Questões de Geografia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Geografia da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o poema de Elomar:

Como se pode observar nos versos acima, a questão da terra no Brasil envolve entre outros problemas, os conflitos agrários, que adquirem nuances diferenciadas em cada um dos complexos regionais do país. Quanto a esses conflitos, é verdadeiro afirmar que

  • A. eles ocorrem de maneira bastante violenta na Região Centro-Sul, especialmente no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, estando relacionados à colonização de imigrantes europeus, principalmente alemães, que, seguindo as tradições de seus antepassados, trouxeram para a região uma estrutura minifundiária baseada na agricultura familiar.
  • B. as lutas pela posse da terra, no complexo nordestino, têm-se intensificado nos últimos anos, ocorrendo principalmente no sertão e no agreste, espaços de agricultura tradicional, onde atualmente se assiste a uma forte expansão da agricultura comercial, com aglutinação de muitas pequenas propriedades camponesas, que se transformam em latifúndios.
  • C. aumentou o número e a violência dos conflitos agrários no contexto amazônico nas últimas décadas, o que se deve principalmente à forma pela qual ocorreu o processo recente de ocupação na região, tendo-se estabelecido uma espécie de "república de latifúndios".
  • D. os expropriados do Centro-Sul, graças à modernização das atividades agropecuárias, instalaram-se preferencialmente no Nordeste, contribuindo para o aumento da dificuldade de acesso dos trabalhadores rurais à terra, ressalte-se também que, nessa região, há um reduzido percentual de terras férteis, que se resumem aos brejos (trechos mais úmidos do agreste).

Muitas ações das sociedades contemporâneas causam sérios impactos ambientais nos grandes ecossistemas terrestres. Entre as ações antrópicas que ocorrem na Amazônia, há uma que pode provocar impacto em escala global. Trata-se do(da)

  • A. lançamento de substâncias químicas e rejeitos industriais diversos nos cursos d'água que poluem não só as águas superficiais como também os lençóis freáticos; tal poluição pode atingir as águas oceânicas e adquirir proporções catastróficas.
  • B. emprego de técnicas tradicionais de cultivo, como a coivara, que aceleram os processos de degradação e lixiviação do solo.
  • C. garimpagem em escala industrial com o emprego de técnicas predatórias, como a utilização indiscriminada do mercúrio, cujo vapor, após lançado no ar, retorna ao solo e aos rios sob a forma de pequenas gotas; a ação de substâncias produzidas por seres vivos transformam o azougue em composto orgânico, como o metilmercúrio, que contamina a água e, posteriormente, toda a cadeia alimentar
  • D. prática de intensas queimadas em quase toda a região, mais especialmente nos espaços de expansão de atividades agropecuárias, que são responsáveis pela grande emissão de dióxido de carbono.

Leia com atenção o texto abaixo:

Como conseqüência da estratégia do Estado de distribuição controlada de terras na Amazônia, ocorreu na região

  • A.

    uma diminuição considerável dos conflitos fundiários, antes significativos nesse espaço, o que evidenciou o sucesso do Programa de Colonização Oficial.

  • B.

    a generalização e o agravamento dos conflitos fundiários, ocasionados em especial pela disputa pela terra, que adquiriu valor de troca, como mercadoria, contrapondo-se ao valor que tinha para as populações tradicionais, notadamente o valor de uso.

  • C.

    a emergência de novos atores sociais no contexto humano local, devido à intensa modificação nas relações de produção, o que ocasionou o crescimento da classe assalariada e uma nítida melhora na qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

  • D.

    um aumento considerável da população, que chegava à região de forma induzida e/ou espontânea, sendo a Amazônia ocidental, principalmente o Acre e o Amazonas, a área em que houve a maior explosão demográfica e, conseqüentemente, uma intensa reorganização espacial.

Leia o texto abaixo:

Sobre as cidades da Amazônia acima descritas, é correto afirmar que

  • A. são núcleos que caracterizam fundamentalmente um novo e complexo processo urbano, com traços de modernidade, criados a partir da chegada de migrantes oriundos de outras regiões, e que, embora recentes, guardam características culturais do mundo amazônico.
  • B. diferem dos núcleos urbanos surgidos às margens das estradas, tidos como as novas espacialidades urbanas da região favorecidos pelos novos eixos de circulação; são cidades ribeirinhas que ainda guardam tradições e costumes relacionados ao mundo amazônico.
  • C. são novas temporalidades e espacialidades regionais, dissociadas do lugar, da cultura local, que, embora planejadas, seguem a vocação ribeirinha das cidades tradicionais da região.
  • D. são produto dos tempos de agora e não de tempos pretéritos, que apresentam muitos sinais de modernidade; nelas foram mudados não só a terra, o rio e a floresta, mas sobretudo a cultura, quer pela dinâmica da cidade, quer pela estagnação.

A divisão regional oficial do IBGE sofreu alterações no que diz respeito aos limites políticos da Região Norte, em 1988, com a promulgação da Constituição que vigora até os nossos dias. Essa modificação consistiu na

  • A. fragmentação do Estado do Mato Grosso em Mato Grosso (que passou a fazer parte da Região Norte) e Mato Grosso do Sul.
  • B. criação do Estado do Tocantins, que se desmembrou de Goiás e passou a compor a Região Norte.
  • C. transformação dos então territórios da Região Norte (Acre, Rondônia, Roraima e Amapá) em Estados.
  • D. criação do Estado de Goiás e sua inclusão na Região Norte.

O mundo de hoje, substancialmente urbano, dá origem a um modo de vida que ultrapassa os contornos e a estrutura espacial da cidade e chega ao campo, dando-lhe uma nova configuração. O Brasil não escapa a esse fenômeno. Como conseqüência da expansão urbana no Brasil, ocorre(m)

  • A. significativas mudanças na configuração geográfica das áreas rurais, uma vez que esses espaços deixaram de ser marcados pelas atividades agropecuárias, que passaram a ser secundárias em razão da expansão da agroindústria.
  • B. a presença cada vez mais intensa de inovações tecnológicas, que provocaram não só o aumento da área cultivada, como também a oferta de empregos na área rural e a conseqüente elevação dos índices de produtividade na agricultura, em especial na agricultura de subsistência.
  • C. a desestruturação das antigas relações tradicionais de trabalho, tais como a parceria, o arrendamento e a meagem, e a intensificação das relações capitalistas de trabalho, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
  • D. o aumento da subordinação das atividades rurais a fenômenos da natureza, como geadas e nevascas, apesar da utilização de várias inovações tecnológicas e da aplicação da biotecnologia, tanto na agricultura como na pecuária.

Leia o texto abaixo:

Com base na citação acima, pode-se afirmar que

  • A. algumas dessas economias regionais conseguiram manter seu progresso máximo até os dias atuais, como é o caso da Zona da Mata do Nordeste, que continua sendo a principal área de cultivo de cana-deaçúcar e de fabricação de seus derivados.
  • B. as áreas mais ricas e mais povoadas eram aquelas que tinham seus produtos valorizados no mercado internacional, como, por exemplo, a Zona da Mata nordestina (açúcar), algumas zonas mineiras no centro do país, o Vale do Paraíba e parte do Oeste do Estado de São Paulo (café).
  • C. o Vale do Rio São Francisco, dentre as áreas de forte economia regional, destacava-se com atividades centradas na pecuária, abastecendo a Zona da Mata, assim como as charqueadas e as fazendas do Rio Grande do Sul, que forneciam charque para a área de mineração.
  • D. a Amazônia foi um dos destaques dentre as economias regionais, no período pré-industrial, marcado pela passagem do rural para o urbano no espaço brasileiro, durante a fase áurea da borracha que se prolongou até a década de 50 do século XX, quando ocorreu a intensificação do processo de industrialização no país.

Leia com atenção o texto abaixo:

A industrialização ocorrida no Brasil em meados do século XX foi uma dessas forças propulsoras de dispersão populacional. Quanto a isso, é correto afirmar que

  • A. o processo migratório foi mais intenso no sentido Nordeste-Amazônia, porque as grandes oportunidades de trabalho estavam concentradas no Norte do país devido à implantação da Zona Franca de Manaus, onde haviam se instalado várias montadores vinculadas a grandes multinacionais.
  • B. as grandes cidades, em especial as do eixo Rio-São Paulo, eram o meio técnico apto a receber inovações tecnológicas e ramos produtivos mais avançados, consolidando-se o predomínio econômicofinanceiro no contexto do território nacional, sendo, portanto, palco de atração dos fluxos migratórios.
  • C. houve nessa época um intenso fluxo migratório no sentido campo-cidade, que provocou uma intensa urbanização terciária, quando a concentração de pessoas ocupadas ocorreu mais em serviços públicos e privados, no comércio e em empregos domésticos, entre outros, ao contrário dos demais países latino-americanos, onde a maior concentração deu-se na indústria.
  • D. as migrações também ocorriam de forma desconcentrada, como o processo de industrialização no território brasileiro, por isso, a urbanização no país ocorreu de forma equilibrada entre as regiões brasileiras.

Nas últimas décadas, intensificou-se a dominação da economia brasileira pela economia capitalista monopolista internacional, o que ocasionou significativas alterações no papel do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho. Quanto a esse fato, podemos dizer que

  • A. os produtos ligados às indústrias têxtil, alimentar e de bebidas, os produtos minerais e os oriundos dos reinos animal e vegetal passaram a representar um volume menor de exportação em nossa balança comercial.
  • B. há, na pauta das exportações dos produtos industrializados, uma liderança do petróleo e do gás natural, seguidos de produtos siderúrgicos, eletrônicos e automóveis, embora o país importe esses mesmos produtos.
  • C. a importação brasileira nos últimos anos demonstra que o país ainda depende da importação de vários produtos industrializados, embora, em sua pauta de exportações, figurem também em lugar de destaque a exportação de produtos industrializados, a exemplo dos automóveis.
  • D. a exportação nacional nas últimas décadas não sofreu alterações significativas, uma vez que o café continua sendo nosso principal produto para o comércio exterior, seguido da soja e dos metais brutos.

O processo de integração nacional, instalado no Brasil a partir dos anos 60 (século XX), provocou intensas transformações no espaço geográfico do país, em especial na Amazônia, onde a dinâmica do espaço de circulação foi alterada de forma significativa. Sobre o assunto em questão, é correto afirmar que

  • A. a circulação de pessoas e de mercadorias no contexto regional amazônico deixou de ser feita por via fluvial, pois as grandes rodovias regionais e nacionais, como a Belém-Brasília, a Transamazônica, a Santarém-Cuiabá, a Brasília-Acre e a Manaus-Porto Velho, passaram a ser os únicos caminhos utilizados para esse fim.
  • B. a abertura dos grandes eixos rodoviários provocou uma redefinição da rede urbana amazônica, uma vez que surgiram ou se desenvolveram núcleos ao longo desses eixos, tornando mais complexo o sistema de cidades e a articulação entre elas.
  • C. cidades importantes, como Marabá (Bacia do Tocantins) e Santarém (Bacia do Tapajós), perderam a importância econômica no contexto regional, por estarem localizadas às margens de vias fluviais e muito distantes dos principais eixos rodoviários.
  • D. o espaço de circulação regional, antes centrado nas vias fluviais e ferroviárias, tornou-se menos complexo com a circulação rodoviária, que passou a ser a principal forma de circulação, graças à excelência das estradas e ao baixo custo desse tipo de transporte.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...