Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Observe a imagem.

A imagem acima é uma representação artística do sistema solar, uma montagem usando imagens dos planetas e do Sol. No entanto, esta informação não acompanha a figura, o que pode gerar alguns problemas para a aprendizagem do aluno. Entre esses problemas está o fato

  • A.

    de que os planetas estão em órbita ao redor do Sol.

  • B.

    do poderoso efeito gravitacional do Sol sobre os planetas.

  • C.

    do planeta Mercúrio ser mais quente que Marte.

  • D.

    de todos os planetas aparecerem alinhados ao redor do Sol.

  • E.

    de Júpiter ser o maior de todos os planetas.

Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música “Canto de Um Povo de Algum Lugar” de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo

  • A.

    heliocêntrico.

  • B.

    arquicêntrico.

  • C.

    concêntrico.

  • D.

    epicêntrico.

  • E.

    geocêntrico.

Um aluno do ciclo II, após algumas aulas sobre a localização da Terra no espaço, escreve: “Moro na Via Láctea, a única galáxia existente no Universo, onde o Sol é a maior estrela”. Um professor, diante dessa afirmação, considera que ela está

  • A.

    correta e o nível de compreensão é considerado avançado para a etapa de escolaridade do Ensino Fundamental II.

  • B.

    correta, faltando apenas um aprofundamento maior sobre o conceito de estrela.

  • C.

    correta, faltando apenas compreender que a Via Láctea não é a única galáxia do Universo.

  • D.

    incorreta, uma vez que a Via Láctea não é a única galáxia existente no Universo e nem o Sol é a maior estrela.

  • E.

    incorreta, uma vez que o lugar onde moramos não é a Via Láctea, mas o planeta Terra que se encontra no Sistema Solar.

Em uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo

  • A.

    ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX.

  • B.

    ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias.

  • C.

    iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento.

  • D.

    contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo.

  • E.

    proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso.

Ao analisar a criação do Estado-Nação da Índia e do Paquistão e a formação de suas fronteiras internacionais, o professor oferece aos alunos o seguinte texto para discussão:

A região foco da rivalidade é

  • A.

    o Tibete.

  • B.

    o Ceilão.

  • C.

    Bengala.

  • D.

    a nascente do Ganges.

  • E.

    a Caxemira.

Para desenvolver a leitura da paisagem, o professor utiliza a tela Botafogo, pintada por Rugendas na primeira metade do século XIX e representada abaixo.

Sobre esta forma de trabalho, considere as afirmações:

I. O uso de imagens é válido para caracterizar paisagens naturais, mas é pouco eficaz para estudar a sociedade.

II. Esta abordagem possibilita comparações tanto em escala espacial quanto temporal.

III. A atividade proposta possibilita atingir vários procedimentos, tais como observação, descrição e interpretação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II.

  • E.

    II e III.

Trabalhando com as atividades agrícolas o professor propõe aos alunos o seguinte tema:

Um dos argumentos que devem ser apresentados para comprovar a afirmação é:

  • A.

    A agricultura, com a introdução do capital, passou a se relacionar com os setores técnico-científicos de base industrial.

  • B.

    A ampliação das áreas de cultivo agrícola em todo o mundo desenvolvido garante cada vez mais espaços produtivos.

  • C.

    A redução da pobreza no mundo aumenta a demanda de alimentos, garantindo produtividade.

  • D.

    O aumento das relações comerciais e da velocidade dos transportes evita as perdas agrícolas, o que representa maior lucratividade.

  • E.

    As novas relações de trabalho no campo brasileiro e de vários países do Sul definiram o aumento da produtividade agrícola.

Trabalhando com a população brasileira, o professor apresenta este gráfico, para que os alunos o interpretem.

Uma das interpretações corretas do gráfico é

  • A.

    o fato de a mortalidade infantil estar em fase de estabilização no Nordeste.

  • B.

    a elevada mortalidade infantil no Nordeste, uma das maiores do mundo.

  • C.

    a visível desigualdade socioeconômica entre as duas regiões mostradas no gráfico.

  • D.

    a fraca diminuição da mortalidade no Sudeste, indicando sua estagnação econômica.

  • E.

    a estreita relação entre a taxa de fecundidade e a de mortalidade em ambas as regiões.

Este texto pode ser utilizado em sala de aula para se discutir

  • A.

    a necessidade de se manter os programas de auxílio aos países africanos, já que as pessoas não se sensibilizam mais com imagens de fome e miséria.

  • B.

    a necessidade de os africanos conhecerem seu próprio continente e que esta falta de conhecimento é a fonte das guerras, conflitos étnicos e doenças atuais.

  • C.

    a importância dos filmes que têm a África como tema, mesmo sendo feitos nos Estados Unidos, pois o que importa é chamar a atenção para a realidade daquele continente.

  • D.

    a função do turismo como a única forma de se conhecer a realidade de outros lugares, como a África, seus diferentes povos, línguas e costumes exóticos.

  • E.

    a existência de uma forma sutil de discriminação, que se forma através do desconhecimento de outras realidades e da criação de um “senso comum” sobre uma história única.

Leia o texto.

Segundo Antonio Carlos Castrogiovanni (2001), matérias como a acima, publicadas na internet, podem ser utilizadas em sala de aula, seguindo-se os passos:

  • A.

    apresentar a matéria; distribuir um questionário; discutir as respostas em sala, para que os alunos corrijam os erros de interpretação.

  • B.

    apresentar a matéria; iniciar um trabalho de localização do local em discussão; construir uma maquete; pedir aos alunos que produzam mapas para exposição na escola.

  • C.

    convidar o professor de História para falar sobre a questão indígena; elaborar um questionário sobre os conteúdos de História, comparados com os conteúdos da matéria.

  • D.

    apresentar a matéria; organizar os alunos em grupos de ativistas; elaborar cartazes, músicas e poesias sobre a destruição da natureza.

  • E.

    ouvir os alunos (sobre a matéria); sistematizar as discussões; criar polêmicas e dúvidas sobre o que se diz e se ouve; sistematizar novas “descobertas”.

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