Questões sobre Problemas e Catastrofes ambientais

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Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

 I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade.

II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência.

III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal.

 IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

O tsunami de 26 de dezembro de 2004 não será facilmente esquecido. Nos anos que se seguirão, seus estragos ainda vão continuar sendo sentidos profundamente por grande parcela da população afetada. O assustador número de mortos- mais de 250 mil vítimas- já é um fato suficiente para lembrar a tragédia, mas há outras conseqüências, algumas tão graves quanto a morte de tantos seres humanos." (Extraído do livro: " As maiores catástrofes de todos os tempos", ed. Universo dos Livros) Sobre esse assunto, é correto dizer que:

  • A.

    o tsunami aconteceu no assoalho do oceano Pacífico e atingiu a Indonésia, em face de um afastamento de placas litosféricas.

  • B.

    o tsunami foi provocado por um movimento brusco de duas grandes placas litosféricas.

  • C.

    o efeito devastador do tsunami aconteceu porque as ilhas atingidas se dispõem de leste para oeste, facilitando, assim, a penetração da água marinha

  • D.

    o tsunami foi potencializado pela erupção vulcânica que aconteceu meses antes na Indonésia

  • E.

    quando vai acontecer um tsunami, como o descrito, há uma alteração meteorológica, com o considerável aumento da velocidade dos ventos na baixa troposfera

Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.

  • A.

    A cidadania ambiental e a cultura de sustentabilidade serão necessariamente os resultados do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana.

  • B.

    A cidadania ambiental da era planetária extrapola os estreitos limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação e na produção ilimitada de riqueza, sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do cosmo.

  • C.

    A questão da interdisciplinaridade na Educação Ambiental atingiu um consenso em termo de suas abordagens e formulação teórica, a partir de reflexões sobre sua abrangência e permanência.

  • D.

    A diversidade de métodos utilizados na Educação Ambiental induz os professores a alargarem as perspectivas e a criarem condições de estudo a partir da totalidade complexa dos processos e relações do homem e do meio ambiente.

  • E.

    A Educação Ambiental é um dos eixos fundamentais, para impulsionar os processos de prevenção da deteorização ambiental, do aproveitamento dos direitos dos cidadãos a um ambiente saudável.

De acordo com estudos atuais, há grande probabilidade de esse tipo de bloqueio ser causado pela(o):

  • A.

    concentração de terras emersas no hemisfério norte.

  • B.

    multiplicação das ilhas de calor nas metrópoles.

  • C.

    expansão das áreas cobertas por desertos.

  • D.

    agravamento do efeito estufa planetário.

  • E.

    avanço da industrialização no hemisfério sul.

A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

O assoreamento pode ser uma conseqüência do pisoteio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos impactos ambientais causados pelo desmatamento todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Erosão dos solos

  • B.

    Aquecimento da Terra

  • C.

    Redução da fertilidade do solo

  • D.

    Aumento da biodiversidade

Vegetação e poluição do ar:

A partir da análise desse fluxograma, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O fluxograma, embora não contemple áreas urbanas, pode ser aplicado a elas.

  • B.

    O termo química representa os processos da industrialização responsáveis pela poluição atmosférica.

  • C. As relações entre os subsistemas ambientais: pedosfera, atmosfera e vegetação, são de mão dupla, isto é, de retroatividade.
  • D.

    As relações solo-planta-atmosfera são de natureza complexa e podem ser concebidas como sistema de processo-resposta.

A respeito dos riscos ambientais que atingem a cidade de Contagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A freqüência de ocorrência dos grandes problemas naturais no espaço urbano de Contagem está diretamente relacionada ao regime pluviométrico.

  • B.

    A ocupação urbana das várzeas e de antigos leitos de inundação de cursos d'água assoreados e obstruídos, as canalizações inadequadas e mal dimensionadas contribuem para agravar os impactos sociais das enchentes.

  • C.

    Os mais graves riscos ambientais que atingem Contagem resultam da interação de fatores geológicos, geomorfológicos e atmosféricos associados aos de natureza socioeconômica e cultural.

  • D.

    A distribuição das áreas de risco, em função da distribuição dos grupos de fatores causais, tem como característica importante a homogeneidade.

Em abril de 1986, um dos quatro reatores nucleares localizados nas vizinhanças de Chernobyl explodiu e lançou, na atmosfera, uma enorme quantidade de radioatividade, equivalente a dezenas de explosões nucleares do tipo que arrasou Hiroshima, no Japão. Essa explosão ocorreu na:

  • A.

    Rússia.

  • B.

    Ucrânia

  • C.

    Lituânia.

  • D.

    Bielo-Rússia.

  • E.

    Romênia.

A eminência de uma mudança tão drást ica como a alteração da temperatura global do Planeta t raz consigo perigos que deviam estar a preocupar muito mais os governos em fazer diminuir as taxas de emissão dos gases de Efeito de Estufa para a atmosfera, pelo menos nas at ividades indust riais e nos automóveis part iculares, encarando o problema com o nível de seriedade que este merece.

Assinale a alternat iva que não t raduz preocupação com a alteração da temperatura global do Planeta:

  • A.

    Preocupar mais com o aquecimento global e o aumento da temperatura terrest re, não só numa zona específica, mas em todo o Planeta.

  • B.

    Criar uma legislação mais apropriada sobre a emissão dos gases de Efeito de Estufa.

  • C.

    Liberar de forma lenta e gradual a produção de veículos que emitem dióxido de carbono.

  • D.

    Tomar medidas drást icas de forma a cont rolar a emissão de gases de Efeito de Estufa.

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