Questões sobre Teoria em Geografia

Lista completa de Questões sobre Teoria em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A geografia aborda, além dos fenômenos sociais, os naturais. Com relação à forma de estudar o meio ambiente, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve ser memorizada a localização dos principais elementos do quadro natural, tais como relevo e hidrografia, como diretriz fundamental.

  • B.

    A ênfase dos estudos deve estar na independência do homem em relação ao meio ambiente natural.

  • C.

    O conhecimento a respeito dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas aponta para a necessidade da conservação ambiental.

  • D.

    O desenvolvimento econômico deve ter prioridade sobre a conservação ambiental, já que os recursos naturais utilizados pelo homem em suas atividades econômicas são renováveis.

De acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das manifestações positivistas da geografia tradicional é a redução da realidade ao mundo dos sentidos, ou seja, a circunscrição do trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos, em seus aspectos visíveis, mensuráveis e palpáveis.

  • B.

    A geografia tradicional sustentou-se em bases filosóficas e metodológicas dialéticas, que inspiraram diferentes correntes durante o período de sistematização e pós-sistematização da ciência geográfica.

  • C.

    A geografia tradicional, preocupada com a totalidade do planeta, não se dedicou ao tratamento de análises regionais.

  • D.

    O esgotamento da geografia tradicional iniciou-se na Alemanha, onde o paradigma esteve centrado na unidade territorial, a partir da formação de um estado centralizado.

Antonio Carlos R. Moraes afirma que os movimentos de renovação da geografia manifestam-se na segunda metade do século passado e aceleram-se em momentos posteriores. Essa renovação é considerada benéfica, pois abriu espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e renovado no campo da ciência geográfica em um século de muitas transformações. No que se refere à geografia crítica, julgue os itens a seguir.

I A geografia crítica mantém as mesmas características metodológicas da geografia tradicional, mas, passa a criticar os processos capitalistas.

II A geografia crítica assume nova postura frente à realidade; seus autores defendem a necessidade de uma transformação da realidade social e do conhecimento socioespacial.

III A "Geografia dos Professores", a propósito do que apontou Ive Lacoste em crítica à geografia tradicional, camuflou dados para servir a uma "Geografia dos Estados-Maiores".

IV Apesar da renovação na forma de tratamento dos conteúdos na geografia crítica, os livros didáticos atuais de geografia continuam trabalhando com análises meramente descritivas, suprimindo fatos sociais.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

Segundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro.

Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia.

  • A.

    Para se obter um estudo sistêmico, é aconselhável suprimir os fatos históricos da análise.

  • B.

    Para melhor ensinar a geografia, é necessária a produção de um manual que sirva como um formulário de técnicas de ensino, uma espécie de manual para se trabalhar.

  • C.

    Para se ter um bom plano de estudo, deve-se levar em conta a modernidade, reconhecer os aspectos mais importantes da época atual, com destaque para fatos e problemas que a caracterizam.

  • D.

    A consolidação do período técnico-científico e informacional, em diferentes partes do mundo, foi a principal benesse da globalização, favorecendo, inclusive, uma educação igualitária no Brasil.

Milton Santos afirma que, com a globalização do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornaram-se maiores e mais eficazes, na medida em que à análise fragmetadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegração ou reconstrução do todo.

A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.

  • A.

    A Geografia impõe dificuldades à realização de atividades interdisciplinares, uma vez que seu método de trabalho é exclusivo de análises setoriais.

  • B.

    O espaço tem papel privilegiado nos estudos interdisciplinares, pois cristaliza os momentos anteriores, além de ser o lugar de encontro entre o passado e o futuro a partir do presente que ali ocorre por meio das relações sociais.

  • C.

    A Geografia, desde sua sistematização, trabalha de modo interdisciplinar, pois, há tempos, tem estado comprometida com as ações sociais no espaço.

  • D.

    A interdisciplinaridade encontra seu melhor exemplo na disciplina de Estudos Sociais, na qual são explorados conhecimentos de Geografia, História e Sociologia.

Assinale a opção correta no que se refere aos trabalhos de seleção de conceitos geográficos básicos para estruturar conteúdos de ensino que objetivem desenvolver a autonomia de pensamento dos discentes.

  • A.

    No ensino da geografia, a formação de conceitos deve anteceder aos conteúdos, possibilitando, assim, a compreensão das mudanças nas relações entre sociedade e natureza.

  • B.

    Paisagem, território e região são categorias essenciais para a identificação da singularidade do saber geográfico.

  • C.

    No mundo atual, o espaço é homogêneo, fixo, com limite geográfico definido e, sendo assim organizado, de fácil leitura pelos cidadãos.

  • D.

    O emprego de recursos metodológicos como as representações sociais dos alunos aprofunda o relativismo e a subjetividade no ensino da geografia.

Assinale a opção correta, em relação ao estudo da cidade e da cidadania, no âmbito da geografia.

  • A.

    O conceito de territorialidade, como sinônimo de cidadania, é importante no resgate da noção de cultura.

  • B.

    No cenário sociocultural da atualidade, é necessário recuperar a noção de cidadão subordinada ao modelo econômico vigente.

  • C.

    Para Milton Santos, a cidadania é desvinculada do processo de aprendizagem, uma vez que a cidade pode ser vista com um conjunto organizado de símbolos que facilitam e expandem as ações das pessoas.

  • D.

    Na busca de elementos e aspectos para se organizar os temas de estudo, é fundamental a explicitação dos conceitos de cidadão e de cidade.

Segundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    Em cada fração da superfície terrestre, o processo que acarreta, de uma situação natural, uma situação artificial é genérico e invariável.

  • B.

    No período técnico, os objetos são ao mesmo tempo culturais e técnicos, e, no espaço, o componente material é crescentemente formado do natural e do artificial.

  • C.

    Quando tudo era meio natural, os aspectos fundamentais ao exercício da vida humana, que davam a base da existência material do grupo, advinham da natureza.

  • D.

    Ao se substituir a expressão meio natural por meio pré- técnico, fica implícita a dissociação entre meio geográfico e a noção de técnica.

Com relação a aspectos gerais da geografia, julgue os itens que se seguem.

I Geografia é uma das raras áreas do conhecimento que não precisou se adaptar à consideração dos estudos ambientais, já que trabalha, há tempos, com a interação homem e meio.

II Nos dias de hoje, pode-se dizer que inexiste integridade ambiental, caracterizada como paisagem natural, uma vez que, de alguma forma, mesmo que por direitos políticos, a interferência humana foi responsável por modificações no meio.

III A partir da mudança do objeto de estudo da geografia, que passou do espaço para o meio ambiente, a interdisciplinaridade ganhou espaço no ensino de geografia.

IV No Brasil, a mudança de conteúdo dos livros didáticos só passou a ocorrer efetivamente após a redemocratização do país. Antes disso, os conteúdos eram trabalhados de modo destorcido, desconsiderando-se as desigualdades, as contradições e as tensões sociais presentes no país.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

 

Considerando o texto acima e suas implicações, julgue os itens a seguir.

A noção de região encontra aplicabilidade nos dias atuais, tendo em vista que a dinâmica econômica está fundamentada nos circuitos regionais de produção, como pólos que guardam unidade, identidade, independência e autonomia entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...