Lista completa de Questões de Geografia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um centro de alta pressão é caracterizado por
elevação do ar e ventos fortes.
elevação do ar e ventos fracos.
ar instável e ventos fracos.
afundamento do ar e ventos fracos.
afundamento do ar e ventos fortes.
Uma baixa quente em superfície
apresenta temperaturas mais elevadas na periferia.
aumenta de intensidade com a altura.
diminui de intensidade com a altura.
apresenta pressão constante com a altura.
apresenta as menores pressões na periferia.
Algumas considerações sobre características de sistemas sinóticos são apresentadas nas alternativas abaixo e, com base nelas, é possível afirmar que todas estão descritas corretamente, EXCETO:
Considerando que um sistema frontal é uma zona de transição entre duas massas de ar de características diferentes, o limite que existe entre essas massas de ar é chamado de zona ou superfície frontal e pode ser caracterizada por fortes gradientes de temperatura, umidade, vorticidade e movimento vertical na direção perpendicular à frente e é o local onde pode ser encontrado um máximo relativo de vorticidade ao longo da frente.
Um sistema frontal clássico é geralmente composto de frente fria, frente quente e centro de baixa pressão na superfície, denominado ciclone.
A inclinação da superfície frontal está relacionada com a velocidade do sistema frontal, um sistema mais inclinado que se desloca rapidamente atinge no máximo 5 m/s.
A localização dos jatos máximos em altos níveis (200 hPa) indica regiões preferenciais para o desenvolvimento de distúrbios meteorológicos em escala sinótica. Os gradientes horizontais de temperatura tendem a se concentrar nessas regiões associadas aos jatos de altos níveis, chamadas zonas baroclínicas.
Quando um ciclone extra-tropical atinge seu estágio maduro os eixos dos cavados e das cristas são aproximadamente verticais, com pequena advecção térmica e conversão de energia.
O desenvolvimento de sistemas meteorológicos está intimamente relacionado com a taxa de variação de pressão na superfície que, quando positiva, significa formação ou intensificação de um anticiclone, e quando negativa implica na formação ou aprofundamento de um ciclone. A teoria desenvolvida por Sutcliffe permitiu associar esta taxa de variação da pressão na superfície com grandezas deriváveis. Considerando a equação de Sutcliffe descrita abaixo, fisicamente pode-se afirmar que o termo sinalizado significa:
A vorticidade absoluta em 1000 mb
Advecção de vorticidade em 500 mb
A advecção de espessura (ou temperatura) entre 1000 e 500 mb
A variação da temperatura por movimento vertical / termo da estabilidade (ou adiabático)
Indica o aquecimento médio na camada / termo diabático
O texto abaixo foi desenvolvido considerando-se a teoria de Sutcliffe. A situação padrão para o desenvolvimento de um ciclone em superfície, apresenta um cavado em 500mb com vorticidade absoluta negativa no Hemisfério Sul, tendo em vista a curvatura do escoamento.
Logo, a leste do eixo do cavado deve haver advecção de vorticidade __________ e a oeste_________. A intensificação ou formação de um ___________ na superfície é equivalente a tornar a vorticidade absoluta mais negativa e o contrário para o caso do ____________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
positiva; positiva; ciclone; anticiclone
positivo; negativo; anticiclone; ciclone
negativo; positivo; anticiclone; ciclone
negativo; negativo; ciclone; anticiclone
negativa; positiva; ciclone; anticiclone
As questões de número 47, 48, 49 e 50 referem-se à figura abaixo.
Levando em consideração o esboço do diagrama acima, onde as linhas tracejadas são as adiabáticas saturadas e as linhas contínuas curvas as adiabáticas secas, pode-se concluir que o Nível de Condensação por levantamento (NCL) está em:
600mb
550mb
700mb
850mb
950mb
As questões de número 47, 48, 49 e 50 referem-se à figura abaixo.
Considerando que a pressão na superfície está no nível de 1000mb, a temperatura do bulbo úmido (Tw) será:
10 ºC
6 ºC
20 ºC
17 ºC
-3 ºC
A figura abaixo ilustra a relação entre a rotação do vento geostrófico e a advecção térmica para o Hemisfério Sul com giro anticiclônico do vento com a altura.
Com base na Advecção Térmica Geostrófica, pode-se afirmar que:
1 - Apenas com a informação da variação do vento com a altura, de somente um ponto observado, pode-se diagnosticar qualitativamente a advecção térmica que ocorre na região naquele instante em latitudes extra-tropicais.
2 - Considerando o vento real como geostrófico (aproximação válida para médias e altas latitudes), tem-se que a variação do vento geostrófico com a altura é chamada de "vento térmico". Este vento é paralelo às isotermas com o ar quente à esquerda no Hemisfério Sul
3 - Pela figura, o vento médio (Vm) flui de uma região quente para uma região fria, portanto o giro anticiclônico do vento geostrófico com a altura significa "advecção térmica quente". INMET- 206/207/208/209/210/211 - Meteorologista 9
Pelo exposto:
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação 3 está correta.
Nenhuma das afirmações está correta.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas.
As questões de número 47, 48, 49 e 50 referem-se à figura abaixo.
A base da nuvem convectiva está em:
600mb
550mb
720mb
850mb
950mb
As questões de número 47, 48, 49 e 50 referem-se à figura abaixo.
A temperatura de convecção (Tc) é:
10 ºC
6 ºC
28 ºC
17 ºC
22 ºC
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...