Questões de Geografia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Geografia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ângulo formado entre o Norte Verdadeiro e o Norte Magnético é chamado de

  • A. Intensidade magnética.
  • B. Declinação magnética.
  • C. Ressonância Schumann.
  • D. Campo magnético.

Entre os instrumentos acessórios indispensáveis quando do uso de estação total, tem-se:

  • A. tripé, bastão e prisma.
  • B. tripé, prumo e mira falante.
  • C. tripé, bússola e estádia.
  • D. tripé, trena e mira falante.

A distância ou o lance máximo permitido pelas normas técnicas e pela boa prática para uma visada direta em um nivelamento geométrico é

  • A. 10 m.
  • B. 100 m.
  • C. 1000 m.
  • D. não há limite.

Leia a citação abaixo:

Considerando-se a relação entre migrações e difusão cultural no espaço, abordada por Haesbaert, pode-se afirmar que, entre os atores que caracterizam o atual espaço amazônico, estão os

  • A. grandes fazendeiros, oriundos do Centro-Sul, a exemplo dos gaúchos, que muitas vezes reproduzem seus valores, hábitos e costumes de origem, procurando adequá-los a espaços culturalmente diferentes da região de onde emigraram, como ocorre no Sul e no Sudeste do Pará.
  • B. garimpeiros, trabalhadores braçais, a maioria oriunda do semi-árido nordestino; por isso, sentem grande dificuldade de adaptar-se aos hábitos regionais que são completamente diferentes dos de sua região de origem, daí a não inserção desses trabalhadores no contexto econômico local.
  • C. povos indígenas, cuja presença é hoje bastante reduzida no contexto regional, apesar de ser o grupo humano que mais resiste ao processo de aculturação, mesmo tendo suas terras constantemente invadidas por garimpeiros e posseiros, estes, dependendo da origem, levam novos traços culturais que dificilmente são absorvidos pelos índios.
  • D. posseiros, geralmente oriundos de comunidades quilombolas, que, em sua grande maioria, ainda não tiveram suas terras reconhecidas e legalizadas pelo Governo Federal, eles conseguem reproduzir e difundir facilmente a forma de vida baseada no cooperativismo, característica típica das comunidades afrodescendentes.

Os elementos fundamentais do ensino da Geografia são:

  • A.

    oceanos e continentes.

  • B.

    tempo e espaço.

  • C.

    vento, fogo, água e terra.

  • D.

    relevo e acidentes geográficos.

O ensino da Geografia é relevante porque

  • A.

    revela o mundo em que vivemos, acompanhando suas transformações.

  • B.

    demonstra o tipo e a quantidade de localidades e acidentes geográficos que existem em nosso mundo.

  • C.

    facilita a memorização de dados a respeito do território e de seus acidentes geográficos.

  • D.

    seu conteúdo pode ser observado nas viagens que a criança faz.

Leia as charges abaixo:

Poder-se-ia dizer que "os geógrafos não estão falando a mesma linguagem, nem sobre o mesmo planeta". Com base nas falas dos personagens, é possível afirmar que a figura

  • A. n.º 1 evidencia características da Geografia tradicional, que é centrada na observação e na descrição, particularmente do quadro natural, sendo comumente estruturada em três partes: aspectos físicos, humanos e econômicos.
  • B. n.º 2 mostra aspectos de uma Geografia crítica, que é subsidiada por modelos matemáticos, com o objetivo de auxiliar na organização do espaço por meio de fluxos, sistemas e equações numéricas.
  • C. n.º 3 representa um personagem que aborda a Geografia quantitativa, cuja denominação advém principalmente de uma postura diante da realidade existente anteriormente, um desejo de ruptura com o pensamento anterior da Geografia tradicional.
  • D. n.º 4 evidencia aspectos da corrente chamada Geografia da Percepção, que se vale da Psicologia para elaborar sua base teórico-metodológica, introduzindo em seus procedimentos metodológicos investigações sobre a maneira como as pessoas sentem o espaço em que vivem.

No processo de (re)organização do espaço geográfico mundial, o modelo de apropriação capitalista, com elevados índices de consumo e de desperdício de recursos, tem ocasionado sérios impactos ambientais em diferentes ecossistemas terrestres. Sobre o assunto, é correto afirmar que

  • A. a ação de populações tradicionais, que vivem nas florestas tropicais úmidas, profundas conhecedoras de práticas de manejo coletivo dos recursos naturais, de técnicas de rotação de culturas e do ciclo de reprodução de plantas e animais nativos, tem sido o principal fator inibidor da devastação, provocando significativo aumento da área de ocorrência desse ecossistema, em especial a Mata Atlântica no Brasil.
  • B. a destruição acelerada da biodiversidade do ecossistema, que hoje ocorre na área de cerrados no Brasil, está ligada principalmente à prática da monocultura, notadamente a de grãos, em que se utilizam métodos de manejo modernos desenvolvidos com o objetivo primordial de garantir uma maior e mais acelerada produtividade.
  • C. as grandes áreas de recifes de corais, consideradas os ecossistemas mais ricos em espécies dos oceanos, que se concentram sobretudo na Oceania, encontram-se bastante preservadas graças à sua localização em área de difícil acesso, estando essas áreas em melhores condições de conservação que as florestas tropicais úmidas.
  • D. foram definidos em várias regiões do planeta diversos tipos de parques e reservas biológicas para tentar contrabalançar a velocidade com que a perda da biodiversidade ocorre em vários ecossistemas, ação que impediu em grande parte a devastação da floresta californiana nos Estados Unidos e da Floresta Negra na Europa, espaços hoje bastante preservados.

Inseridos em um grande esquema de reorganização do território, os grandes projetos agropecuários implantados na Amazônia, beneficiando-se dos incentivos oficiais, provocaram um intenso reordenamento no espaço rural regional com a incorporação de novas áreas destinadas à pecuária. Hoje essas áreas constituem-se basicamente de novas pastagens que ainda proliferam na região. Dentre os fatores que contribuíram para o crescimento recente da pecuária na Amazônia, destacam-se

  • A. a vocação natural da região para a atividade, com inúmeras áreas de campos limpos e/ou inundáveis, como os campos do Marajó e do Baixo Amazonas, e a mão-de-obra extremamente farta e barata.
  • B. os benefícios que os pecuaristas possuem por causa da baixa aplicação do código florestal, o que possibilita a exploração ilegal de madeiras, que constitui uma fonte de renda adicional, e a excelência da rede rodoviária regional, que facilita o transporte dos animais até os abatedouros e os frigoríficos.
  • C. o baixo preço da terra rural e a maior produtividade das pastagens.
  • D. o fato de a atividade não ser considerada predatória, uma vez que os espaços usados para a implantação de pastos são de antigas áreas agrícolas abandonadas e já degradadas.

A expansão da agricultura capitalista na Amazônia é, sem dúvida, uma das grandes novidades nas questões ligadas à terra no contexto dessa região. A cultura que simboliza essa nova forma de ocupação é, certamente, a da soja, que atingiu safras bastante significativas nos últimos anos. Dentre os fatores responsáveis pela expansão do cultivo da soja, merece(m) destaque

  • A. o fato de o solo das várzeas amazônicas ser propício ao cultivo desse grão, aliado à presença de um grande mercado consumidor regional.
  • B. a presença de várias hidrovias, como, por exemplo, a Araguaia-Tocantins, que torna o transporte dos grãos menos dispendioso e mais eficiente, aumentando o lucro dos grandes plantadores.
  • C. os incentivos destinados ao cultivo, a facilidade de escoamento e de comercialização e a renúncia fiscal de alguns governos estaduais.
  • D. o reduzido impacto ambiental causado por esse tipo de cultivo no ecossistema amazônico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...