Lista completa de Questões de Geografia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual é o comprimento equivalente a 100 m?
100.000 cm
100.000 mm
1 km
10 km
10 cm
O conceito de região não é utilizado apenas pela Geografia, mas também por outras ciências, porém é na Geografia que ele ganha tamanha relevância. No entanto, o conceito é complexo, pois a própria palavra região torna os geógrafos prisioneiros de um problema complexo, pois, se de início ela pode ser considerada mera representação, a noção contém sentidos variados. Sobre a caracterização do conceito de região na Geografia, é INCORRETO afirmar que
fazer uma caracterização do conceito de região não é uma tarefa simples, uma vez que há uma diversidade de significados a esse termo.
ao se caracterizar o conceito de região no decorrer da evolução do pensamento geográfico, é possível verificar que há uma variação de seu termo no decorrer do tempo.
para que a noção de região se torne um conceito científico é absolutamente necessário que haja uma formulação clara de seu sentido, de seus critérios e de sua natureza.
a região tem em sua etimologia o significado de domínio, de relação entre um poder central e um espaço diversificado.
na linguagem científica, a noção de região parece existir relacionada a dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão.
Com relação à organização do território brasileiro, analise.
I. Durante os primeiros quatro séculos, a área de domínio português, e depois brasileiro, foi se ampliando com a conquista dos sertões, a ultrapassagem da linha de Tordesilhas, a presença cada vez mais ampla na bacia Amazônica, a remodelação das fronteiras na bacia do Prata e a conquista do Acre, o que estabeleceu os lineamentos definitivos do mapa do país.
II. O Brasil dispõe de um território fisiograficamente homogêneo, com uma homogeneidade de sistemas naturais.
III. A conquista da terra por atividades econômicas modernas, por meio dos chamados ciclos da economia, mostra a escolha, em cada momento, de áreas diversas de implantação. De início é, sobretudo, o litoral que é ocupado, seguindo-se vagas de expansão às diversas frentes pioneiras. Mas somente na segunda metade do século XX que o território pode ser considerado completamente apropriado, ainda que subsistiam descontinuidades principais na região Amazônica.
IV. Observa-se que a formação socioterritorial brasileira se deu por uma homogeneidade de lógicas econômicas, demográficas e políticas.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, IV
I, III
II, III
É uma reserva de água subterrânea localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas. Abastece a totalidade de Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos. A afirmativa descreve as características de um dos aquíferos do Brasil. O aquífero retratado é o
Guarani.
Gallala.
Alter do Chão.
Aquífero do Arenito Núbia.
Kalaharijikaroo.
Analise as tabelas e as afirmativas.
I. De modo geral, porém, é a partir do século XVIII, que a urbanização se desenvolve e a casa da cidade torna-se a residência mais importante do fazendeiro ou do senhor de engenho, que só vai à sua propriedade rural no momento do corte e da moenda da cana.
II. Foi necessário ainda mais um século para que a urbanização atingisse sua maturidade, no século XIX, e ainda mais um século para adquirir as características com as quais se conhece hoje.
III. Em 1872, apenas quatro capitais brasileiras contavam com mais de 100 mil habitantes.
IV. Em 1872, somente Belém contava com mais de 50 mil habitantes residentes. São Paulo, então, tinha uma população menor que 50 mil habitantes.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, IV
II, IV
III, IV
II, III, IV
Analise a tabela e as afirmativas sobre a posição do Brasil no cenário mundial e suas contradições como semiperiferia.
I. As contradições do Brasil enquanto semiperiferia são mais claras no comércio internacional. A direção dos fluxos comerciais coloca-o ainda entre os países periféricos que comercializam mais com os países desenvolvidos do que com seus vizinhos.
II. Três elementos revelam o caráter ambivalente do Brasil como semiperiferia. O primeiro é a natureza do comércio. Depois da recessão do início dos anos 80, o Brasil distanciou-se dos seus vizinhos latino-americanos com uma enorme repercussão nas exportações. O segundo elemento é a abertura de mercados e a diversificação de parceiros comerciais. O terceiro elemento a destacar no comércio diz respeito ao fechamento/abertura da economia brasileira.
III. Considerando-se as múltiplas dimensões do poder, e os limites impostos pelo crescente endividamento externo, pode-se definir o Brasil como uma potência regional, restrita em termos estratégicos à América do Sul, com influência política na América Latina e África Portuguesa, e com atuação econômica que se estende ao Oriente Médio.
IV. A posição que ocupa no poder mundial como o primeiro país sul-americano, concede-lhe, por extensão, o status de maior potência regional.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
I, III, IV
II, IV
I, IV
II, III, IV
Com relação à ambivalência do Brasil como uma potência emergente, analise.
I. O Brasil é pouco conhecido, mesmo por aqueles que nele vivem e trabalham. A rapidez com que se processaram as transformações nos últimos trinta anos, aliada ao controle sistemático das informações por parte do Estado autoritário, dificultou a compreensão de suas reais dimensões.
II. O Brasil é um país de múltiplos tempos e múltiplos espaços. A velocidade de incorporação de inovações tecnológicas é extremamente rápida em parcelas localizadas no território e, sincronicamente, vive-se em condições primitivas, com ritmos determinados pela natureza em imensas extensões.
III. Quando comparado com o resto da América Latina, é pequena a discriminação social na apropriação dos benefícios do dinamismo econômico.
IV. O Brasil traz dentro de si o confronto entre Norte e Sul dentro da economia nacional. As contradições do capitalismo histórico assumem no Brasil um caráter paradigmático e a crise atual acentua a sua ambivalência, expondo a vulnerabilidade da potência e a fragilidade da nação.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
III, IV
Sobre o atual perfil da evolução industrial e sua distribuição espacial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A industrialização brasileira, ocorrida logo após os anos 50 e mais fortemente no período do milagre, deu-se em função da entrada de muito capital e de tecnologia provenientes das grandes empresas multinacionais.
( ) Analisando numa perspectiva regional a evolução da economia brasileira, os anos 70 e 80 foram marcados por um processo de descentralização espacial da industrialização.
( ) A ação do Estado não teve significativa importância para que o atual fenômeno de descentralização ocorresse.
( ) A industrialização alcançada pelo país, colocando-o como exportador de produtos manufaturados, não resolveu os desequilíbrios das estruturas regionais.
A sequência está correta em
V, V, V, V
V, F, F, F
V, V, F, V
F, V, F, V
F, F, V, V
Com base no mapa, que trata das áreas de maior intensidade sísmica do mundo, pode-se afirmar que a maioria destas áreas estão situadas
no círculo do fogo no Oceano Pacífico (de instabilidade geológica)
em áreas de estabilidade geológica.
exclusivamente no Oceano Atlântico.
exclusivamente no Oceano Glacial Ártico.
exclusivamente no Oceano Índico.
Observe o nome de algumas rochas.
1. Diorito. 2. Filito. 3. Rudito. 4. Dolomito.
Pode-se classificar as rochas respectivamente, como
metamórfica, ígnea, sedimentar, ígnea.
ígnea, metamórfica, sedimentar, sedimentar.
ígnea, sedimentar, metamórfica, metamórfica.
ígnea, metamórfica, sedimentar, metamórfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...