Lista completa de Questões de Geografia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dois pontos A e B, localizados na mesma Latitude, apresentaram em um determinado mês o mesmo valor de temperatura média. Entretanto, no ponto A foi registrado 100mm de chuva e no ponto B apenas 50mm. De acordo com o método de Thornthwaite (1948), a Evapotranspiração Potencial (ETP) calculada nos dois pontos será:
ETP de A > que ETP de B.
ETP de A < que ETP de B.
ETP de A = a ETP de B.
Dependerá da longitude dos pontos.
Dependerá da umidade relativa registrada nos pontos.
A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como:
1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar.
2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor.
3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. INMET � 206/207/208/209/210/211 - Meteorologista 8
4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.
Todas as descrições representam adequadamente os instrumentos.
Apenas o item 3 descreve de maneira adequada o instrumento.
Somente os itens 2 e 3 descrevem corretamente os instrumentos.
Todos os instrumentos estão descritos incorretamente
Apenas o item 4 descreve corretamente o instrumento.
Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:
1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável.
2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável.
3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro.
Com base no exposto:
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
Apenas a afirmativa 3 está correta.
As afirmativas 1e 2 estão corretas.
As afirmativas 2 e 3 estão corretas
Analise as figuras abaixo:
É possível extrair algumas informações, tais como:
1) O período de excedente hídrico na cidade de Campinas vai de outubro a abril, ao passo que em Pindorama vai de novembro a abril.
2) Em Campinas, o mês de maio apresenta uma Evapotranspiração potencial (ETP) igual a Precipitação.
3) De acordo com o gráfico, o período de novembro a abril, em Pindorama, apresenta a relação ETR/ETP igual a 1.
4) No mês de Dezembro, é estimado em Campinas um excedente hídrico de 100mm. ao passo que em Pindorama esse excedente foi de 60mm. Baseando-se apenas no parâmetro em questão (desconsiderando a irrigação), pode-se afirmar que há maior disponibilidade hídrica para as plantas em Campinas do que em Pindorama no mês de Dezembro.
É possível afirmar que:
Todas as informações estão corretas.
Nenhuma informação está correta.
Apenas as informações dos itens 1 e 3 estão corretas.
Apenas as informações dos itens 2 e 3 estão corretas.
Apenas as informações dos itens 1, 2 e 3 estão corretas.
No estado de São Paulo, de maneira geral, o período de inverno é tido como um período seco. Considere dois balanços hídricos seqüenciais (Balanço A com armazenamento máximo de 300mm e Balanço B armazenamento máximo de 50 mm) gerados para a mesma localidade em um ano médio e que no mês de abril apresentavam deficiência hídrica igual a zero. Em qual dos dois balanços espera-se o aparecimento de uma deficiência hídrica mais cedo?
Balanço A.
Balanço B.
Balanço A igual a Balanço B.
Não é possível chegar a uma conclusão com base nos dados fornecidos.
Não haverá deficiência hídrica.
Considerando a razão de Bowen e seus conhecimentos em fluxo energético no solo, responda: Dois pontos, A e B, localizados no mesmo tipo de solo, na mesma latitude e submetidos a um mesmo regime de vento. O ponto A está em seu ponto de saturação hídrica e o ponto B está no ponto de murcha permanente. Qual dos pontos poderá liberar um maior fluxo de calor sensível para a atmosfera adjacente a eles?
Ponto A.
Ponto B.
Ponto A igual ao Ponto B.
Não é possível chegar a uma conclusão com base nos dados fornecidos.
Só haverá liberação de calor de latente.
Os índices de estabilidade descrevem o estado da atmosfera e sua vulnerabilidade às perturbações no plano vertical.
"Leva-se uma parcela de ar, em 850 hPa até a saturação seguindo uma adiabática seca e depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500hPa e a temperatura da parcela quando atinge o nível de 500hPa. Quanto mais negativa for essa diferença, mais instável será o ar."
. A descrição acima se refere a qual índice?
Índice de Showalter (S).
Índice K.
Índice de Levantamento.
Índice Swet (SW).
Índice dos Totais (TT).
A natureza meridional do escoamento de verão é resultado direto do forte aquecimento da superfície com liberação de calor sensível e de calor latente. Este aquecimento produz uma célula de circulação direta forçada termicamente com ar quente e úmido subindo sobre o continente e ar seco descendo sobre as áreas oceânicas adjacentes. O ar ascendente desta circulação que se forma sobre o oeste da Amazônia provoca intenso desenvolvimento de nuvens convectivas e altas precipitações pluviométricas, com até 6mm dia -1 na região Amazônica. Parte da subsidência desta circulação zonal, no caso da América do Sul, estende-se desde o leste da Amazônia até o oeste da África, incluindo o Nordeste do Brasil e é chamada de:
Circulação de Hadley.
Circulação de Ferrel.
Circulação de Walker.
Zona de Convergência Intertropical.
Linhas de Instabilidade.
O vento que sopra livre na camada de atrito, paralelo ao traçado das isoípsas retas, chama-se:
Gradiente
Anabático.
Barostrófico.
Geostrófico.
Catabático.
As brisas marítima e terrestre
fazem parte da circulação geral.
resultam da diferença de temperatura entre o mar e a terra.
só se verificam no verão.
sopram de cima para baixo.
acontecem simultaneamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...