Lista completa de Questões de Geografia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Muitas vezes as imagens que dispomos não estão ajustadas a um sistema de referência cartográfi ca e/ ou apresentam deformações geométricas. O registro da imagem é um processo que corresponde a esses ajustes geométricos e ao georreferenciamento e esse processo pode ser realizado a partir de pontos de controle. A respeito desse processo, são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Para se ter um ponto de controle, é necessário que ele seja reconhecível na imagem e que suas coordenadas sejam conhecidas.
( ) Os pontos de controle devem ser reconhecidos em uma base cartográfica digital.
( ) O uso de GNSS (Global Navigation Satellite Systems) auxilia a obtenção de pontos de controle no campo.
( ) Pontos de controle podem ser obtidos em uma base cartográfica analógica.
( ) Imagens em formato geotif não podem ser registradas porque já são georreferenciadas.
F, V, F, V, F
V, F, V, V, F
V, V, V, F, F
F, F, V, F, V
V, F, F, V, V
Processos digitais de classificação de imagens são utilizados para os mais diferentes objetivos, mas guardam sempre os mesmos princípios nos seus procedimentos. A respeito desses processos, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Tanto a classificação supervisionada quanto a não supervisionada possuem regras de decisão para que o classificador associe determinado pixel a determinada classe ou região de similaridade.
( ) Nas classificações supervisionada e não supervisionada, os procedimentos de análise dos pixels baseiam-se unicamente nos atributos espectrais do pixel.
( ) Tanto na classificação supervisionada quanto na não supervisionada são utilizados algoritmos cujo reconhecimento dos padrões espectrais na imagem se faz com base numa análise estatística dos pixels, que é fornecida automaticamente ao sistema de classificação.
( ) Os classificadores por regiões utilizam como critério de decisão a informação espectral de cada pixel da imagem e a informação espacial que envolve a relação entre o pixel e seus vizinhos.
( ) No classificador Maxver a distribuição espectral das classes é considerada como tendo distribuição normal, ou seja, gaussiana.
F, F, V, V, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, V, F, V, V
O processamento digital de imagem envolve vários processos. A respeito desses processos, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) No realce por ampliação do histograma da imagem, é aplicada uma função matemática pixel a pixel para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) No realce por filtragem, é aplicada uma função matemática na vizinhança de cada pixel da imagem para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) O realce por componentes principais é uma técnica de rotação espectral que realiza transformações lineares nas imagens para combinar as informações espectrais das várias bandas e gerar novas imagens realçadas.
( ) No realce por filtragem, é aplicada uma função matemática pixel a pixel para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) A correção radiométrica para normalização dos dados inclui métodos de calibração absoluta dos dados, de modo que se obtenham medidas quantitativas sobre as propriedades dos objetos que compõe a cena.
V, V, V, F, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, V, F, F, V
Como resultados dos trabalhos cartográficos, vários produtos são gerados. Analise alguns desses produtos abaixo descritos e assinale a opção incorreta.
Carta imagem: Imagem referenciada a partir de pontos identificáveis e com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção, podendo conter simbologia e toponímia.
Foto carta: é um mosaico controlado, sobre o qual é realizado um tratamento cartográfico (planimétrico).
Imagem sintética: é uma imagem que sintetiza os dados de diversas cartas ou mapas temáticos.
Cartas topográficas: Carta elaborada a partir de levantamentos aerofotogramétrico e geodésico original ou compilada de outras cartas topográficas em escalas maiores. Inclui os acidentes naturais e artificiais, em que os elementos planimétricos e altimétricos são geometricamente bem representados.
Cartas e mapas temáticos: São as cartas ou mapas, destinadas a um tema específico, necessárias às pesquisas socioeconômicas, de recursos naturais e estudos ambientais.
Entre as propriedades das imagens, as suas resoluções são as que mais importam quando da escolha das imagens para uma determinada aplicação. A resolução espacial, por estar associada à dimensão dos objetos que se quer identificar; a temporal, por ser função da dinâmica das transformações desses objetos; e a espectral e radiométrica, por defi nirem a capacidade de avaliação da variação da resposta espectral desses objetos. Sobre esse assunto são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.
( ) Estudos de fenômenos climáticos exigem baixa resolução temporal e alta resolução espacial.
( ) Estudos de mudança de uso e cobertura da Terra em escala de detalhe utilizam resolução temporal anual ou plurianual e resolução espacial métrica a submétrica.
( ) Trabalhos de respostas às emergências em desastres urbanos e periurbanos necessitam de resolução temporal diária e espacial métrica a submétrica.
( ) Estudos da hidrologia urbana para avaliações de superfícies impermeabilizadas têm resolução espacial que variam de 0,25 a 10 m e temporal de 1 a 6 meses.
( ) Estudos da infraestrutura urbana para fins cadastrais necessitam ter resolução espacial que variam de 0,25 a 0,50 m e temporal de 1 a 6 meses.
F, V, V, V, F
V, V, V, F, F
F, V, V, F, V
F, V, F, F, F
V, F, F, V, V
Os sistemas de informações geográficas possuem a possibilidade de armazenar dados vetoriais e matriciais e é organizado em diversas categorias, conforme os tipos de dados. Sobre a organização de dados em sistemas de informações geográficas, são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Os dados encontrados nos sistemas de informações geográficas e representados em planos de informações são organizados nas categorias de imagem, modelo numérico de terreno, temática, cadastral e rede. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria cadastral têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma feição e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria temática têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma classe temática e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) Atributos não espaciais podem ser representados espacialmente. ( ) A diferença entre as categorias de imagem e modelo numérico de terreno é que, na primeira, cada unidade de informação (pixel) representa um nível de cinza e, na segunda, uma cor.F, V, F, V, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, V, F, V, F
O armazenamento de dados em sistemas de informação geográfi ca comporta inúmeras possibilidades. Sobre este assunto são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Dados vetoriais ocupam menos espaço de armazenamento que dados em formato matricial.
( ) Os primeiros sistemas de informação geográfica usavam dados em formato vetorial pela facilidade de armazenamento, mas com isso aumentavam o tempo de processamento em geral maior com dados vetoriais do que com dados matriciais.
( ) Modelos numéricos de terreno podem ser transformados em imagens de níveis de cinza, imagens coloridas (sintéticas) ou mesmo se fazer uma composição colorida RGB.
( ) Modelos numéricos de terreno não podem ser transformados em mapas temáticos.
( ) Entre os formatos mais conhecidos para armazenamento de imagens, podemos incluir os formatos tif, geotif, ima, bmp, dgn, jpg e dxf.
F, V, F, V, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, V, F, V, F
Entre as competências normativas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres CENAD, assinale a opção incorreta.
Promover e acompanhar, em âmbito nacional, as ações de monitoração e de previsão de desastres.
Difundir alerta e alarme de desastres e prestar orientações preventivas à população.
Coordenar, em âmbito nacional, o desenvolvimento das ações de respostas aos desastres.
Elaborar, em âmbito nacional, plano de implantação de obras e serviços para a redução de riscos.
Operar e articular as ações dos Centros Operacionais nos três níveis do Sistema.
Segundo a lei que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, assinale a opção incorreta.
O Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC tem como objetivo planejar, articular e coordenar as ações de defesa civil em todo o território nacional.
Integra o SINDEC o Conselho Nacional de Defesa Civil - CONDEC, de natureza consultiva e deliberativa, responsável pela formulação e deliberação de políticas e diretrizes governamentais do Sistema Nacional de Defesa Civil.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional será o órgão coordenador do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica.
Caberá ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN, desenvolver, estruturar, articular e coordenar os Sistemas de Informação de Desastres no Brasil SINDESB, de Monitoração de Desastres, de Alerta e Alarme, de Resposta aos Desastres, de Prevenção e de Reconstrução.
O Governo Federal instituirá cadastro nacional de municípios com áreas propícias à ocorrência de escorregamentos de grande impacto ou processos geológicos correlatos.
Sobre as leis que dispõem sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, assinale a opção incorreta.
O Fundo Especial para Calamidades Públicas - Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos.
Caberá aos municípios elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo urbano.
Para coordenar e integrar as ações do SINDEC em todo o território nacional, a Secretaria Nacional de Defesa Civil manterá um centro nacional de gerenciamento de riscos e desastres, com a finalidade de agilizar as ações de resposta, monitorar desastres, riscos e ameaças de maior prevalência.
O SINDEC contará com Grupo de Apoio a DesastresGADE, vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, formado por equipe multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo, para atuar nas diversas fases do desastre em território nacional ou em outros países.
Compete ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres CENAD, a coordenação do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica. Para o funcionamento integrado do SINDEC, os Estados, Distrito Federal e Municípios encaminharão ao CENAD informações atualizadas a respeito das respectivas unidades locais responsáveis pelas ações de defesa civil em suas jurisdições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...