Questões de Geografia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Geografia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira, em seu livro Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos (1987, p. 96), afirma que "o estado do Pará conhece a ação de órgãos oficiais de colonização [...] desde a década de 40; no entanto, foi com o PIN (Plano de Integração Nacional) e a Transamazônica que esta ação se intensificou". A respeito do assunto, é correto afirmar que

  • A. o PIN, antes de sua adoção, foi amplamente discutido com as comunidades que seriam afetadas por ele, e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), ao ser implantado, considerou a realidade da região e a história dos colonos-migrantes, essa é a principal causa do sucesso do programa.
  • B. os projetos incluídos no PIN foram distribuídos harmonicamente no contexto estadual, visando garantias quanto ao domínio brasileiro nas fronteiras políticas setentrionais, o que refletia a estratégia da geopolítica militar da época.
  • C. a colonização oficial, adotada pelo PIN em relação ao Pará e à Região Amazônica, adotou uma política sistemática de remoção de trabalhadores das regiões consideradas de tensão social, como o Nordeste, para aquelas consideradas de baixa densidade demográfica, como a Amazônia.
  • D. um dos principais projetos do PIN foi o Plano Integrado de Colonização (PIC), que trouxe para o Estado, em especial para Altamira, um grande contingente de colonos oriundos basicamente do Sul e do Sudeste do país, que seriam responsáveis pela implantação do plantio da cana-de-açúcar, atividade que ainda tem sucesso nos dias atuais.

Leia o fragmento de texto abaixo:

Com base no pensamento de Trindade e Rocha, pode-se afirmar que

  • A.

    um dos espaços regionais que mais sofreu alterações foi a Amazônia Ocidental, onde o surgimento das company towns inaugura uma estrutura urbana pioneira, nunca antes vivenciada na região, trata-se de cidades planejadas para acompanhar a dinâmica dos grandes empreendimentos surgidos recentemente na região.

  • B. os grandes projetos econômicos e de infra-estrutura, pela sua especificidade, implicam profundas transformações no espaço em que foram implantados, provocando bruscas rupturas no padrão de ocupação do espaço local e nas sociedades até então existentes na região.
  • C. um dos novos arranjos espaciais da nova dinâmica regional é a hidrelétrica de Tucuruí, que surgiu em virtude principalmente de fatores ligados à região, como a necessidade do fornecimento de energia para os municípios da região do Araguaia-Tocantins, esse empreendimento estabeleceu novas relações sociais e espaciais, impondo novos recortes e uma nova regionalização.
  • D. alguns aspectos da dinâmica espacial, apesar das intensas transformações ocorridas na região, em especial no Sul e no Sudeste do Pará, conseguiram ser preservados, como o extrativismo da castanha-do-pará e dos produtos naturais e o escoamento desses produtos pela Estrada de Ferro de Tocantins.

Leia com atenção o texto abaixo:

A concepção de espaço geográfico, comentada acima pelo geógrafo Milton Santos, traduz a concepção da chamada Geografia

  • A. "determinista", que define o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.
  • B. "possibilista", que define como objeto da Geografia a relação homem-natureza, na perspectiva da paisagem, compreendendo o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o.
  • C. "nova", pautada na necessidade de discutir o espaço social e ver a produção do espaço como objeto de estudo, considerando-o histórico, ou seja, fruto do trabalho e da morada do homem.
  • D. "teorética", que discute a interpretação pragmática da Geografia, atacando o caráter não prático da Geografia tradicional.

Assim se expressou o geógrafo Milton Santos a respeito do "espaço geográfico", uma das importantes categorias de análise da Geografia:

Com base na argumentação do autor, pode-se concluir que o espaço geográfico

  • A. resulta exclusivamente da ação das forças da natureza, uma vez que a atuação antrópica é inexpressiva na produção e na organização desse espaço.
  • B. é imune a transformações: os contrastes existentes entre os diferentes espaços geográficos resultam, na verdade, do fato de ocuparem localizações geográficas diferenciadas na Terra.
  • C. resulta das relações sociais que atuam na natureza e da materialização das escolhas culturais, políticas e técnicas dos grupos humanos que o produziram e o organizaram.
  • D. já existia antes mesmo do surgimento das sociedades humanas, estas, com suas ações, apenas modificaram as paisagens e os espaços geográficos já existentes.

Na regionalização do espaço brasileiro, várias divisões são apresentadas. Sobre essas divisões e os critérios em que se basearam, é verdadeiro afirmar que

  • A. a primeira regionalização do Brasil, feita pelo IBGE, fundamentou-se no conceito de regiões homogêneas, definidas segundo uma combinação de características físicas, demográficas e econômicas; essas regiões foram delimitadas com base em estudos setoriais envolvendo, entre outros aspectos, o domínio ecológico, o comportamento demográfico e a rede de transportes.
  • B. a regionalização oficial mantida pelo IBGE, desde a década de 60 do século XX, adota como critério principal o conceito de regiões naturais, sendo as unidades regionais identificadas por meio de estudos sobre as influências recíprocas entre diferentes fatores naturais, principalmente clima, vegetação e relevo.
  • C. as regiões de planejamento foram criadas pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar a ação dos órgãos de planejamento regional no território; esses órgãos passaram a atuar de forma autônoma, visto que não estavam subordinados ao Governo Federal. Nesse tipo de divisão regional, foram usados como critério básico os fatores naturais.
  • D. uma nova forma de regionalizar o país tem sido utilizada nas últimas décadas nos estudos do espaço geográfico brasileiro: trata-se da divisão em regiões geoeconômicas, que leva em consideração a formação histórica do território, bem como o papel das regiões na divisão territorial do trabalho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...