Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
China e Nepal.
Rússia e Ucrânia.
Índia e Paquistão.
Coreia do Sul e Tailândia.
polos atrativos.
cidades globais.
megalópoles.
megacidades
a recusa, pelos países ricos, de considerar seus subsídios agrícolas como prática comercial desleal.
o retorno da Guerra Fria, com a formação de governos com tendências socialistas.
o aumento das tendências colonialistas dos países do Norte contra os países do Sul.
a recusa, pelos países mais pobres, em continuar pagando suas dívidas com os países ricos.
a total integração dos países, promovida pela democratização da internet e das telecomunicações.
as barreiras culturais à expansão das telecomunicações no interior da África e da América do Sul.
o fim das fronteiras, pois a internet permite a comunicação total, em qualquer lugar do mundo.
a desigual distribuição no acesso às modernas redes de telecomunicações, como a internet.
Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a oficina do mundo, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se
a exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos.
o moderno sistema de produção agrícola, desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para a exportação.
a especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada.
criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações.
os países ricos, assim como os pobres, estão sofrendo devido à crise econômica atual: os ricos, por falta de empregos; os pobres, pela queda nas importações de alimentos.
os problemas econômicos são distintos nos países ricos e pobres: nos países ricos, são causados por protestos sociais, enquanto, nos pobres, por problemas naturais.
a divisão do mundo entre o Norte rico e o Sul pobre, apesar da crise econômica que afeta a Europa, ainda permanece, principalmente em relação aos países da Ásia.
o crescimento demográfico explosivo é a razão dos problemas econômicos na África, causando fome e doenças, enquanto na Europa é a falta de mão de obra devido à baixa natalidade.
China e Nepal.
Rússia e Ucrânia.
Índia e Paquistão.
Coreia do Sul e Tailândia.
a recusa, pelos países ricos, de considerar seus subsídios agrícolas como prática comercial desleal.
o retorno da Guerra Fria, com a formação de governos com tendências socialistas.
o aumento das tendências colonialistas dos países do Norte contra os países do Sul.
a recusa, pelos países mais pobres, em continuar pagando suas dívidas com os países ricos.
demonstra a preocupação dos governos estaduais com a proteção ao meio ambiente, através da geração de novas tecnologias de produção agropecuária.
revela aspecto do processo de modernização do campo brasileiro, que se acelerou justamente na década de 1970, com a formação de complexos agroindustriais.
explica como, apesar das políticas neoliberais na década de 1990, a presença do Estado ainda é forte no campo brasileiro, em virtude dos muitos projetos de reforma agrária em andamento.
esclarece o atraso tecnológico e econômico do campo brasileiro, mesmo nos estados mais ricos, em razão da fraca relação com a indústria e a baixa utilização de produtos como tratores.
O processo de urbanização gera uma grande quantidade de impactos ambientais. Uma avenida, por exemplo, causará impacto tanto na fase de construção como de operação, tais como: (1) impermeabilização do solo, (2) produção de ruído, (3) poluição atmosférica por gases automotivos, (4) instalação de estabelecimentos comerciais às suas margens, (5) criação de empregos. Dentre esses cinco impactos citados,
o impacto (1) ocorrerá nas fases de construção e operação.
os impactos (2) e (3) ocorrerão apenas na fase de operação.
os impactos (1) e (2) são negativos e indiretos.
o item (5) não pode ser considerado impacto.
os itens (4) e (5) não podem ser considerados impactos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...