Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Efeito estufa, relacionado ao aquecimento global.
Chuva ácida, responsável pelo extermínio de florestas.
Inversão térmica, que provoca a extinção da biodiversidade.
El Niño, que provoca o processo de desertificação.
Buraco na camada de ozônio, que provoca ondas de frio.
aos projetos de constituição de novos estados na região Norte.
à relação entre o consumo cotidiano e a sustentabilidade ambiental.
aos interesses por trás da campanha de internacionalização da Amazônia.
à futura transformação da Amazônia no celeiro do mundo.
O excesso de população em relação à capacidade de produção agrícola do território explica a projeção do IBGE para a possível redução da população brasileira a partir de 2040.
Fatores como a urbanização e a entrada da mulher no mercado de trabalho ajudam a explicar a tendência na dinâmica populacional brasileira de redução do crescimento da população.
As melhorias na economia brasileira a partir de 1990 explicam a aceleração do crescimento populacional, enquanto se espera uma crise econômica a partir de 2040.
O aumento da população brasileira desde a década de 1950, apesar da redução do crescimento vegetativo, é explicado pela lenta, porém contínua, entrada de imigrantes no País.
o problema gerado pelo governo com a redução de programas assistenciais, obrigando famílias a trabalharem como catadores.
a formação de circuitos econômicos formais, como a coleta realizada pelos catadores de lixo reciclável.
a questão da habitação nas grandes cidades brasileiras, identificando a especulação imobiliária como responsável pelo problema.
a internacionalização da economia brasileira e seus efeitos sobre o aumento do desemprego e dos sem-teto.
especialização produtiva, divisão territorial do trabalho e políticas públicas.
metropolização, concentração industrial e mobilidade da mão de obra.
desenvolvimento econômico, indústria extrativa mineral e empresas estatais.
neoliberalismo, polos de alta tecnologia e mão de obra qualificada.
megalópole.
região de planejamento.
eixo estrutural.
região concentrada.
o nível de exigências para a instalação de indústrias de alta tecnologia é um dos fatores de sua relativa concentração em alguns poucos países.
a indústria de alta tecnologia depende, fundamentalmente, de condições naturais adequadas para sua implantação, principalmente bons portos de exportação.
a participação estatal necessária para o funcionamento da indústria de alta tecnologia, devido à sua grande lucratividade, é restrita aos incentivos fiscais.
o objetivo da indústria de alta tecnologia em instalar-se em países subdesenvolvidos é a possibilidade de explorar a mão de obra barata e pouco qualificada.
Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a oficina do mundo, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se
a exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos.
o moderno sistema de produção agrícola, desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para a exportação.
a especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada.
criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações.
O transporte de petróleo em grandes navios é uma das principais fontes de poluição dos oceanos, devido ao lançamento do produto como resíduo ou através de vazamentos acidentais.
A expansão do número de países produtores de petróleo, a partir da década de 1980, tornou o produto acessível para as populações dos países subdesenvolvidos.
O petróleo é um recurso não renovável, portanto, finito. Porém, sua demanda continua crescendo no mundo inteiro, o que poderá causar escassez em futuro próximo.
O fim iminente das reservas de petróleo tem causado graves distúrbios sociais e conflitos militares nas áreas de produção, em razão do crescimento do desemprego.
a ação dos países desenvolvidos no processo de internacionalização da Amazônia.
o papel das organizações não governamentais na proteção do meio ambiente.
os processos de integração econômica regional e movimentos de resistência.
o tema do subdesenvolvimento e da dominação econômica internacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...