiente de pressão em perfeito balanço, as parcelas do ar não sofrem aceleração. Com relação a esses mecanismos, julgue os itens a seguir.
Vento geostrófico é uniforme e estacionário tangencial às isóbaras retas e paralelas em uma atmosfera sem atrito.
O vento geostrófico é proporcional ao gradiente de pressão. Estando a força de Coriolis e a força do gradiente de pressão em perfeito balanço, as parcelas do ar não sofrem aceleração. Com relação a esses mecanismos, julgue os itens a seguir.
No Hemisfério Sul, as baixas pressões estarão sempre à direita do vento geostrófico e, no Hemisfério Norte, à esquerda.
Os movimentos atmosféricos são necessários para estabelecer relações de equilíbrio, levando-se em consideração trocas de momentum e de energia. Com relação a esses movimentos, julgue os itens seguintes.
Circulação é a integral de linha da velocidade tangencial ao longo de um circuito de partículas do escoamento do fluido.
Os movimentos atmosféricos são necessários para estabelecer relações de equilíbrio, levando-se em consideração trocas de momentum e de energia. Com relação a esses movimentos, julgue os itens seguintes.
A curvatura, ou rotação, apresentada pelo movimento do ar relativo à Terra é denominada vorticidade relativa.
Geografia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Se a Terra não realizasse o movimento de rotação, o que aconteceria?
O dia duraria o mesmo tempo que um ano do nosso calendário atual.
O dia corresponderia a quinze dias do nosso calendário atual.
O dia duraria o tempo entre a lua nova e a lua cheia.
O dia duraria o tempo entre a lua cheia e a lua quarto minguante.
O dia duraria aproximadamente 30 dias do nosso calendário atual.
Geografia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sabe-se que, a partir da Terra, vê-se sempre o mesmo lado da Lua, e que o período de revolução da Lua em torno da Terra é aproximadamente 28 dias. Assim é correto afirmar que o período para uma volta completa da Lua em torno de si mesma é de
28 dias
1 dia
24 dias
365 dias
0 dia
Trabalhando com problemas ambientais urbanos, o professor de geografia apresenta a seguinte paisagem para ser discutida pelos alunos.
Durante as discussões, o professor deve garantir que os alunos possam inferir que
a ocupação das várzeas dos rios é um fenômeno tipicamente brasileiro, conhecendo-se previamente os riscos de inundação.
a cidade de São Paulo, cortada por rios, têm as nascentes em áreas elevadas constantemente erodidas e sofrem os efeitos do assoreamento à jusante.
o forte desenvolvimento urbano da capital promoveu o rápido crescimento de ruas e avenidas cujo asfaltamento impermeabiliza os solos.
a deficiência de rede de esgotos e água tratada gera sérios problemas ambientais nas áreas periféricas da capital paulista.
o fato de a capital paulista ultrapassar a casa dos 10 milhões de habitantes gera uma condição de superpovoamento, e portanto, más condições de vida.
No Brasil, dentre os fatores que levaram à degradação ambiental, a partir dos anos de 1960, pode-se destacar:
a planificação daquele período que analisava as regiões sob o ponto de vista ecológico-holístico mas não econômico.
a adoção de políticas conservacionistas que não se compatibilizavam com a realidade de um país capitalista.
a ausência de uma planificação setorial uma vez que se tentou analisar o ambiente sob a ótica interdisciplinar.
as teorias econômicas que priorizavam a maximização dos lucros em detrimento da renovação dos recursos.
a inclusão do homem no ecossistema, o que dificultava a participação da sociedade nas tomadas de decisão sobre o meio ambiente.
O professor de Geografia utiliza a charge abaixo para discutir alguns conteúdos relacionados à população brasileira.
Durante as discussões o professor deve garantir que os alunos possam levantar as seguintes hipóteses:
I. A tecnologia empregada na industrialização foi um dos fatores que permitiu incorporar uma quantidade de força de trabalho suficiente para diminuir efetivamente o número de inativos.
II. A modernização da economia brasileira significou melhor redistribuição da população ativa entre os diferentes setores de atividade.
III. Conhecer estatisticamente o número de empregados e desempregados em uma região não garante compreender a complexidade socioeconômica na qual vive a sociedade.
Está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
II.
III.
Ao discutir o fenômeno da migração, Damiani (1998) apresenta as afirmações abaixo.
I. Tanto as migrações internacionais como as migrações internas comprovam o processo de expropriação e de exploração que marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil.
II. A migração rural-urbana, quando teve um caráter mais permanente criou a expectativa de que, na cidade, o migrante teria um emprego, que permanentemente, o reproduziria na condição de trabalhador.
III. Não há como associar a migração ao processo de desenvolvimento capitalista. O primeiro é um fenômeno demográfico; o segundo é eminentemente político e econômico. Está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
I e II.
II.
II e III.
III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...