Lista completa de Questões sobre Problemas e Catastrofes ambientais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade.
II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência.
III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal.
IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O tsunami de 26 de dezembro de 2004 não será facilmente esquecido. Nos anos que se seguirão, seus estragos ainda vão continuar sendo sentidos profundamente por grande parcela da população afetada. O assustador número de mortos- mais de 250 mil vítimas- já é um fato suficiente para lembrar a tragédia, mas há outras conseqüências, algumas tão graves quanto a morte de tantos seres humanos." (Extraído do livro: " As maiores catástrofes de todos os tempos", ed. Universo dos Livros) Sobre esse assunto, é correto dizer que:
o tsunami aconteceu no assoalho do oceano Pacífico e atingiu a Indonésia, em face de um afastamento de placas litosféricas.
o tsunami foi provocado por um movimento brusco de duas grandes placas litosféricas.
o efeito devastador do tsunami aconteceu porque as ilhas atingidas se dispõem de leste para oeste, facilitando, assim, a penetração da água marinha
o tsunami foi potencializado pela erupção vulcânica que aconteceu meses antes na Indonésia
quando vai acontecer um tsunami, como o descrito, há uma alteração meteorológica, com o considerável aumento da velocidade dos ventos na baixa troposfera
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.
A cidadania ambiental e a cultura de sustentabilidade serão necessariamente os resultados do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana.
A cidadania ambiental da era planetária extrapola os estreitos limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação e na produção ilimitada de riqueza, sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do cosmo.
A questão da interdisciplinaridade na Educação Ambiental atingiu um consenso em termo de suas abordagens e formulação teórica, a partir de reflexões sobre sua abrangência e permanência.
A diversidade de métodos utilizados na Educação Ambiental induz os professores a alargarem as perspectivas e a criarem condições de estudo a partir da totalidade complexa dos processos e relações do homem e do meio ambiente.
A Educação Ambiental é um dos eixos fundamentais, para impulsionar os processos de prevenção da deteorização ambiental, do aproveitamento dos direitos dos cidadãos a um ambiente saudável.
De acordo com estudos atuais, há grande probabilidade de esse tipo de bloqueio ser causado pela(o):
concentração de terras emersas no hemisfério norte.
multiplicação das ilhas de calor nas metrópoles.
expansão das áreas cobertas por desertos.
agravamento do efeito estufa planetário.
avanço da industrialização no hemisfério sul.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
O assoreamento pode ser uma conseqüência do pisoteio.
Quanto aos impactos ambientais causados pelo desmatamento todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Erosão dos solos
Aquecimento da Terra
Redução da fertilidade do solo
Aumento da biodiversidade
Vegetação e poluição do ar:
A partir da análise desse fluxograma, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O fluxograma, embora não contemple áreas urbanas, pode ser aplicado a elas.
O termo química representa os processos da industrialização responsáveis pela poluição atmosférica.
As relações solo-planta-atmosfera são de natureza complexa e podem ser concebidas como sistema de processo-resposta.
A respeito dos riscos ambientais que atingem a cidade de Contagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A freqüência de ocorrência dos grandes problemas naturais no espaço urbano de Contagem está diretamente relacionada ao regime pluviométrico.
A ocupação urbana das várzeas e de antigos leitos de inundação de cursos d'água assoreados e obstruídos, as canalizações inadequadas e mal dimensionadas contribuem para agravar os impactos sociais das enchentes.
Os mais graves riscos ambientais que atingem Contagem resultam da interação de fatores geológicos, geomorfológicos e atmosféricos associados aos de natureza socioeconômica e cultural.
A distribuição das áreas de risco, em função da distribuição dos grupos de fatores causais, tem como característica importante a homogeneidade.
Em abril de 1986, um dos quatro reatores nucleares localizados nas vizinhanças de Chernobyl explodiu e lançou, na atmosfera, uma enorme quantidade de radioatividade, equivalente a dezenas de explosões nucleares do tipo que arrasou Hiroshima, no Japão. Essa explosão ocorreu na:
Rússia.
Ucrânia
Lituânia.
Bielo-Rússia.
Romênia.
A eminência de uma mudança tão drást ica como a alteração da temperatura global do Planeta t raz consigo perigos que deviam estar a preocupar muito mais os governos em fazer diminuir as taxas de emissão dos gases de Efeito de Estufa para a atmosfera, pelo menos nas at ividades indust riais e nos automóveis part iculares, encarando o problema com o nível de seriedade que este merece.
Assinale a alternat iva que não t raduz preocupação com a alteração da temperatura global do Planeta:
Preocupar mais com o aquecimento global e o aumento da temperatura terrest re, não só numa zona específica, mas em todo o Planeta.
Criar uma legislação mais apropriada sobre a emissão dos gases de Efeito de Estufa.
Liberar de forma lenta e gradual a produção de veículos que emitem dióxido de carbono.
Tomar medidas drást icas de forma a cont rolar a emissão de gases de Efeito de Estufa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...