Lista completa de Questões de Geografia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise os processos de formação das fontes térmicas mencionadas a seguir.
As exalações de gases e vapores se dão através de pequenos condutos e podem continuar por décadas ou mesmo séculos após a erupção vulcânica. Podem ser tanto primárias (gases do próprio magma pela primeira vez são liberados em superfície) ou secundárias (quando ocorre a interferência com água subterrânea).
São jatos de água quente e vapor em rupturas de terrenos vulcânicos. Estes jatos ocorrem em intervalos de tempo regulares e com grande força, frequentemente acompanhados por um som ruidoso.
Pode-se falar que os processos mencionados tratam-se, respectivamente, de
fumarolas e plumas submarinas.
gêiseres e fumarolas.
fumarolas e gêiseres.
gêiseres e plumas submarinas.
plumas submarinas e fumarolas.
A tabela apresenta as principais divisões da Terra ilustrando algumas características específicas de cada uma das suas camadas.
Após a análise da tabela, é correto afirmar que
conforme se pode observar, as massas da crosta continental e do núcleo somadas correspondem a maior parte da massa terrestre.
a baixa densidade do núcleo, por exemplo, indica que este seria metálico, talvez formado por níquel e ferro, denominando-se NIFE.
as informações que se têm a respeito do interior da Terra foram obtidas por vias diretas, uma vez que as perfurações mais profundas normalmente ultrapassam os 5000 ou 6000 m, alcançando as estruturas rígidas mais profundas.
verifica-se ainda que há significativas diferenças na densidade média dos materiais que compõem cada uma das camadas, havendo substancial distinção entre as densidades médias da crosta (oceânica e continental), que é da ordem de 2,8 g/cm³, do manto (4,69 g/cm³) e do núcleo (10,6 g/cm³).
a divisão da litosfera entre a crosta terrestre e a crosta oceânica justifica-se pelas inúmeras semelhanças entre as duas, a saber: espessuras, tipologia das rochas e formas de relevo.
Diante disso, pode-se dividir o ciclo hidrológico como: ciclo hidrológico lento: dinâmica interna e ciclo hidrológico rápido: dinâmica externa. Com base nestas informações, assinale o único fenômeno que faz parte do ciclo hidrológico lento.
Precipitação meteórica.
Evapotranspiração.
Escoamento superficial em rios.
Evaporação dos oceanos.
Vulcanismo.
Diante do exposto, analise.
I. Para sismos no Brasil, usa-se preferencialmente a magnitude mb calculada com a onda P de estações distantes. Esta escala é equivalente à escala regional mR e, aproximadamente, igual à escala MS.
II. Pequenos sismos intraplacas podem ocorrer em qualquer local. Entretanto, algumas áreas são bem mais ativas do que outras, como é o caso dos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte e da parte norte do Mato Grosso.
III. A baixa frequência de ocorrência dos sismos no Brasil não permite uma relação estatística segura, a não ser em alguns poucos casos estudados em maior detalhe.
IV. Sabe-se que os sismos do Nordeste ocorrem devido às tensões compressivas orientadas aproximadamente na direção E-W e tensões tradicionais N-S. Estas tensões podem ter várias origens, como a movimentação da placa Sul-Americana e forças locais causadas pela estrutura crustal da região.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, IV
I, II, III, IV
II, III, IV
I, II, III
III, IV
Quanto aos limites entre as placas tectônicas, pode-se afirmar que são divergentes, convergentes ou conservativos. Consideram-se limites conservativos quando
as placas tectônicas afastam-se uma da outra, com a formação de uma nova crosta oceânica.
as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação à outra, sem destruição ou geração de crostas, ao longo de fraturas denominadas falhas transformantes.
as placas tectônicas colidem, com a mais densa mergulhando sob a outra, gerando intenso magmatismo a partir de processos de fusão parcial da crosta que mergulhou.
m as fossas e as províncias vulcânicas, a exemplo da placa pacífica.
as placas tectônicas se afastam, colidem e deslizam tudo ao mesmo tempo, gerando pequenas atividades geológicas.
Em uma obra com 25 operários, sabe-se que 24% possuem ensino médio completo. Quantos pararam de estudar antes de completar o ensino médio?
6
5
7
19
16
Analise o design de um módulo para um mapeamento florestal.
Acerca do design de projeto modular na análise orientada a objetos, é correto afirmar que são, respectivamente,
módulo de SIG e de sensoriamento remoto.
ambos módulos de SIG.
ambos módulos de sensoriamento remoto.
módulo de sensoriamento remoto e de SIG.
neste projeto, não foram empregados módulos de sensoriamento remoto ou de SIG.
São inovações rurais que contribuíram para o aumento da produtividade agrícola, EXCETO:
Recombinação é o tipo mais simples e compatível com a tradição, ocorrendo quando um agricultor privilegia certos produtos em detrimento de outros, geralmente por pressão da demanda (por exemplo, o aumento da produção de aves e ovos na periferia de grandes cidades).
Renovação é o tipo mais complexo de inovação podendo ser por melhoramento, quando se introduzem novos fertilizantes, por adição, quando os cultivos mais rentáveis são acrescidos ao sistema agrícola pré-existente, e por substituição, quando velhos cultivos ou rebanhos são substituídos por novos produtos.
Reconversão é uma inovação mais profunda, de fato uma mutação endógena. Implica, dentro de prazos elásticos e variáveis, uma verdadeira mutação do sistema. Um exemplo disso é dado pela mecanização acentuada geralmente relacionada a inovações prévias, que conduz à especialização, à subordinação ao mercado, à quebra das relações tradicionais entre o agricultor e a terra.
Mutação ou mutação exógena diferencia-se da reconversão pelo agente de mudança, que nunca é um agricultor local.
Manutenção de métodos tradicionais, equipamentos e práticas agrícolas com o emprego de procedimentos rudimentares.
O monitoramento por satélite aumenta a produtividade agrícola. A modernização dos agronegócios pede por novas tecnologias, tal como o monitoramento via satélite. Acerca do monitoramento por satélites para o aumento da produtividade agrícola, analise.
I. No caso da agricultura, o monitoramento de safras a partir de imagens coletadas por satélites é atualmente a grande inovação na aquisição de informações da área de lavouras, da fase de crescimento da colheita e das culturas agrícolas. Tais informações são úteis para o manejo e monitoramento de safras agrícolas, bem como na gestão e logística da produção.
II. A habilidade de monitorar rapidamente as áreas danificadas e comparar as imagens com as informações coletadas anteriormente permite estimar a extensão e a magnitude dos danos na lavoura e os impactos desses danos das safras.
III. Os segmentos do meio ambiente, recursos hídricos, óleo e gás e segurança pública, não foram beneficiados com a nova geração de satélites, uma vez que estão voltados exclusivamente ao agronegócio.
IV. O potencial dos satélites de alta resolução lançados em órbita nos últimos dois anos vem sendo aproveitado por empresas especializadas na geração de informações essenciais ao agronegócio.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, II, IV
II, III, IV
I, III, IV
III, IV
De acordo com o capítulo VII da Legislação Brasileira sobre o Meio Ambiente, no Art 32 a supressão da vegetação secundária em estágio avançado e médio de regeneração para fins de atividades minerárias somente será permitida mediante
I. licenciamento ambiental, condicionado à apresentação de Estudo Prévio de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), pelo empreendedor e desde que demonstrada a inexistência de alternativa técnica e locacional ao empreendimento proposto.
II. adoção de medida compensatória que inclua a recuperação de área não equivalente ao empreendimento, e que não leve em conta as características ecológicas, sendo essa recuperação exclusivamente em outra bacia ou microbacia hidrográfica.
Assinale a alternativa correta.
As duas afirmativas são verdadeiras e expressam condições para que se ocorra a supressão da vegetação secundária em estágio avançado e médio de regeneração para fins de atividades minerárias.
A primeira é uma afirmativa verdadeira e expressa condição para que se ocorra a supressão da vegetação secundária em estágio avançado e médio de regeneração para fins de atividades minerárias. E a segunda é uma afirmativa falsa.
A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda é verdadeira, pois expressa condição para que se ocorra a supressão da vegetação secundária em estágio avançado e médio de regeneração para fins de atividades minerárias.
A primeira afirmativa é verdadeira, pois expressa condição para que se ocorra a supressão da vegetação secundária em estágio avançado e médio de regeneração para fins de atividades minerárias.
As duas afirmativas são falsas, pois não expressam as devidas condições para que se ocorram a supressão da vegetação secundária em estágio avançado e médio de regeneração para fins de atividades minerárias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...