Questões sobre Geral

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Segundo Geiger (1995), a cidade mundial caracteriza-se dentre outros aspectos, pela

  • a.

    concentração da produção industrial e mão-de-obra fortemente organizada em sindicatos.

  • b.

    elevada intensidade no uso de altas tecnologias e mobilidade de informações e pessoas.

  • c.

    existência de contrastes sociais gritantes, marginalização e fragmentação do tecido social.

  • d.

    excessiva densidade populacional e altos índices de pobreza, poluição e violência.

  • e.

    liberalização dos fatores econômicos, com a livre circulação de pessoas e mercadorias.

O mapa é uma representação que conserva relações precisas com a superfície da Terra, como a proporção e a projeção no plano. Na iniciação cartográfica, essas noções podem ser trabalhadas através de uma atividade na qual o aluno construa

  • a.

    um mapa utilizando dois ou mais tipos de projeção.

  • b.

    uma representação pictória do bairro.

  • c.

    uma maquete da sala de aula.

  • d.

    uma simulação do movimento de rotação da Terra.

  • e.

    um mapa de coordenadas geográficas.

O filme Denise está chamando, de Hal Salwen, aborda aspectos relativos às recentes mudanças no trabalho nas sociedades capitalistas, como

  • a.

    a diminuição na jornada de trabalho, graças à flexibilização dos horários nas empresas.

  • b.

    o fortalecimento das relações pessoais, proporcionando aumento na produtividade.

  • c.

    a diminuição dos profissionais liberais, substituídos por empresas domésticas.

  • d.

    introdução do toyotismo que incentiva a integração entre as células de produção.

  • e.

    o uso intensivo das telecomunicações, que propiciou o surgimento do teletrabalho.

A observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento.

(Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998)

Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação

  • a.

    a paisagem.

  • b.

    a região.

  • c.

    o território.

  • d.

    o lugar.

  • e.

    a sociedade.

Leia o texto abaixo.

Assinale a alternativa que apresentava correta e respectivamente um exemplo de oposição entre "ensino produtivo" e "ensino reprodutivo".

  • a.

    Produção de maquetes – Construção de mapas.

  • b.

    Compreensão da realidade – Memorização de textos.

  • c.

    Leitura de jornais – Produção de textos.

  • d.

    Observação de percurso casa-escola – Uso de material audiovisual.

  • e.

    Trabalhos em equipes – Trabalhos individuais.

Um exemplo de danos ambientais provocados pela monocultura mecanizada é:

  • a.

    mudanças climáticas regionais, que afetam o regime dos rios e o abastecimento de água.

  • b.

    diminuição do processo de intemperismo físico, necessário para a formação dos solos.

  • c.

    aumento da biodiversidade em função da proliferação de insetos e fungos.

  • d.

    utilização de produtos químicos, como inseticidas e fungicidas, prejudiciais à saúde do homem.

  • e.

    compactação dos solos em áreas inclinadas, devido ao uso intensivo de máquinas.

Uma análise comparativa do ambiente de grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos permite concluir que, nesses últimos, os problemas ambientais urbanos são

  • a.

    maiores, pois implicaram na destruição de extensas áreas florestais.

  • b.

    menores, pois há menos indústrias e automóveis.

  • c.

    maiores, pois são agravados pela miserabilidade da população.

  • d.

    menores, pois a quantidade de resíduos domésticos é pequena.

  • e.

    menores, pois não apresentam "ilhas de calor".

Atualmente, um dos principais aspectos da urbanização brasileira refere-se ao crescimento da maioria das regiões metropolitanas. Dentre os fatores que explicam esse fenômeno destacase, provavelmente,

  • a.

    o aumento das migrações inter-regionais.

  • b.

    a modernização agrícola no Centro-Sul.

  • c.

    o controle da natalidade como reflexo de políticas públicas.

  • d.

    a descentralização do processo de industrialização.

  • e.

    a estagnação da economia durante a década de 1990.

Para que a visão do futuro, almejada pelo Plano Estratégico do Governo do Estado da Bahia, tendo em conta seu papel no processo de planejamento estratégico e objetivando evitar os inconvenientes de indicadores múltiplos, nas medições comparativas foi eleito o índice de

  • a.

    Desemprego.

  • b.

    Qualidade da Educação.

  • c.

    Violência.

  • d.

    Criminalidade.

  • e.

    Desenvolvimento Humano.

Dentre as causas do crescente desequilíbrio regional Sudeste-Nordeste no Brasil, a partir da década de 1950, pode-se destacar

  • a.

    a formação de "arquipélagos" econômicos que tornaram as duas regiões auto-suficientes, dificultando as trocas comerciais.

  • b.

    o crescimento populacional mais intenso no Sudeste no início do século XX, ainda como repercussão da imigração européia.

  • c.

    a concentração da economia nordestina no setor de exploração e refino de petróleo, inibindo o desenvolvimento industrial regional.

  • d.

    o predomínio, no Nordeste, da agricultura canavieira de subsistência, de menor rendimento que a moderna agricultura do Sudeste.

  • e.

    a maior presença, no Sudeste, de empresas multinacionais, principalmente, as indústrias de bens de consumo duráveis.

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