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Observe a imagem.
A imagem acima é uma representação artística do sistema solar, uma montagem usando imagens dos planetas e do Sol. No entanto, esta informação não acompanha a figura, o que pode gerar alguns problemas para a aprendizagem do aluno. Entre esses problemas está o fato
de que os planetas estão em órbita ao redor do Sol.
do poderoso efeito gravitacional do Sol sobre os planetas.
do planeta Mercúrio ser mais quente que Marte.
de todos os planetas aparecerem alinhados ao redor do Sol.
de Júpiter ser o maior de todos os planetas.
Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música Canto de Um Povo de Algum Lugar de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo
heliocêntrico.
arquicêntrico.
concêntrico.
epicêntrico.
geocêntrico.
Um aluno do ciclo II, após algumas aulas sobre a localização da Terra no espaço, escreve: Moro na Via Láctea, a única galáxia existente no Universo, onde o Sol é a maior estrela. Um professor, diante dessa afirmação, considera que ela está
correta e o nível de compreensão é considerado avançado para a etapa de escolaridade do Ensino Fundamental II.
correta, faltando apenas um aprofundamento maior sobre o conceito de estrela.
correta, faltando apenas compreender que a Via Láctea não é a única galáxia do Universo.
incorreta, uma vez que a Via Láctea não é a única galáxia existente no Universo e nem o Sol é a maior estrela.
incorreta, uma vez que o lugar onde moramos não é a Via Láctea, mas o planeta Terra que se encontra no Sistema Solar.
Em uma aula sobre o ciclo do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo
ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX.
ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias.
iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento.
contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo.
proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso.
Ao analisar a criação do Estado-Nação da Índia e do Paquistão e a formação de suas fronteiras internacionais, o professor oferece aos alunos o seguinte texto para discussão:
A região foco da rivalidade é
o Tibete.
o Ceilão.
Bengala.
a nascente do Ganges.
a Caxemira.
Para desenvolver a leitura da paisagem, o professor utiliza a tela Botafogo, pintada por Rugendas na primeira metade do século XIX e representada abaixo.
Sobre esta forma de trabalho, considere as afirmações:
I. O uso de imagens é válido para caracterizar paisagens naturais, mas é pouco eficaz para estudar a sociedade.
II. Esta abordagem possibilita comparações tanto em escala espacial quanto temporal.
III. A atividade proposta possibilita atingir vários procedimentos, tais como observação, descrição e interpretação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Trabalhando com as atividades agrícolas o professor propõe aos alunos o seguinte tema:
Um dos argumentos que devem ser apresentados para comprovar a afirmação é:
A agricultura, com a introdução do capital, passou a se relacionar com os setores técnico-científicos de base industrial.
A ampliação das áreas de cultivo agrícola em todo o mundo desenvolvido garante cada vez mais espaços produtivos.
A redução da pobreza no mundo aumenta a demanda de alimentos, garantindo produtividade.
O aumento das relações comerciais e da velocidade dos transportes evita as perdas agrícolas, o que representa maior lucratividade.
As novas relações de trabalho no campo brasileiro e de vários países do Sul definiram o aumento da produtividade agrícola.
Trabalhando com a população brasileira, o professor apresenta este gráfico, para que os alunos o interpretem.
Uma das interpretações corretas do gráfico é
o fato de a mortalidade infantil estar em fase de estabilização no Nordeste.
a elevada mortalidade infantil no Nordeste, uma das maiores do mundo.
a visível desigualdade socioeconômica entre as duas regiões mostradas no gráfico.
a fraca diminuição da mortalidade no Sudeste, indicando sua estagnação econômica.
a estreita relação entre a taxa de fecundidade e a de mortalidade em ambas as regiões.
Este texto pode ser utilizado em sala de aula para se discutir
a necessidade de se manter os programas de auxílio aos países africanos, já que as pessoas não se sensibilizam mais com imagens de fome e miséria.
a necessidade de os africanos conhecerem seu próprio continente e que esta falta de conhecimento é a fonte das guerras, conflitos étnicos e doenças atuais.
a importância dos filmes que têm a África como tema, mesmo sendo feitos nos Estados Unidos, pois o que importa é chamar a atenção para a realidade daquele continente.
a função do turismo como a única forma de se conhecer a realidade de outros lugares, como a África, seus diferentes povos, línguas e costumes exóticos.
a existência de uma forma sutil de discriminação, que se forma através do desconhecimento de outras realidades e da criação de um senso comum sobre uma história única.
Leia o texto.
Segundo Antonio Carlos Castrogiovanni (2001), matérias como a acima, publicadas na internet, podem ser utilizadas em sala de aula, seguindo-se os passos:
apresentar a matéria; distribuir um questionário; discutir as respostas em sala, para que os alunos corrijam os erros de interpretação.
apresentar a matéria; iniciar um trabalho de localização do local em discussão; construir uma maquete; pedir aos alunos que produzam mapas para exposição na escola.
convidar o professor de História para falar sobre a questão indígena; elaborar um questionário sobre os conteúdos de História, comparados com os conteúdos da matéria.
apresentar a matéria; organizar os alunos em grupos de ativistas; elaborar cartazes, músicas e poesias sobre a destruição da natureza.
ouvir os alunos (sobre a matéria); sistematizar as discussões; criar polêmicas e dúvidas sobre o que se diz e se ouve; sistematizar novas descobertas.
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