Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O produto a que o texto se refere é
o café.
a cana-de-açúcar.
a soja.
o algodão.
a laranja.
Anualmente, quando tem início o período de chuvas, ocorrem em várias partes do Brasil cenas de escorregamento como esta.
Sobre a situação apresentada, são feitas as seguintes afirmações: I. Problemas de deslizamentos de terra em áreas íngremes ocorrem por causa das chuvas e não pela ocupação indevida da área. II. As encostas dos morros tornam-se, muitas vezes, a única alternativa de moradia para a população mais pobre. III. As encostas de morros, quando desmatadas e ocupadas por construções irregulares, são consideradas áreas de risco. Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II e III.
II.
Considere as pirâmides etárias da população brasileira.
A comparação entre as pirâmides etárias revela que no período analisado ocorreu
inversão na tendência normal, pois em 2005 havia o predomínio da população adulta e idosa masculina.
aumento do número de crianças e jovens devido à acentuada queda nas taxas de mortalidade infantil.
pequeno aumento na faixa de idosos, mas a população continuou com predomínio de crianças e jovens.
sensível aumento da população adulta, consequência da gradativa diminuição da taxa de natalidade.
diminuição da população adulta masculina em 2005, resultado da grande violência nas áreas urbanas.
Considere o gráfico apresentado a seguir.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica populacional do estado do Mato Grosso permitem afirmar que, no período entre 1980 e 2007,
o decréscimo do grupo etário de 0 a 14 anos mostra a importância das políticas públicas de controle de natalidade estabelecidas pelos governos estadual e federal.
a distribuição dos grupos etários reflete o forte peso dos migrantes adultos no conjunto da população do estado e, também, a tendência ao envelhecimento da população.
o expressivo aumento da faixa etária acima dos 60 anos reflete as boas condições de vida devido à regular distribuição de renda entre a população.
a evolução dos grupos etários, sobretudo o de crianças e jovens está diretamente relacionado à melhoria das condições de vida da população nascida no estado.
Analise a correspondência entre a figura, o padrão de drenagem, a litologia e as estruturas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
As curvas de nível desenhadas em uma planta topográfica representam
as equidistâncias verticais.
a declividade do terreno.
o volume do terreno.
as distâncias horizontais.
o comprimento das encostas.
O limite do plano topográfico para trabalhos de campo sem correção geodésica equivale, aproximadamente, a
10.000 alqueires paulista.
10.000 ha.
1.000 alqueires paulista.
1.000 ha.
50.000 ha.
No Brasil, são exemplos deste tipo de solo as áreas e os números representados no mapa corretamente relacionados em:
as áreas de igapós do Amazonas (1); o Pantanal matogrossense (2); as bacias do Alto Xingu e Alto Araguaia (4); e as regiões do médio rio São Francisco (3).
o Pantanal matogrossense (4); as áreas de igapós do Amazonas (2); as bacias do Alto Xingu e Alto Araguaia (1); e as regiões do médio rio São Francisco (3).
as regiões do alto e médio rio São Francisco (3); o Pantanal matogrossense (1); as áreas de igapós do Amazonas (2); e as bacias do Alto Xingu e Alto Araguaia (4).
as bacias do Alto Xingu e Alto Araguaia (1); o Pantanal matogrossense (3); as áreas de igapós do Amazonas (4); e as regiões do alto e médio rio São Francisco (2).
as áreas de igapós do Amazonas (2); as bacias do Alto Xingu e Alto Araguaia (3); o Pantanal matogrossense (1); e as regiões do médio rio São Francisco (4).
Milton Santos reconhecia o risco de definir o "objeto" da geografia, lembrando inclusive Santo Agostinho ("se me perguntam se sei o que é, respondo que sim; mas se pedem para defini-lo, respondo que não sei"), mas deixava a entender que o espaço se define como um conjunto de
formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante de nossos olhos e que se manifestam por meio de processos e funções.
formas e conteúdos que representam relações sociais do presente e por uma estrutura representada pelas relações sociedade natureza que estão acontecendo em alguns lugares simultaneamente, mas não materializadas na paisagem.
estruturas representativas de formas socialmente construídas e por um conjunto de relações entre sociedade e natureza que se constituem em uma evolução espacial que se faz de forma idêntica em todos os lugares.
formas idênticas que evoluem na mesma velocidade em todos os lugares e por uma estrutura representativa de relações sociais do passado, presente e futuro e que se manifestam por meio de processos e funções.
relações socialmente construídas que se manifestam de forma homogênea e por uma estrutura de processos e funções materializados em cada uma das especificidades da paisagem.
As áreas escuras dos Mapas I e II representam, respectivamente, as seguintes características físico-naturais do Brasil:
planaltos e planícies.
bacias sedimentares e escudos cristalinos.
florestas tropicais e cerrados.
cerrados e caatingas.
bacias hidrográficas e bacias sedimentares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...