Lista completa de Questões de Geografia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Desde a última década do século passado, têm sido intensificados os esforços para diminuição dos desastres associados às causas naturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) No Brasil, dos desastres associados a causas naturais, os mais frequentes são as inundações seguidas dos escorregamentos, no entanto, os escorregamentos são, dos desastres, os que mais causam mortes.
( ) Carta de risco é o mesmo que uma carta de probabilidade de ocorrência de um evento perigoso.
( ) A preparação da carta de suscetibilidade de deslizamento é normalmente baseada em duas premissas: que o passado é um guia para o futuro, de modo que existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro em áreas que passaram por deslizamentos no passado; e que, em áreas com topografia, geologia ou geomorfologia similares a áreas onde ocorreram deslizamentos no passado, também existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro.
( ) A metodologia Zermos (zonas expostas a movimentação de solo) foi adotada pelo serviço geológico alemão e é empregada em áreas com acentuadas variações nas inclinações das encostas por serem zonas com maior possibilidade de movimentação de materiais geológicos.
( ) As cartas de risco devem ser elaboradas tomandose como base documentos relacionados aos eventos perigosos, aos elementos de ocupação e à vulnerabilidade dos elementos diante do evento perigoso.
V, F, F, V, V
V, V, F, F, F
F, F, F, F, V
V, F, V, V, F
V, F, V, F, V
Em 2008, o JTC1 - Comitê Técnico de Deslizamentos e Encostas Artificiais das Associações Internacionais ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos solos e engenharia Geotécnica), IAEG (Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental) e ISRM (Associação Internacional de Mecânica das Rochas) publicaram um manual para o zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para o planejamento do uso do solo, objetivando atender à necessidade de uma terminologia unifi cada em zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco para que o zoneamento em qualquer área possa ser comparado de forma semelhante a zonas de áreas adjacentes e para assegurar que passos fundamentais de avaliação sejam propriamente considerados e aplicados no gerenciamento de áreas propensas a deslizamentos. Com base nesta publicação, são feitas algumas afi rmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Risco é uma condição com o potencial de causar uma consequência indesejável. A descrição de um risco de deslizamento deve incluir o local, volume (ou área), classificação e velocidade dos deslizamentos em potencial e materiais destes resultantes, e a probabilidade de sua ocorrência dentro de um período de tempo determinado.
( ) Vulnerabilidade é o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro da área afetada pelo deslizamento. É expressa numa escala de zero (sem perda) até um (perda total).
( ) Perigo é uma medida da probabilidade e severidade de um efeito adverso à saúde, propriedade ou meio ambiente.
( ) São elementos em risco a população, prédios e construções, atividades econômicas, serviços públicos, outros tipos de infraestrutura e valores do meio ambiente na área que é potencialmente afetada pelo perigo do deslizamento.
( ) Suscetibilidade de deslizamento é o resultado de uma análise quantitativa ou qualitativa da classifi cação, volume (ou área) e distribuição espacial de deslizamentos que existem ou podem ocorrer em uma área.
V, V, V, F, F
V, V, F, F, F
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
V, F, V, F, V
A comissão de cartografia geotécnica da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental (IAEG) iniciou seus trabalhos em 1968 e em 1976 publicou pela Unesco um guia para preparação de cartas geotécnicas que unificou os conceitos básicos utilizados em cartografia geotécnica. Várias afirmações são feitas a seguir com base nessa publicação. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) A definição adotada é de que uma carta geotécnica é uma carta geológica que fornece uma representação generalizada de todos os componentes de um ambiente geológico que tenha importância para o planejamento do uso do solo e para o projeto, construção e manutenção das obras de engenharia civil e de mineração.
( ) As informações básicas para elaboração das cartas geotécnicas são: dados das rochas e dos solos; as condições hidrogeológicas; e as condições geomorfológicas.
( ) As cartas geotécnicas são classificadas de acordo com sua finalidade ( específica ou múltipla) e escala (pequena, média e grande).
( ) São consideradas escalas pequenas as iguais ou menores que 1:100.000, escalas grandes as iguais ou maiores que 1:1.000 e médias as entre 1:1.000 e 1:100.000. ( ) Na preparação de cartas de zoneamento geotécnico, os níveis taxonômicos são assim definidos: Regiões, baseado na uniformidade dos diferentes elementos das estruturas geotectônicas; Áreas, baseado na uniformidade das diferentes unidades geomorfológicas regionais; Zonas, baseado na homogeneidade litológica e no arranjo estrutural dos complexos formados pelas litofaceis das rochas e solos; e Distrito, nos quais as condições hidrogeológicas e fenômenos geodinâmicos são uniformes.V, V, F, F, V
V, F, F, F, V
V, F, V, F, V
F, V, F, V, F
V, F, V, V, F
Em vários países, metodologias de elaboração de cartas geotécnicas se desenvolveram e, apesar de seguirem as premissas da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental - IAEG, têm características peculiares para sua elaboração e apresentação. Por um lado, existem as metodologias que adotam o conceito de unidade de paisagem ou de avaliação de terrenos que optam por carta de síntese e, por outro, as metodologias que utilizam cartas analíticas dos componentes básicos e geram cartas de zoneamento geotécnico para diversas finalidades, conhecidas como multitemática. Sobre esse assunto são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) A metodologia PUCE (Pattern-Unit-Component- Evaluation), da Austrália, é uma metodologia de avaliação dos terrenos baseada em dados predominantemente geomorfológicos, associados a outros, como os de solos e uso do solo. ( ) O Instituto Geológico e Geográfi co do Estado de São Paulo utiliza procedimentos metodológicos de avaliação de terreno com base principalmente na geomorfologia. ( ) Cartas de suscetibilidade são comuns nas metodologias de avaliação de terreno. ( ) A metodologia francesa se caracteriza pela elaboração de cartas de fatores formando um conjunto de documentos básicos os quais são interpretados para elaboração de cartas de aptidão. ( ) A metodologia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, proposta por Zuquette e Gandolfi , é basicamente uma metodologia multitemática.V, V, F, V, V
V, F, F, F, V
F, F, V, F, V
V, V, F, V, F
V, F, V, V, F
As cartas geotécnicas são realizadas para atender às mais diversas finalidades diagnósticas e prognósticas para apoiar o planejamento e a orientação para intervenções estruturais ou não estruturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Cartas geotécnicas de suscetibilidade a movimento de massa é o mesmo que cartas de risco ao deslizamento. ( ) Cartas de aptidão ou adequabilidade são utilizadas como instrumentos úteis à política de ordenamento territorial. ( ) Cartas de suscetibilidade devem ser feitas para orientar a elaboração de estudos de risco. ( ) Carta de risco é o mesmo que carta de probabilidade de ocorrência de eventos perigosos. ( ) Cartas de perigo são feitas com base em medidas da frequência de ocorrência do evento perigoso.V, F, F, V, V
V, V, V, F, F
F, V, F, V, F
F, V, V, F, V
F, F, V, F, V
Quanto à dimensão política da organização do território, assinale a opção correta.
- A criação do Mercosul surgiu, inicialmente, como zona de livre comércio, estimulada pela liberalização tarifária gradual, linear e automática acordada pelos seus cinco Estados-Partes (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru).
- A atitude defensiva tomada pelo governo Fernando Henrique Cardoso à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) explica-se por uma possível falência de muitos setores da indústria nacional pela abertura excessiva aos países desenvolvidos ocasionando um choque de competitividade.
- O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) prevê a instalação de uma zona de livre comércio entre os seus países membros: os Estados Unidos da América, o México e o Canadá.
São verdadeiras a segunda e a terceira assertivas.
É verdadeira apenas a primeira assertiva.
É falsa apenas a última assertiva.
As três assertivas são verdadeiras.
As três assertivas são falsas.
Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas.
I. Um dos grandes problemas da América Latina é a irregularidade. A proliferação de loteamentos irregulares ou clandestinos, o desmembramento ilegal da terra e as invasões em áreas públicas ou privadas são uma realidade do modelo de uso e ocupação da terra urbana.
II. Omissões de área construída principalmente no caso de residências unifamilares, imóveis devidamente registrados no cartório e resultantes de projetos aprovados que receberam carta de habitação são modificados, havendo, em geral, um acréscimo na área construída.
III. A falta de integração entre as bases de dados advindas de diferentes órgãos municipais pode difi cultar e mesmo impossibilitar o uso de alguns atributos importantes nas operações tributárias.
IV. Sistemas cadastrais obsoletos, inflexíveis e de difícil operação, que resultam em tempo de processamento elevado, nem sempre são incomuns. Dado o grau de obsolescência do sistema, pode ser observada a dependência de programação contratada para geração de relatórios simples e a baixa produtividade nas atualizações cadastrais.
Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas com relação ao comportamento espectral de alvos.
♦ A areia apresenta comportamento espectral com baixa reflectância proveniente da alta absorção devido à presença de bandas de condução.
♦ A vegetação não fotossinteticamente ativa apresenta uma reflectância menor do que os minerais opacos.
♦ A água do mar, devido à alta concentração de cloreto de sódio, apresenta uma alta reflectância espectral no infravermelho próximo, bem mais alto do que da vegetação fotossinteticamente ativa.
Sim, não, não
Sim, sim, sim
Não, não, não
Não, sim, sim
Sim, não, sim
Com relação ao cadastro, marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas e assinale a opção correspondente.
( ) O limite legal é definido como uma linha imaginária que não se pode localizar no terreno sem um sinal que a materialize.
( ) Os limites antropológicos definidos pelo encontro de dois títulos de propriedade devem ser sinalizados de maneira clara e inconfundível mediante marcos.
( ) O limite da posse é determinado pelo uso do imóvel.
( ) Os limites naturais delimitam as propriedades possuindo valor legal mesmo sem existir um documento cartográfico.
V, V, V, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, V, F, F
F, V, V, F
Das alternativas a seguir, indique todas as que estão corretas.
I. O meridiano de origem é denominado de Greenwich, que divide a Terra em hemisfério ocidental, localizado a oeste de Greenwich e hemisfério oriental, localizado a leste de Greenwich.
II. Todos os paralelos e meridianos são círculos máximos.
III. A latitude geográfica de um ponto é calculada a partir da distância angular deste ponto ao Equador, podendo variar de 0° (Equador) a 90° (pólos), sendo sempre Norte ou Sul.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas o item II está correto.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Os itens I, II e III estão corretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...