Lista completa de Questões de Geografia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem atualmente diversos programas computacionais de sistema de informações geográfi cas (SIG), comerciais ou de domínio público. Entre as opções abaixo, assinale a opção que mostra apenas SIGs de domínio público.
SPRING e ArcGIS
IDRISI e QuantumGIS
SPRING e QuantumGIS
IDRISI e SPRING
IDRISI e ArcGIS
1- vegetação; 2- solo arenoso; 3- concreto; 4- água; 5- asfalto.
1- concreto; 2- vegetação; 3- asfalto; 4- solo arenoso; 5- água.
1- vegetação; 2- concreto; 3- solo arenoso; 4- asfalto; 5- água.
1- vegetação; 2- solo arenoso; 3- concreto; 4- asfalto; 5- água.
1- solo arenoso; 2- concreto; 3- vegetação; 4- água; 5- asfalto.
0 a 1.
0 a 5.
0 a 10.
0 a 100.
1 a 6.
Os sistemas de sensoriamento remoto em nível orbital têm ganhado espaço em relação aos demais. Sobre estes sistemas, indique a opção incorreta.
Um centro de controle de posição orbital é um conjunto de instalações, equipamentos e demais meios de telecomunicações destinados ao rasteio, telemetria, controle e monitoramento de satélites.
Os satélites podem girar em torno da Terra em órbitas polares ou equatorial, os geoestacionários têm órbita polar.
Os satélites de órbita baixa são aqueles que giram em torno da Terra numa altitude entre 700 a 1.000 km, dando, por isso, várias revoluções (voltas) por dia em torno da Terra.
Os satélites que gastam 24 horas para dar uma volta ao redor da Terra, isto é, a mesma velocidade de rotação da Terra, são utilizados na coleta de dados meteorológicos, porque estão focando sempre uma mesma área do globo terrestre.
Os satélites meteorológicos são equipados com radiômetros infravermelhos que lhes permitem operar mesmo sobre a face escura da Terra.
I
II
III
IV
V
O conceito de resolução de imagem é fundamental para se realizar os estudos de sensoriamento remoto. Sobre esse assunto são feitas várias afirmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) A resolução radiométrica dos sensores atualmente em órbita é de 8 bits.
( ) As imagens pancromáticas utilizadas para estudos de recursos terrestres têm baixa resolução espectral com uma banda com largura da ordem de 0,3 a 0,4 μm na região do visível e por vezes chegando ao infravermelho próximo.
( ) As imagens multiespectrais têm resolução espectral com várias bandas em diferentes faixas do espectro eletromagnéticos com larguras da ordem de 0,1 a 0,5 μm.
( ) As imagens hiperespectrais têm resolução espectral com muitas bandas em diferentes faixas do espectro eletromagnéticos com larguras da ordem de 1 a 2 nm.
( ) Satélites para estudos meteorológicos como o Meteosat tem resolução temporal horária.
V, V, F, F, V
F, V, V, V, F
V, V, V, V, V
F, V, F, V, V
F, V, V, F, F
O programa Landsat é um dos mais antigos e bem sucedidos no levantamento orbital de recursos terrestres. A respeito desse programa, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) O primeiro satélite da série foi lançado em 1972 e tinha a bordo os sensores RBV e MSS. ( ) O Landsat 5 tem a bordo o sensor TM que funciona até hoje. ( ) O Landsat 6 tem a bordo o sensor ETM+ e funcionou perfeitamente por aproximadamente 4 anos. ( ) O sensor TM possui 7 bandas multiespectrais, sendo três no visível e quatro no infravermelho. ( ) A inserção de uma banda pancromática no sensor ETM+ permitiu a melhoria da resolução geométrica das imagens em relação às imagens do sensor TM.F, V, F, V, F
V, F, V, V, V
V, V, F, V, V
V, F, V, F, V
F, V, F, F, F
Na última década houve um grande avanço na melhoria do imageamento orbital, resultando um grande aumento na qualidade dos produtos gerados e disponibilizados comercialmente. Sobre esse assunto, assinale a informação incorreta.
O IKONOS foi o primeiro a produzir comercialmente imagens orbitais com resolução espacial de 1m.
A partir de uma cooperação do Japão com a NASA e utilizando imagens do sensor Áster, a bordo do satélite Terra, foi possível realizar um modelo de elevação global (GDEM), distribuído gratuitamente na Internet.
Os satélites do programa CBERS foram colocados em órbitas por foguetes lançados da china.
O modelo numérico de elevação conhecido como SRTM (Shutlle Radar Tography Mission) foi realizado a partir de imagens de radar do sensor SAR, a bordo do satélite Shutlle, e é distribuído gratuitamente na Internet.
As imagens produzidas por sensores a bordo do WorldView 2, lançado em 2009, possuem resolução radiométrica de 11 bits, resolução geométrica de 0,5 m no canal pancromático e ampliaram a resolução das bandas multiespectrais, gerando 5 bandas no visível, uma na borda vermelha e 2 bandas no infravermelho próximo.
Atualmente existe um grande número de sensores a bordo de diversos satélites. Sobre esse assunto assinale a opção incorreta.
O satélite TERRA possui a bordo os seguintes sensores: MODIS, ASTER, MISR, CERES e MOPPIT.
Os CBERS 1 e 2 possuíam os seguintes sensores: WFI, CCD, IRMS e HRC.
O ERS-2, lançado em 1995, possui sete instrumentos sensores: RA, ATSR, GOME, MWR, SAR, WS, PRARE e deixou de operar em 2011.
O RADARSAT possui apenas um sensor a bordo, o SAR.
O IKONOS-2 possui apenas dois sensores a bordo, um pancromático e outro multiespectral.
A partir da resposta de refletância na faixa do vermelho (R) e do infravermelho próximo (NIR), é possível se fazer vários índices de vegetação. Assinale qual das operações aritméticas abaixo que corresponde a um dos índices de vegetação mais utilizados.
(NIR-R)/(NIR+R)
R/NIR
R-NIR
NIR+R)/(R-NIR)
(R-NRI)/(R+NIR)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...